Leia trechos dos poemas “Fanatismo”, de
Florbela Espanca, e “Imagem”, de Cecília
Meireles.
Fanatismo
(...)
“Tudo no mundo é frágil, tudo passa...”
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!
E, olhos postos em ti, digo de rastros:
“Ah! Podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: Princípio e Fim!...”
Imagem
Tão brando é o movimento
das estrelas, da lua,
das nuvens e do vento,
que se desenha a tua
face no firmamento.
Desenha-se tão pura
como nunca a tiveste,
nem nenhuma criatura.
Pois é sombra celeste
da terrena aventura.
(...)
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as
seguintes afirmações sobre os poemas.
( ) Ambos os sujeitos líricos comparam o ser
amado à perfeição divina.
( ) Ambos os sujeitos líricos veem o amor de
modo idealizado.
( ) Ambos os sujeitos líricos falam
diretamente ao ser amado.
( ) Ambos os poemas citam diretamente a
voz da opinião pública.
A sequência correta de preenchimento dos
parênteses, de cima para baixo, é
Leia trechos dos poemas “Fanatismo”, de Florbela Espanca, e “Imagem”, de Cecília Meireles.
Fanatismo
(...)
“Tudo no mundo é frágil, tudo passa...”
Quando me dizem isto, toda a graça
Duma boca divina fala em mim!
E, olhos postos em ti, digo de rastros:
“Ah! Podem voar mundos, morrer astros,
Que tu és como Deus: Princípio e Fim!...”
Imagem
Tão brando é o movimento
das estrelas, da lua,
das nuvens e do vento,
que se desenha a tua
face no firmamento.
Desenha-se tão pura
como nunca a tiveste,
nem nenhuma criatura.
Pois é sombra celeste
da terrena aventura.
(...)
Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes afirmações sobre os poemas.
( ) Ambos os sujeitos líricos comparam o ser amado à perfeição divina.
( ) Ambos os sujeitos líricos veem o amor de modo idealizado.
( ) Ambos os sujeitos líricos falam diretamente ao ser amado.
( ) Ambos os poemas citam diretamente a voz da opinião pública.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é