Questão 5f520589-b5
Prova:IF-PR 2017
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos, Coesão e coerência

Assinale a alternativa em que o texto está redigido corretamente, do ponto de vista da coesão textual.

A
O complexo de Édipo, apesar de acontecer na infância, o sujeito revive esse fato na adolescência e os resultados dele estão presentes na vida de qualquer adulto. De acordo com a lenda do Édipo Rei, para Freud (1917), ouvi-la é um certo horror para todos os sujeitos, uma que vez que esta “evoca” o que estava adormecido – os desejos incestuosos. (psicologado.com)
B
O regulamento conterá as condutas pela qual a empresa espera de seus funcionários, ou ainda, poderá conter os atos em que são considerados inadmissíveis. A intenção do regulamento deverá ser o encorajamento de um ambiente de trabalho seguro e agradável a todos, e com a colaboração dos funcionários chegará mais facilmente em seu objetivo. (www.catho.com.br
C
Os radicais livres, que provocam o envelhecimento, se acumulam nas mitocôndrias, responsáveis pela respiração e energia celular. Por causa disso, deixando de produzir a dose de energia necessária para funcionar bem, ocorrendo, então, o déficit, pois o organismo continua gastando a mesma quantidade de energia nas tarefas do dia a dia (http://www.sitedebelezaemoda. com.br)
D
Hoje em dia, as relações estão ficando cada vez mais informais e, ao mesmo tempo, mais distantes e virtuais – as pessoas desenvolvem amizade, relações de negócios e parcerias mesmo sem ter contato físico umas com as outras. Todas essas mudanças colocam em cheque as tradicionais “boas maneiras” – as regras de convivência social... (Bem Paraná, 31/07/2017)

Gabarito comentado

G
Gilberto Braga Monitor do Qconcursos

Tema central: Coesão textual — trata-se da ligação lógica e ordenada entre frases e períodos, de modo a garantir clareza e unidade ao texto, utilizando-se de conectivos, pronomes, elipses e outros mecanismos previstos na norma-padrão.

Justificativa da alternativa correta (D):
A alternativa D apresenta coesão textual exemplar. Cada informação é articulada logicamente por conectivos adequados (“ao mesmo tempo”, “mesmo sem”), e há progressão temática: inicialmente, o texto compara o grau de informalidade e distanciamento nas relações, relacionando-as logo após às “boas maneiras” tradicionais, sem que haja rupturas ou ambiguidades. O uso dos pronomes e repetição controlada de termos evita o que Evanildo Bechara chama de “pobreza lexical” e garante fluidez. A construção “umas com as outras” retoma as “pessoas” de modo claro, eliminando dúvidas sobre a referência.

Análise das alternativas incorretas:

A)erro de estrutura frasal e problema de coesão: “apesar de acontecer na infância, o sujeito revive…” não faz clara relação entre ideias. O uso errado “uma que vez que” quebra a sequência lógica — a expressão correta, segundo Celso Cunha & Lindley Cintra, seria “uma vez que”.

B) Problemas de concordância e de conexão: “as condutas pela qual” deveria ser “pelas quais” (plural). A frase “atos em que são considerados inadmissíveis” está mal construída e não conecta as ideias de modo coeso.

C) Estrutura fragmentada, ausência de sujeito em orações (“deixando de produzir a dose…”) e uso equivocado de particípios e vírgulas geram falta de clareza, tornando a relação entre causa e consequência falha — conforme pontua Ingedore Koch sobre encadeamento inadequado dos sentidos.

Orientação para provas: Ao buscar a alternativa correta em questões sobre coesão textual, atente para: relações claras entre ideias, conectores bem empregados, pronomes referenciais bem posicionados, ausência de frases soltas ou desconexas. Cuidado com construções ambíguas e erros de concordância, pois eles prejudicam a ligação textual.

Referência: Bechara, Moderna Gramática Portuguesa; Koch, A Coesão Textual.

Alternativa correta: D

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo