Questão 4d4d0b51-bf
Prova:ENEM 2012
Disciplina:Física
Assunto:Resistores e Potência Elétrica, Eletricidade

Imagem 049.jpg

A eficiência de uma lâmpada incandescente de 40 W é

A
maior que a de uma lâmpada fluorescente de 8 W, que produz menor quantidade de luz.
B
maior que a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, que produz menor quantidade de luz.
C
menor que a de uma lâmpada fluorescente de 8 W, que produz a mesma quantidade de luz.
D
menor que a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, pois consome maior quantidade de energia.
E
igual a de uma lâmpada fluorescente de 40 W, que consome a mesma quantidade de energia.

Gabarito comentado

Felipe RosaProf. de Física da UFRJ, Doutor em Física (UFRJ), Pós-Doutor em Física (Laboratório de Los Álamos / EUA), Pós-Doutor em Física (Instituto de Ótica / França), Pós-Doutor em Física (UFRJ e UFF).
Seja I a intensidade de luz emitida e P a potência da lâmpada. Temos então E = I/P, onde E é a eficiência da lâmpada. Se E independe da potência (ver observação no final do comentário), temos uma relação linear entre P e I, dada por E x P = I, com a qual podemos calcular as luminosidades de lâmpdas de qualquer potência. Sabendo-se então que a eficiência das lâmpadas incandescentes é 600/40 = 15 lm/W e que a das fluorecentes é 3000/40 = 75 lm/W, vemos que as lâmpdas fluorecentes são mais eficientes, e que uma lâmpda fluorecente de 8 W produz a mesma luminosidade que uma incandescente de 40 W (pois 75 x 8 = 600 lm e 15 x 40 = 600 lm).

OBS: O enunciado diz que a razão deve ser “considerada linear”. A rigor, isso seria suficiente para anular a questão, pois (i) não diz se a razão é linear com relação a potência ou com a intensidade e (ii) uma razão linear é uma razão variável, e não uma razão constante como provavelmente tencionava dizer o texto.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo