Questão 61779509-b0
Prova:PUC - RS 2010
Disciplina:Química
Assunto:Transformações Químicas e Energia, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente, Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

INSTRUÇÃO: Responder a questão com base no texto a seguir.

“A chama de uma vela é amarela e luminosa, tanto que ela é usada para produzir luz, ao passo que a chama do fogão é azulada e emite pouca luz, quase não se percebendo em ambiente claro.”

CHAGAS, Aécio P. A história e a química do fogo.
Campinas: Átomo, 2006. p. 39.

Em relação ao texto, é correto afirmar que

A
no fogão, o ar se mistura com o gás antes de ser queimado, em uma pequena abertura que há próxima ao bico de saída de gás, o qual está a uma pressão bem menor do que a atmosférica.
B
na vela, pela baixa disponibilidade de oxigênio, todos os átomos de carbono transformam-se até atingir o estado de oxidação +4.
C
no fogão, como o combustível já é gasoso e injetado em fluxo rápido, a exigência de oxigênio é menor, reduzindo a temperatura da chama e evitando danos ao fogão.
D
na vela, o ar necessário está ao redor da chama, de modo que ele tem que difundir até o pavio para poder reagir com os gases provenientes da evaporação do material dela e, como isso ocorre com deficiência, formam-se partículas de carbono incandescentes, que brilham emitindo luz.
E
no fogão, o modo de queima foi projetado por Robert W. Bunsen, de modo a produzir substâncias de carbono com estado de oxidação menor e menos gás carbônico para evitar o efeito estufa.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo