Questão 51529918-e7
Prova:UEFS 2009
Disciplina:Química
Assunto:Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Soluções e Substâncias Inorgânicas

A Demanda Bioquímica de Oxigênio, DBO, representa a quantidade de oxigênio necessária para a biodegradação aeróbica. Em condições naturais, o processo aeróbico diminui a quantidade de oxigênio dissolvido, com a formação de alguns nutrientes para vegetais, como as algas. Esses nutrientes, como HCO3- (aq), NO3- (aq) e SO4 2- (aq) ão são potencialmente poluentes. Entretanto, quando o consumo de oxigênio dissolvido é excessivo, a DBO é muito grande e a redução de oxigênio dissolvido também, o que afeta consideravelmente a vida aquática em razão de a degradação da matéria orgânica se tornar anaeróbica, com a formação de substâncias potencialmente poluentes, a exemplo do metano, CH4 (aq), amônia, NH3 (aq), e sulfeto de hidrogênio, H2S(aq). Uma DBO entre 0 e 3ppm(m/m) é característica de água potável e os valores da DBO, em torno de 5ppm,5,0g de O2 /106g de amostra, constitui indícios de água contaminada.


Considerando-se essas informações a análise de texto e admitindo-se que a densidade da água é 1,0g/cm3 , é correto afirmar:

A
A presença de HCO3- (aq), NO3- (aq) e SO4 2- (aq) em água de rios indica a degradação de determinada matéria orgânica em um processo redutivo.
B
As águas poluídas que apresentam despreendimento de gases, como CH4 , NH3 e H2S, apresentam a DBO inferior a 3,0.103mg por litro.
C
O valor da DBO de 100ppm, nos dejetos de uma cidade indica que a quantidade de matéria orgânica presente na água é muito pequena.
D
Os processos anaeróbicos resultam de reações de degradação biológicas geralmente oxidantes.
E
A água de um lago que possui 1,0.102 mg de oxigênio por litro é imprópria para o consumo.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo