Questão 3c27501e-ed
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Assinale a opção cujo conteúdo é incoerente com o romance Leite derramado, de Chico
Buarque:
Assinale a opção cujo conteúdo é incoerente com o romance Leite derramado, de Chico
Buarque:
A
O narrador é um homem de cem anos, internado à força num hospital infecto. Entre gritos,
vizinhos de leito entubados e baratas andando nas paredes, ele recorda – a 80 anos de
distância – o breve casamento em que foi feliz e traído (em sua opinião). De tempos em
tempos a boa lembrança ainda é capaz de transformá-lo no “maior homem do mundo”.
B
Quanto mais rememora, mais Eulálio se afunda em repetições: “São tantas as minhas
lembranças, e lembranças de lembranças de lembranças, que já não sei em qual camada
da memória eu estava agora”. Nas páginas finais, ainda um menino de calças curtas, ele é
levado pela mãe para se despedir do tetravô, que agoniza em um hospital. Um homem de
rosto pastoso e memória degradada, que pode ser ele mesmo.
C
O núcleo romanesco da intriga – seu elemento de sensação – é o desaparecimento
inexplicável de Matilde. Depois de se perguntar se ela se foi com o engenheiro francês, fugiu
aos ciúmes do marido, caiu na vida ou pegou uma doença e quis morrer fora da vista dos
seus, o narrador revela que ela morreu num acidente de carro, acompanhada de um homem.
Assim, essa explicação é adotada pelo próprio marido, pela sogra, pela mãe adotiva, pela filha,
pelas colegas desta, pelo pároco da Candelária e pela voz anônima da cidade.
D
A fala desarticulada do ancião, ao mesmo tempo em que preenche uma função de
verossimilhança, cria dúvidas e suspenses que prendem o leitor. O discurso da personagem
parece espontâneo, mas o escritor explora as associações livres, as falsidades e os não-ditos,
de modo que o leitor pode ler nas entrelinhas, partilhando a ironia do autor, verdades que a
personagem não consegue enfrentar.
E
A narrativa do centenário Eulálio vem borrada pelas deformações próprias da memória. E
também pelos estragos que os sonhos nela produzem. “Dia desses fui buscar meus pais no
parque dos brinquedos, porque no sonho eles eram meus filhos”, vacila. Do mesmo modo, a
literatura não passa de um tapete estendido sobre um alçapão. Rombos, remendos, rasgões
expõem uma verdade que se esfarela.