Questão 227fe9f4-84
Prova:UFAL 2014
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos

Perdi alguma coisa que me era essencial, e que já não me é mais. Não me é necessária, assim como se eu tivesse perdido uma terceira perna que até então me impossibilitava de andar mas que fazia de mim um tripé estável. Essa terceira perna eu perdi. E voltei a ser uma pessoa que nunca fui. Voltei a ter o que nunca tive: apenas as duas pernas. Sei que somente com duas pernas é que posso caminhar. Mas a ausência inútil da terceira me faz falta e me assusta, era ela que fazia de mim uma coisa encontrável por mim mesma, e sem sequer precisar me procurar.

(...) É difícil perder-se. É tão difícil que provavelmente arrumarei depressa um modo de me achar, mesmo que achar-me seja de novo a mentira de que vivo. Até agora achar-me era já ter uma ideia de pessoa e nela me engastar: nessa pessoa organizada eu me encarnava, e nem mesmo sentia o grande esforço de construção que era viver. A ideia que eu fazia de pessoa vinha de minha terceira perna, daquela que me plantava no chão. Mas e agora? estarei mais livre?

LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. Florianópolis: Ed. UFSC, 1988. p. 5.


O fragmento acima, de autoria de Clarice Lispector, é parte do romance A paixão segundo GH. A partir desse fragmento, qual é a alternativa que melhor descreve a narrativa da autora?

A
Tanto pelo cuidado com os aspectos internos da personalidade da personagem quanto pela preocupação com as descrições dos ambientes físicos em que a personagem transita, Clarice Lispector pode ser vista como uma das grandes representantes da prosa pós-modernista, particularmente do Regionalismo de 30.
B
Por meio do uso de imagens como a da perda da terceira perna e do questionamento acerca da proximidade entre estar perdida e estar mais livre, a personagem elabora uma reflexão existencial sobre a própria noção que tem de si e que se passa, sobretudo, em seu mundo interior.
C
Frases como “E voltei a ser uma pessoa que nunca fui. Voltei a ter o que nunca tive” indicam a redescoberta, por parte da personagem, do engajamento social, que é um tema dos mais recorrentes em Clarice Lispector, aqui evidenciado pela imagem da perda da terceira perna, algo que lhe era desnecessário.
D
O fragmento evidencia, como ocorre com grande parte das personagens de Clarice Lispector, uma personagem confusa, perdida no meio de sua introspecção e de suas projeções mentais e que se vê fadada, como o próprio título do romance diz, a se apaixonar por pessoas erradas e sofrer.
E
É comum Clarice Lispector tomar um dado concreto, da vida cotidiana, e a partir dele desenvolver uma série de imagens que buscam representar o mundo interno das personagens, o que autoriza acreditar que a referência à terceira perna deve estar ligada a algum problema real com a perna da narradora.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo