Questão 16747830-54
Prova:ENEM 2009
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos

Considerando-se os textos apresentados e o contexto político e social no qual foi produzida a obra Um Copo de Cólera, verifica-se que o narrador, ao dirigir-se à sua parceira, nessa novela, tece um discurso

Textos para as questões 132 e 133

Imagem 025.jpg

A
conformista, que procura defender as instituições nas quais repousava a autoridade do regime militar no Brasil, a saber: a Igreja, a família e o Estado.
B
pacifista, que procura defender os ideais libertários representativos da intelectualidade brasileira opositora à ditadura militar na década de 70 do século passado.
C
desmistificador, escrito em um discurso ágil e contundente, que critica os grandes princípios humanitários supostamente defendidos por sua interlocutora.
D
politizado, pois apela para o engajamento nas causas sociais e para a defesa dos direitos humanos como uma única forma de salvamento para a humanidade.
E
contraditório, ao acusar a sua interlocutora de compactuar com o regime repressor da ditadura militar, por meio da defesa de instituições como a família e a Igreja.

Gabarito comentado

Verônica FerreiraProfessora de Português
O enunciado pede que seja marcada a alternativa que responde quanto ao discurso do personagem. O tom usado por ele é de crítica e revolta quanto a tudo o que a sociedade apresenta hoje, principalmente os valores formadores do humano, como amor, amizade e família. Ao analisar as alternativas, a que responde a questão é a letra C. A letra A está errada porque seu discurso não é conformista e ele não defende as instituições Igreja, família e Estado. A letra B está incorreta porque seu tom não é pacifista, ao contrário, é colérico. A letra D está incorreta porque ele não apela para as causas sociais. E a letra E está incorreta porque seu discurso não é contraditório, e sim contrário ao que a interlocutora emprega.

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo