Questão 09fa1040-29
Prova:UFBA 2013
Disciplina:Sociologia
Assunto:Estratificação e desigualdade social, Desigualdades de raça, classe e gênero

Pretende-se, dessa forma, recolocar o debate no campo do social, pois é nele que se constroem e se reproduzem as relações (desiguais) entre os sujeitos. As justificativas para as desigualdades precisariam ser buscadas não nas diferenças biológicas (se é que mesmo essas podem ser compreendidas fora de sua constituição social), mas sim nos arranjos sociais, na história, nas condições de acesso aos recursos da sociedade, nas formas de representação (LOURO, 1997, p.22).

Sobre o excerto, é correto afirmar:


Sãoasdiferençasnaturaisasverdadeirasresponsáveispelasdesigualdadesexistentesentrehomense mulheres no mundo atual.

C
Certo
E
Errado

Gabarito comentado

S
Sofia LopezMonitor do Qconcursos

Gabarito: E — errado

Tema central: Estratificação e desigualdade social — em especial, a explicação das desigualdades entre homens e mulheres como produto de arranjos sociais e não de diferenças biológicas "naturais".

Resumo teórico sucinto: A perspectiva sociológica dominante entende que categorias como gênero são construções sociais moldadas por história, instituições, distribuição de recursos e práticas culturais (Louro, 1997; Beauvoir, 1949; Butler, 1990). Desigualdades de poder, renda e status derivam de processos sociais (classes, capital cultural, normas de gênero), e não de determinismo biológico.

Justificativa para E (por que a afirmativa é errada): A sentença afirmava que as diferenças naturais seriam as verdadeiras responsáveis pelas desigualdades entre homens e mulheres. Isso contraria o argumento do trecho, que aponta explicitamente que as justificativas das desigualdades devem ser buscadas nos arranjos sociais, na história, nas condições de acesso a recursos e nas formas de representação, e não em diferenças biológicas. Logo, atribuir a desigualdade à “natureza” é reduzir e naturalizar um fenômeno que é fundamentalmente social — daí a resposta correta ser E — errado (Louro, 1997).

Dica de interpretação para provas: Ao ler enunciados sobre desigualdade, procure termos como “natural”, “biológico” vs. “história”, “instituições”, “acesso a recursos”. A sociologia crítica costuma rejeitar explicações naturalistas; identificar isso é uma pista rápida para responder com segurança.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo