Questão 227862f3-84
Prova:UFAL 2014
Disciplina:Literatura
Assunto:Modernismo: Tendências contemporâneas, Escolas Literárias

Consolo na praia


Vamos, não chores.

A infância está perdida.

A mocidade está perdida.

Mas a vida não se perdeu.

O primeiro amor passou.

O segundo amor passou.

O terceiro amor passou.

Mas o coração continua.

Perdeste o melhor amigo.

Não tentaste qualquer viagem.

Não possuis carro, navio, terra.

Mas tens um cão.

Algumas palavras duras,

em voz mansa, te golpearam.

Nunca, nunca cicatrizam.

Mas, e o humour

A injustiça não se resolve.

A sombra do mundo errado

murmuraste um protesto tímido.

Mas virão outros.

Tudo somado, devias

precipitar-te, de vez, nas águas.

Estás nu na areia, no vento…

Dorme, meu filho.


ANDRADE, Carlos Drummond de. Antologia poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. p. 43.


Levando em conta as características próprias da poesia de Carlos Drummond de Andrade, a relação de pertença de sua obra ao movimento modernista estabelecida pela crítica e considerando o poema apresentado, é possível afirmar:

A
a rejeição ao amor romântico como o objetivo maior das relações humanas é uma das características mais fortes da poesia de Drummond, o que fica evidente no trecho: “O primeiro amor passou. /O segundo amor passou. /O terceiro amor passou. /Mas o coração continua. ”
B
o otimismo característico da poesia de Drummond se revela, desde o título, através do olhar do sujeito lírico para as angústias cotidianas como obstáculos a serem superados, com determinação, por meio do aprendizado e da conformação perante estes percalços.
C
ao equilibrar o uso de uma linguagem formal, evitando expressões da oralidade, e a regularidade métrica com uma temática ligada ao cotidiano, Drummond evidencia o humor, característica sempre presente em sua obra poética.
D
a linguagem cotidiana permeada por expressões da oralidade, a métrica irregular, a melancolia discreta e a ironia seca são características drummondianas que permeiam grande parte de sua obra e que filiam este poema ao Modernismo.
E
embora os versos brancos, a linguagem cotidiana e a ironia presentes no poema o aproximem do Modernismo, a regularidade e constância métrica fazem com que “Consolo na praia” seja um dos poucos poemas do autor que não se filiam ao referido movimento.

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