Questão 64897783-bb
Prova:ENEM 2010
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia

Imagem 040.jpg

Com base na leitura dos textos conclui-se, sobre as línguas, que

A
cada língua é única e intraduzível.
B
elementos de uma língua são preservados, ainda que não haja mais falantes dessa língua.
C
a língua escrita de determinado grupo desaparece quando a sociedade que a produzia é extinta.
D
o egípcio antigo e o grego apresentam a mesma estrutura gramatical, assim como as línguas indígenas brasileiras e o português do Brasil.
E
o egípcio e o grego apresentavam letras e palavras similares, o que possibilitou a comparação linguística, o mesmo que aconteceu com as línguas indígenas brasileiras e o português do Brasil.

Gabarito comentado

Verônica FerreiraProfessora de Português
A questão envolve a interpretação de dois textos. O primeiro trata da existência da língua indígena e africana no Brasil, e o próprio autor duvida de que estas duas línguas não tenham influenciado no português do país. O segundo texto relata a descoberta da Pedra de Roseta, com um texto escrito nas versões grego e egípcio. Com o tempo, foi percebido que para entender o que estava escrito, era necessário interpretar a partir de uma das línguas, partindo então para o grego. Logo depois, ao estudar o egípcio, foi visto então, que o grego era a língua original, e o egípcio, a tradução do grego. Ao interpretar o texto, percebemos que ele foi traduzido para o egípcio porque cada língua tem suas características próprias de uso e que, mesmo que ninguém fale mais egípcio antigo, as palavras e termos foram preservados, de maneira a serem compreendidos e traduzidos a partir do grego. Mesmo que não haja mais falantes do egípcio antigo, foi a partir de outra língua que o texto encontrado pode ser compreendido, mostrando que o egípcio antigo estava preservado – só não havia falantes da língua para traduzir, justificando a tradução a partir do grego. A resposta que responde a questão, então, é a letra B.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo