Questão 4a93261d-b4
Prova:IF-TM 2011
Disciplina:Sociologia
Assunto:Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

A reportagem abaixo versa sobre uma ocorrência policial numa cidade do interior paulista:


Rapaz é preso por roubar cinco barras de chocolate em Agudos


Agudos - O roubo de cinco barras de chocolate, ocorrido na manhã de anteontem, por volta das 8h20, em Agudos, acabou levando um homem de 31 anos à prisão. Na ocasião, ele estava acompanhado de uma jovem de 20 anos, que foi ouvida e liberada. De acordo com a Polícia Militar (PM), o fato ocorreu em um supermercado na avenida Rui Barbosa, vila Vienense. Após flagrar o furto dos chocolates, um funcionário do estabelecimento tentou evitar que o casal fugisse do local (...). Com a ajuda das imagens gravadas pelas câmeras de segurança do local, inclusive de furtos anteriores, a PM conseguiu localizar o casal com as barras de chocolate.

Fonte: Jornal da Cidade, Bauru (SP), 29/09/2011. Disponível em:
<http://www.jcnet.com.br/noticias.php?codigo=221539>



Segundo Émile Durkheim, considerado um dos pais da sociologia moderna, o crime é um fato social presente em toda sociedade e nem todo o crime é anômico. De acordo com essas informações, marque a alternativa incorreta sobre essas discussões em Durkheim.

A
A ocorrência de crimes é conceituada como fato social, e, independente da complexidade ou gravidade, é tipificada como anômica, por provocar reações efetivas pelas respostas punitivas da sociedade.
B
A utilidade social do crime resulta de sua função de regulador da evolução moral da sociedade, a fazer da pena não um remédio ou castigo, mas um elemento de coesão social, útil à formação da consciência coletiva e do consenso.
C
O crime tem a função social de aumentar a coesão entre a parcela da população que respeita a lei.
D
Os crimes se repetem com uma determinada frequência nas sociedades, e o criminoso bem como o crime, são inerentes a todo o tipo de sociedade; a criminalidade, portanto, é um fato social normal como os outros.
E
A consciência coletiva refere-se ao conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma sociedade. A classificação de um ato como criminoso não depende das consciências particulares e um ato não é reprovado por ser criminoso, mas é criminoso por ser reprovado.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo