Questão 4b8d9565-6e
Prova:UEPB 2009
Disciplina:Geografia
Assunto:Geografia Física, Clima

No Nordeste brasileiro existem algumas áreas de exceções climáticas, localizadas nas encostas a barlavento das chapadas e serras que se diferenciam do entorno e são denominadas de BREJO. Regionalmente o termo é utilizado para designar

A
as áreas úmidas, localizadas no Agreste e no Sertão, por isso de grande valorização agrícola e de maior adensamento populacional que o entorno onde estão encravadas.
B
as áreas pantanosas em terrenos planos que sofrem inundações periódicas pelo transbordamento dos rios nos períodos chuvosos, e que são de grande importância para a piscicultura e para a produção de camarões.
C
as áreas de várzea que ficam submersas durante os períodos de cheias dos rios, mas que são utilizadas para plantação de vazantes pela população ribeirinha no período seco.
D
as áreas sujeitas aos efeitos diários de fluxo e refluxo das marés, muito importantes para a procriação de várias espécies animais, por isso, decretadas como áreas de preservação ecológica.
E
as áreas de altitudes muito elevadas onde há precipitações constantes e não raro com ocorrência de granizo, o que dificulta a utilização para agricultura, apesar dos solos férteis, sendo mais utilizadas para a pecuária intensiva.

Gabarito comentado

Melina Campos LimaProfª de Direito Internacional da UFRJ, Mestra e Doutora em Economia Política Internacional - UFRJ
Classificação: geografia física Brejo é como se denominam algumas áreas do interior do Nordeste. Como se sabe, o clima semiárido é predominante no interior dessa região, mas, nas áreas de brejo, observa-se a incidência do clima tropical úmido. Isso ocorre nas áreas de altitude mais elevada (chapadas e planaltos), que, em decorrência da umidade advinda das chuvas orográficas, permite a existência de fauna e flora semelhantes a de uma floresta tropical, o que contrasta com o bioma que existe no entorno das regiões de brejo. A umidade existente na região beneficia, também, a agricultura. A alternativa (A) está correta. 

O brejo não se relaciona a áreas pantanosas, que não são comuns na região Nordeste, onde se encontram áreas de brejo. A alternativa (B) está incorreta. 

Várzea remete a regiões de planícies, enquanto o brejo remete a regiões de altitude, como foi explicado na alternativa (A). A alternativa (C) está incorreta. 

Uma vez que o brejo se refere a regiões com certa altitude, não há interferência das marés nas áreas de brejo. A alternativa (D) está incorreta. 

As áreas de brejo, por serem úmidas, não são empecilhos para a utilização para a agricultura. Pelo contrário, são áreas propícias para o cultivo agrícola. A alternativa (E) está incorreta.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo