Questão 1b18ed01-b9
Prova:UNESP 2019
Disciplina:História
Assunto:História da América Latina, Primeira metade do século XX: Revolução Mexicana, peronismo e cardenismo

Observe a gravura.






Produzida no início da década de 1910, a gravura representa a Revolução Mexicana como marcada

A
pela participação feminina e pela recuperação de elementos da tradição pré-colombiana.
B
pela vitória dos projetos revolucionários populares e pela construção de uma nova ordem social.
C
pela negociação político-diplomática e pelos altos índices de assassinatos de mulheres.
D
pela interferência de países estrangeiros e pela perda da autonomia do país.
E
pela repressão governamental e pela imposição de castigos físicos aos revolucionários.

Gabarito comentado

Eulália FerreiraEx-Coordenadora de História do Colégio Pedro II (RJ), Mestra em Relações Internacionais (PUC-Rio) e Profª com o título "Notório Saber" pelo Colégio Pedro II (RJ)
A Revolução Mexicana foi a primeira grande revolução popular do século XX e, durou 10 anos. Os ganhos não foram todos de caráter popular e democrático mas, é inegável a importância da participação efetiva principalmente da população camponesa no processo.
As origens do conflito remontam à situação do México durante o Porfiriato, ou seja, durante os 34 anos de domínio do general ditador Porfírio Dias. Foi um movimento que contou com a atuação de elementos variados do tecido social. Por conseguinte , apresentou mais de uma vertente e uma liderança diversificada. Entre os líderes camponeses destacam-se Pancho Villa e Emiliano Zapata, que nem sempre concordaram com os rumos e propostas do movimento. 
Durante o primeiro decénio do século XX rebentaram várias crises em diversas esferas da vida nacional, as quais refletiam o crescente descontentamento de alguns setores com o Porfiriato. Quando Díaz assegurou numa entrevista que se retiraria no final do seu “mandato" sem procurar a “reeleição", a situação política começou a entrar em ebulição. Nesse contexto Francisco Madero realizou várias rondas pelo país, com vista a formar um partido político que elegesse os seus candidatos numa assembleia nacional e, competisse nas eleições presidenciais.Díaz lançou uma nova candidatura à presidência e Madero foi detido em San Luis Potosí por “sedição". 
Durante a sua permanência na cadeia realizaram-se as eleições que deram o triunfo a Díaz. Este foi o estopim para o conflito armado teve inicialmente lugar no norte do país, estendendo-se posteriormente a outras partes do território mexicano. Uma vez que os sublevados ocuparam Ciudad Juárez (região de Chihuahua), Porfírio Díaz apresentou a sua renúncia e exilou-se na França. Em 1911 realizaram-se novas eleições das quais resultou a eleição de Madero. Desde o começo do seu mandato teve diferenças com outros líderes revolucionários, as quais provocaram o levantamento de Emiliano Zapata e Pascual Orozco contra o governo maderista.
A partir daí a revolução passa a ter mais de uma vertente e , o medo de um possível radicalismo das massas camponesas levou a algumas concessões, expressas na constituição de 1917 , e à união entre empresariado urbano e camadas médias .
A questão pede que seja associado o documento imagético à uma característica do movimento revolucionário indicada em uma das alternativas 
A) CORRETA- O movimento contou com intensa participação feminina. Também muitos símbolos e metas da revolução tinham relação com o passado pré-colonial do México. Percebe-se isso através das roupas femininas da cavaleira e das figuras ao pé do cartaz que remetem às culturas nativas. 
B) INCORRETA- Os projetos populares não foram plenamente contemplados. Daí não se constrói uma ordem social totalmente nova. 
C) INCORRETA- Não se percebe uma negociação diplomática mas sim a interferência direta dos EUA no conflito. Mas há assassinatos de mulheres. 
D) INCORRETA- Há claramente a interferência estrangeira – dos EUA mas não a perda de autonomia do país. A primeira parte da alternativa a torna inválida. 
E) INCORRETA – O conflito é tão complexo que fica difícil definir o que seria “ governo" e , por conseguinte, o que poderia ser considerado “ repressão governamental “ . 
Gabarito do professor: Letra A.

Estatísticas

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo