Segundo o texto 2, é correto afirmar que
Gabarito comentado
Sempre que se cobrar a ideia central do texto, ou que se identificar comandos como “segundo o texto", “conforme as ideias do texto", releia o primeiro e o último parágrafo. Essa é uma orientação bastante frequente para a compreensão e interpretação de textos predominantemente argumentativos, ou seja, que apresentam a defesa de um posicionamento, seguida de argumentos que o comprove. Essa instrução é produtiva porque, nesses textos, se a ideia ou o posicionamento central não estiverem explícitos na introdução, ou parágrafo inicial, obrigatoriamente deverão ser explicitados, ou até mesmo, retomados na conclusão (parágrafo final).
Como a introdução apresenta informações acerca da vida biográfica de Lima Barreto, para contextualizar a discussão proposta, será mesmo na conclusão que o posicionamento central estará completo e explícito. Retomemos parte do último parágrafo, para identificar a defesa central do texto:
Fragmento: “Lima não se esquivava do debate e muito menos de opinar e apresentar enfaticamente os seus pontos de vista, geralmente urdidos com base nas leituras que fazia quase obsessivamente. Em síntese, escrever era fazer política, era participar da vida política do país e isso resultou numa literatura militante, que nos leva a perceber a centralidade da política em nossas vidas".
No trecho anterior, fica clara a seguinte defesa: deve-se ler Lima Barreto para entender a centralidade da política em nossas vidas. Assim, não por acaso, hoje, Barreto é considerado escritor militante, que produziu uma literatura de engajamento. Por esse raciocínio, não seria correto afirmar que existe vida e arte sem política, em especial a Literatura: a política está muito presente em nossas vidas.
Sabendo desse raciocínio a partir da ideia central, localizada na conclusão, examinemos detalhadamente as opções seguintes:
A) é preciso ler literatura para evitar o debate político.
ERRADA.
Esta
opção apresenta exatamente o inverso da mensagem central do texto: ler
literatura nos insere no debate político.
B) é mais importante ter no governo gestores competentes do
que políticos.
ERRADA.
A relação entre gestores e políticos não é mencionada no parágrafo de conclusão, em que se encontra a ideia central do texto, e sim no parágrafo anterior. Ainda assim, o que se aborda sobre essa relação é que sob falso argumento de que todos os políticos são corruptos, pequenos grupos defendem os gestores, os quais seriam mais aptos a administrar. Mas, segundo o texto, essa afirmação apenas esconde o desejo de uma parcela da sociedade de governar em nome de poucos a serem beneficiados, o que é o oposto do que se afirma na letra B.
Além disso, o sentido de política compreendido no texto extrapola o da política partidária, pois além desta, há também a consideração da política como participação do cidadão na vida de sua comunidade, de seu país.
C) Lima Barreto usou a Literatura para se engajar
politicamente.
CORRETA.
Segundo o texto, um indivíduo que vivencia e presencia acontecimentos tão importantes como a abolição da escravatura e a proclamação da República, sem, no entanto, nunca ter sido livrado de preconceitos e opressões sociais, não podia deixar de se manifestar politicamente. E isso, para Lima Barreto, foi possível e exercitado pela Literatura, por meio de seus romances, contos e crônicas.
D) Lima Barreto provou, em sua obra, que todo político é
ladrão.
ERRADA.
Em
nenhum momento o escritor é associado a essa afirmação, a qual se relaciona ao
pensamento de alguns cidadãos, generalizante e mal intencionado, para apoiar a
figura do gestor na administração de um país, em lugar do político.
Resposta: C