Questão 1789f6bf-c1
Prova:ENEM 2010
Disciplina:Sociologia
Assunto:Meio ambiente e sociedade, A questão ambiental

A poluição e outras ofensas ambientais ainda não tinham esse  nome,  mas já  eram  largamente  notadas  no século XIX,  nas  grandes  cidades  inglesas  e  continentais.  E  a própria chegada ao campo das estradas de ferro suscitou protestos.  A  reação  antimaquinista,  protagonizada pelos  diversos  luddismos,  antecipa  a  batalha  atual  dos ambientalistas. Esse era, então, o combate social contra os miasmas urbanos.
SANTOS, M. A  natureza do espaço: técnica e tempo,  razão e emoção.
São Paulo:  EDUSP,  2002  (adaptado)


O crescente desenvolvimento técnico-produtivo impõe modificações na paisagem e nos objetos culturais vivenciados pelas sociedades. De acordo com o texto, pode-se dizer que tais movimentos sociais emergiram e se expressaram por meio

A
das ideologias conservacionistas, com milhares de adeptos no meio urbano.
B
das políticas governamentais de preservação dos objetos naturais e culturais.
C
das teorias sobre a necessidade de harmonização entre técnica e natureza.
D
dos boicotes aos produtos das empresas exploradoras e poluentes.
E
da contestação à degradação do trabalho, das tradições e da natureza.

Gabarito comentado

T
Tarcila FormigaMestre em Sociologia (UERJ) e Doutora em Sociologia (UFRJ/New School for Social Research, Nova Iorque, EUA)

Ao observarmos os projetos desenvolvimentistas, que avançam de acordo com os interesses dos diversos agentes do capitalismo - projetos de mineração, projetos industriais, complexos portuários, barragens, entre outros –, concluímos que a exploração dos recursos naturais, necessariamente, impacta na forma de viver dos povos e comunidades. É nesse contexto, que os mais diversos movimentos sociais se organizam para pressionar o Estado e garantir a preservação do meio ambiente que vem sofrendo o impacto desses empreendimentos econômicos. Analisando as opções oferecidas, a letra “a” está incorreta, porque são justamente as ideologias conservacionistas – operando com a dicotomia urbano/rural, como se estes espaços não fossem complementares – que reforçam e ideia de que a cultura da população caracterizada como “rural” é atrasada e menor, e que, portanto, o pode ser dizimada em benefício o desenvolvimento econômico. A opção “b” está incorreta, pois embora existam políticas governamentais para a preservação de objetos naturais e culturais, essas políticas são suplantadas pelos interesses maiores que primam pelo desenvolvimento econômico. A opção “c” também está equivocada, pois apesar existirem teorias que “harmonizam” o trabalho técnico e a natureza, o texto introdutório é enfático em dizer que a organização contra as ofensas ambientais eclode da experimentação prática dos indivíduos envolvidos nos conflitos ambientais. A opção “d” também está errada, pois, ainda que possam acontecer boicotes aos produtos comercializados pelas empresas poluidoras, a gênese da organização dos movimentos sociais é a prática vivida pelas pessoas atingidas pelos ataques ambientais. A opção “e” está correta, pois, como bem frisa o enunciado da questão, foi em um contexto de conflito que os indivíduos passaram a operar de maneira conjunta, construindo uma frente de resistência pautada pelos seus interesses, o que, de certa forma, é o embrião dos primeiros movimentos sociais organizados.


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo