Questão 3c0c56d5-ed
Prova:
Disciplina:
Assunto:
Sobre Til, de José de Alencar, é correto afirmar que:
Sobre Til, de José de Alencar, é correto afirmar que:
A
Alencar acentua um perfil feminino esboçado sob a visão romântica, e mesmo romanesca,
do comportamento afetivo e social da mulher. São passíveis e merecedores de análise,
em primeiro plano, a presença da mulher numa sociedade em mudanças, marcada pela
ascensão da classe burguesa de comerciantes e banqueiros enriquecidos, honesta ou
inescrupulosamente, ao lado da classe aristocratizada ligada à economia rural, tanto uma
quanto a outra à procura de posições de relevo na vida pública.
B
o romance se apresenta, desde as suas primeiras páginas, sob a pressão pungente da
nostalgia, do fatalismo, da resignação. Seu argumento depurado ou reduzido ao essencial
flui sobre inspirações líricas, também envolvendo o épico e o histórico. O herói e a heroína
passam a traduzir a significação mais profunda da sentimentalidade e do destino de um povo
mestiço – aquele que habitará a pátria do autor.
C
o romance, escrito em linguagem marcada por certa objetividade informativa, quebra a
monotonia romântica pelos apostos caracterizadores das qualidades e virtudes das coisas
descritas. Dois são os interlocutores: o homem do interior fixado na terra, conhecedor dela
e de suas possibilidades, e o homem da cidade, portador da curiosidade de recém-chegado
que comenta, direta ou indiretamente, o procedimento do homem do interior.
D
Alencar produz uma espécie de saga do desbravamento do interior paulista e da fixação do
homem na terra, como se repetisse a aventura histórica da “penetração” sertão adentro,
ainda sob a sedução do Eldorado. As personagens, verdadeiras sucessoras dos primitivos
desbravadores, respiram uma atmosfera épica, mas não abrem mão das relações românticas
pautadas pelas aparências de pudor e severidade de costumes da sociedade.
E
Alencar amplia o cenário da representação do Brasil, não dispensando o lendário e o mítico,
embora seu objetivo fundamental seja dimensionar o homem e a paisagem interiorana,
de maneira abrangente e contrastante. O meio físico no romance é cenário para o grande
impulso da vida e da ação de heróis portadores de gestos cavalheirescos, movidos pelo
destemor, pelas generosidades e pelo amor não raro contido, marcado pela renúncia, pela
abnegação.