Questão 1b44d521-b9
Prova:UNESP 2019
Disciplina:Geografia
Assunto:Geografia Física, Clima

Com o intuito de formar uma rede de observação e coleta de dados sobre as chuvas, um professor de geografia instalou, nas escolas em que trabalha, instrumentos meteorológicos para recolher e medir a quantidade de água precipitada. Após uma chuva, um aluno verificou que o instrumento registrou 40 mL de água em um tubo, no formato de um cilindro reto com 20 cm de diâmetro, conforme a figura.




A partir dessas informações, o aluno deve comunicar ao professor que o valor aproximado indicado no

A
pluviômetro foi 1,3 mm de chuva.
B
higrômetro foi 1,3 mm de chuva.
C
barômetro foi 2 mm de chuva.
D
pluviômetro foi 2 mm de chuva.
E
higrômetro foi 2 mm de chuva.

Gabarito comentado

Rodrigo RodriguesProfessor de Geografia e Mestre na área de Ensino de Geografia pela UFG.
A questão acima tem como tema a medição e coleta de dados de chuvas e os cálculos matemáticos envolvidos nessa operação.

Nela, o candidato tem uma representação de um instrumento de coleta de dados pluviométricos - o qual o concorrente precisa identificar qual é - e fazer o cálculo de quantos milímetros de chuva no aparelho indicado.

Primeiramente, é importante destacar que meteorologistas e climatólogos utilizam pluviômetros no processo de medição e coleta de dados de chuvas. Com isso, já eliminamos a Letra B e a Letra E que fala que o aparelho é um higrômetro - aparelho que mede a quantidade de umidade presente nos gases na atmosfera - e a Letra C que identifica o aparelho como barômetro - que é um instrumento utilizado para medir a pressão atmosférica de uma determinada região.

Descoberto o instrumento citado no enunciado, é importante que o candidato saiba fazer o cálculo de um volume de um cilindro. Para isso é importante utilizar a fórmula: Vc = π .R².h

V = volume;
π  = valor de PI;
R = Raio;
h = altura do frasco.

Para encontrar a altura do cilindro, é importante multiplicar o raio do aparelho com o volume do recipiente coletado. Como o raio se refere à distância do centro do aparelho com a sua extremidade, nós dividimos o comprimento da água obtida no frasco por dois:

R = 20/2 = 10 cm

Obtendo os valores do raio (10 cm) e do volume do recipiente (40 ml), é importante transformar cm em mm - unidade de medida utilizada para medir precipitações -. 

Para transformar ml em mm, é preciso entender que:

- 1 litro vale 1 dm³ que transformado em mm³ é 10 (elevada a sexta potência) mm³.
- Se 1 ml = 0,001 ou 10-³
- Então 40 ml equivale = 4 x 10-²

Então o volume é: V = 4x10-² x 106 mm³
Portanto, o volume é:
V = 4x104 mm³

Voltando à fórmula (VC= π . R² . h), temos:

4 x 104 mm³ = π . 104 mm².h 
4x10mm³ = 3.14. 104 mm².h
4x104/3,14 = h
h=1,27 mm

Gabarito da questão: Letra A.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo