Questão 40e23a5a-b2
Prova:
Disciplina:
Assunto:
O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma
gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a
gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem
a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho
vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando
Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de
tudo.
O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai
arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.
Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.
Só afrouxa a rédea depois do gozo.
Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro
pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.
BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82
Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o
‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos
finais, Cristina
O jardim já vai se desmanchando na escuridão, mas Cristina ainda vê uma
gravata (cinzenta?) saindo do bolso vermelho. Quer gritar de novo, mas a
gravata cala a boca do grito, e já não adianta o pé querer se fincar no chão nem
a mão querer fugir: o Homem domina Cristina e a mão dele vai puxando, o joelho
vai empurrando, o pé vai castigando, o corpo todinho dele vai pressionando
Cristina pra mata. Derruba ela no chão. Monta nela. O escuro toma conta de
tudo.
O Homem aperta a gravata na mão feito uma rédea. Com a outra mão vai
arrancando, vai rasgando, se livrando de tudo que é pano no caminho.
Agora o Homem é todo músculo. Crescendo.
Só afrouxa a rédea depois do gozo.
Cristina mal consegue tomar fôlego: já sente a gravata solavancando pro
pescoço e se enroscando num nó. Que aperta. Aperta mais. Mais.
BOJUNGA, Lygia. O abraço. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2014. p. 82
Instantes derradeiros de O abraço, a passagem narra encontro de Cristina com o
‘Homem’. Levando-se em conta o enredo da obra até seu desenrolar nesses momentos
finais, Cristina
A
constata a violência do mundo adulto e desiste do embate contra o Homem.
B
revive na vida adulta o trauma da infância e sucumbe aos desejos do Homem.
C
reage à perseguição do Homem e pragueja contra a mulher mascarada.
D
descobre a cilada armada pela mulher mascarada e tenta em vão aliar-se ao Homem.