Questão 22e50c06-65
Prova:UNESP 2021
Disciplina:Geografia
Assunto:Geografia Física, Clima

Dentre os vários fatores que afetam o clima de determinada região estão a maritimidade e a continentalidade. Esses fatores estão associados à distância dessa região aos mares e oceanos. Do ponto de vista da física, os efeitos da maritimidade e da continentalidade estão relacionados ao alto calor específico da água quando comparado com o do solo terrestre. Dessa forma, esses fatores afetam a amplitude térmica e a umidade da atmosfera de certo território.



As propriedades físicas da água e os fatores climáticos citados fazem com que

A
áreas banhadas por oceanos enfrentem invernos mais moderados, enquanto que, em áreas distantes de oceanos, essa estação é mais bem percebida.
B
ocorra uma maior amplitude térmica diária em regiões litorâneas do que a verificada em regiões desérticas, devido ao efeito da maritimidade.
C
áreas sob maior influência da continentalidade tendam a apresentar mais umidade, caso não haja interferência de outros fatores climáticos.
D
poucas nuvens se formem em áreas costeiras porque a água absorve e perde calor rapidamente, o que explica o baixo índice pluviométrico dessas regiões.
E
regiões sob grande efeito da continentalidade tendam a apresentar altos índices pluviométricos, devido à grande quantidade de vapor de água na atmosfera.

Gabarito comentado

Rodrigo RodriguesProfessor de Geografia e Mestre na área de Ensino de Geografia pela UFG.
A questão tem como tema a influência da maritimidade e da continentalidade no clima de um determinado lugar.
Para responder corretamente a questão, é importante que o candidato saiba como funcionam esses fatores climáticos e como eles afetam os climas.
Maritimidade é a capacidade que as águas oceânicas têm de conservar calor por um período maior que as áreas continentes, o que influencia diretamente no clima das regiões costeiras, seja aumentando a pluviosidade média da localidade ou diminuindo a amplitude térmica (diferença entre a maior e menor temperatura diária) na cidade.
Já a Continentalidade é um fator climático que se refere à influência da grande distância da localidade em relação ao mar. Nesse fator as áreas continentais são fortemente influenciadas pelo aquecimento e resfriamento da superfície terrestre. Durante a noite, o calor que foi absorvido durante o dia é perdido rapidamente para a atmosfera, causando uma grande queda na temperatura, levando a uma grande amplitude térmica, já que durante a noite a temperatura cai bastante em relação ao período diurno.
Feita a explicação prévia do conteúdo abordado na questão, vamos à análise das alternativas abaixo:

Letra A - Correta, pois as áreas banhadas por oceanos são regiões que sofrem o efeito da maritimidade. Como as águas oceânicas conservam calor durante a noite, a brisa marítima que é formada leva ao aquecimento do restante da cidade, impedindo que a temperatura caia muito durante o inverno - período que temos temperaturas mais frias -. Já em áreas distantes do litoral que sofrem o efeito da continentalidade, temos uma queda brusca na temperatura durante a noite, pois o calor que foi absorvido durante o dia, rapidamente se dissipa para a atmosfera, o que faz com que a temperatura durante a ausência de energia solar caia bastante, fazendo com os invernos sejam mais rígidos.
Letra B - Incorreta, pois conforme já explicado acima, por conta do aquecimento das águas oceânicas, as regiões litorâneas não irão sofrer uma queda tão brusca na sua temperatura, acarretando em uma menor amplitude térmica diária.
Letra C - Incorreta, pois áreas com influência da continentalidade não sofrem ação de massas de ar úmidas que são formadas nas áreas oceânicas, portanto, nessas cidades teremos uma menor umidade.
Letra D - Incorreta, pois áreas litorâneas tendem a ter uma maior umidade, uma vez que ela sofre o efeito das massas de ar úmidas que são formadas no oceano, o que eleva o índice pluviométrico dessas regiões.
Letra E - Incorreta, pois conforme já ressaltado regiões distantes do litoral tendem a ser mais secas, uma vez que elas não sofrem a influência de massas de ar úmidas formadas nas áreas oceânicas, o que gera índices pluviométricos menores.

Gabarito do Professor: Letra A.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo