Questão 3c109962-ed
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Assinale a opção que apresenta corretamente a análise crítica do romance Til, de
José de Alencar:
Assinale a opção que apresenta corretamente a análise crítica do romance Til, de
José de Alencar:
A
“Dentro do quadro global do regionalismo antemodernista é nele que se reconhece
imediatamente um valor que transcende a categoria em que a história literária sói fixá-lo. É o
artista enquanto homem que tem algo de si a transmitir, ainda quando pareça fazer apenas
documentário de uma dada situação cultural.” (Alfredo Bosi).
B
“No sertão, a literatura provém dele mesmo, e a que aí encontrou o autor classificou de
‘literatura pura, bela, verdadeira, real’, quer dizer, sem as deformações do racional e o
prejuízo do valor primeiro da palavra. No perfil que traçaria do sertanejo, ele vê um captador
da poesia que emana em torno deste improvisador, cuja criação é logo absorvida pela
memória coletiva que assim a retransmite.” (José Aderaldo Castello).
C
“O cunho de novidade que lhe registraram os contemporâneos provém do realismo e certa
graça com que fixou os costumes sertanejos, da descrição e, alguma vez, quase explicação
dos cenários da história, da leveza e naturalidade dos diálogos espontâneos e vivos que
pontuam a narrativa, alguns deles suficientes à caracterização das personagens, do registro de
brasileirismos peculiares à região ou de particularidades do falar local, e, finalmente, à maneira
natural e simples com que movimentou personagens e fatos do romance.” (Afrânio Coutinho).
D
“O romance desenvolve o princípio de que a vida dos homens é uma história concebida por
Deus. A trama da escrita divina pressupõe contínua luta entre forças adversas, representadas
pelos ímpetos da maldade e da ternura. Sendo uma alegoria metafísica, o romance possui
dois aspectos distintos e complementares: por um lado, será uma estória de aventura e ódio,
cuja origem se concentra num caso de violência sexual; por outro, será a fábula da conversão
da filha do estupro em agente de forças positivas da natureza.” (Ivan Teixeira).
E
“Os seus livros começam por uma situação de equilíbrio e bonança, definida principalmente
pela descrição eufórica da paisagem em que se vai desenrolar a ação; a partir daí, procura
surpreender no personagem o nascimento da paixão, cujo percurso e estouro descreverá,
mostrando que a euforia inicial é como a placidez aparente do sertão e do sertanejo.”
(Antonio Candido).