Questão 53f3407d-b1
Prova:UFRR 2016
Disciplina:Português
Assunto:Análise sintática, Sintaxe, Concordância verbal, Concordância nominal

Leia os fragmentos retirados da obra “Dois irmãos”, em seguida, observe a análise feita referente a cada termo destacado:


I - “Trouxera livros de matemática para mim e roupa para Domingas”. Os termos “livros” e “roupa” são objetos diretos; enquanto o pronome “mim” e o substantivo “Domingas” são objetos indiretos;

II - “(…) eu tentava dizer que as coisas não têm alma nem carne”. A oração destacada é subordinada substantiva objetiva direta - exerce função de objeto direto do verbo dizer;

III - “Uma carta de Yaqub, pontual, chegava de São Paulo no fim de cada mês.” Ambos são adjuntos adverbiais;

IV - “Os filhos haviam se intrometido na vida de Halim,” A concordância do verbo haver está em desacordo com a norma culta, fazendo a correção ficaria: “Os filhos havia ...”;

V - “(…) Omar cometia o erro de trair a mulher que nunca o havia traído. Zana se remexeu na cadeira ao ver o filho aproximar-se de Dália…” todos os termos destacados exercem função de sujeito.


Assinale a alternativa em que a análise NÃO corresponde aos termos destacados:

A
I – III;
B
I – II
C
II – III;
D
IV – V;
E
somente V

Gabarito comentado

C
Célia MontalvãoMonitor do Qconcursos

Tema central: A questão aborda análise sintática de termos destacados (objetos, sujeitos, adjuntos adverbiais) e concordância verbal, temas fundamentais para concursos na área de Língua Portuguesa.

Justificativa da alternativa correta (D):

No Fragmento IV, a análise está incorreta. O verbo haver como auxiliar (“haviam se intrometido”) deve concordar com o sujeito (“os filhos”), ficando no plural. A frase “Os filhos haviam se intrometido...” está correta, diferente do que afirma a análise. Se “haver” estivesse no sentido de “existir”, seria impessoal e usado apenas no singular (Exemplo: “Havia problemas”). Mas, como auxiliar, concorda com o sujeito. Esse ponto é claramente estabelecido nas gramáticas de referência (Cunha & Cintra, Bechara). A alternativa sugere uma suposta correção ("Os filhos havia...") que fere a norma-padrão.

Já o Fragmento V está correto: todos os termos destacados (“Omar”, “mulher”, “filho”, “Dália”) realmente são sujeitos de suas respectivas orações, segundo a análise sintática clássica.

Análise das alternativas incorretas:

I, II e III trazem classificações sintáticas corretas:

  • Fragmento I: “livros” e “roupa” = objetos diretos; “mim” e “Domingas” = objetos indiretos. Assim, seguindo a regra: objeto direto não admite preposição; objeto indireto exige preposição. (Bechara; Cunha & Cintra).
  • Fragmento II: A oração iniciada por “que...” funciona como oração subordinada substantiva objetiva direta, por ser objeto direto de “dizer”.
  • Fragmento III: “de São Paulo” (adjunto adverbial de lugar) e “no fim de cada mês” (adjunto adverbial de tempo) complementam o sentido do verbo “chegava”.

Dica de prova: Atenção à função do verbo “haver”: como principal (sentido de “existir”) é impessoal; como auxiliar, é pessoal e concorda com o sujeito. Cuidado com pegadinhas em análise sintática!

Portanto, a alternativa correta é D (IV – V), pois apenas o fragmento IV foi analisado incorretamente.

Referências: Bechara, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa; Cunha, Celso & Cintra, Lindley. Nova Gramática do Português Contemporâneo.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo