Questão 33ed27a1-8a
Prova:UECE 2015
Disciplina:História
Assunto:História da América Latina

O Congresso Nacional de Lima, a capital do Peru, situa-se na Praça Bolívar. A principal praça de Bogotá, capital da Colômbia, tem o mesmo nome: Praça Bolívar. A Bolívia recebeu este nome para homenagear Simon Bolívar. Sobre Simón Bolívar, pode-se afirmar corretamente que

A
liderou um movimento a favor da independência da América do Sul e idealizou uma unidade continental chamada Gran Colômbia que se desfez em repúblicas.
B
lutou ao lado de José de San Martín, na Argentina, e Bernardo O’Higgins, no Chile, pela libertação desses países do domínio espanhol.
C
foi um revolucionário criador do nacionalismo venezuelano e liderou a Revolução Bolivariana.
D
era um monarquista convicto; por isso, defendeu a centralização do poder, para uma América emancipada.

Gabarito comentado

Sávia CordeiroMestre em Direito Constitucional (PUC-Rio) e Assessora da Secretaria de Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro
Simon Bolivar foi um exemplo típico dos ideais da elite criolla. Nascido na Venezuela, republicano, comandou a luta pela libertação da América Latina, partindo da Venezuela e do Peru em direção ao sul, defendendo uma América do Sul livre, unida e forte. No Congresso do Panamá (1822), quando quase toda a América Latina, já estava independente, Bolivar tentou concretizar seu ideal de unidade política, que ficou conhecido como bolivarismo. Seus esforços, entretanto, encontraram a oposição dos ingleses e norte-americanos, assim como das próprias oligarquias locais.
A resposta é a letra A.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo