Questão 4b419907-7a
Prova:ENEM 2010
Disciplina:Sociologia
Assunto:O nascimento da sociologia

Um fenômeno importante que vem ocorrendo nas últimas quatro décadas é o baixo crescimento populacional na Europa, principalmente em alguns países como Alemanha e Áustria, onde houve uma brusca queda na taxa de natalidade. Esse fenômeno é especialmente preocupante pelo fato de a maioria desses países já ter chegado a um índice inferior ao “nível de renovação da população”, estimado em 2,1 filhos por mulher. A diminuição da natalidade europeia tem várias causas, algumas de caráter demográfico, outras de caráter cultural e socioeconômico.

OLIVEIRA, P S. Introdução à sociologia. São Paulo: Ática, 2004 (adaptado).

As tendências populacionais nesses países estão relacionadas a uma transformação

A
na estrutura familiar dessas sociedades, impactada por mudanças nos projetos de vida das novas gerações.
B
no comportamento das mulheres mais jovens, que têm imposto seus planos de maternidade aos homens.
C
no número de casamentos, que cresceu nos últimos anos, reforçando a estrutura familiar tradicional.
D
no fornecimento de pensões de aposentadoria, em queda diante de uma população de maioria jovem.
E
na taxa de mortalidade infantil europeia, em contínua ascensão, decorrente de pandemias na primeira infância.

Gabarito comentado

Marcelo SaraivaProfessor de Atualidades, formado em História (UFF) e Geografia (UFF)
Geografia da População é um dos temas mais recorrentes em provas e deve ser estudado com bastante atenção. A questão propõe uma abordagem transdisciplinar entre a Geografia e a Sociologia, explorando a relação entre natalidade e mudanças sociais. O texto de apoio aborda o fenômeno da queda do crescimento populacional em países europeus. O enunciado busca a opção que contenha uma causa adequada para a transformação descrita. 
Análise das alternativas:

A) As razões para a queda da natalidade podem ser muitas, mas, no caso descrito no texto, a razão é  sociológica e relaciona-se com valores diferenciados de vida entre gerações mais jovens e as anteriores. Atualmente, jovens europeus em geral desejam estudar mais e se estabelecer profissionalmente antes de formar uma família. Mesmo depois de casados, muitos ainda questionam a necessidade de ter filhos devido aos altos custos e quando o fazem são em quantidade menor e mais tarde que seus pais e avós.  
B) Mulheres de países desenvolvidos participam ativamente do mercado de trabalho e adiam para idades mais avançadas a decisão de ter ou não filhos. A natalidade entre jovens europeias é bem baixa. 
C) O número de casamentos na Europa não guarda relação direta com a decisão de ter filhos como em sociedades mais tradicionais. 

D) A queda da natalidade leva necessariamente ao envelhecimento da população através da redução da participação de jovens na composição etária total. 

E) Mortalidade infantil alta é indicador de baixa qualidade de vida da população em geral o que não é o caso da esmagadora maioria da Europa.
 


Gabarito do professor: A

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo