Questão 0850f147-54
Prova:ENEM 2009
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos

Oximoro, ou paradoxismo, é uma figura de retórica em que se combinam palavras de sentido oposto que parecem excluir-se mutuamente, mas que, no contexto, reforçam a expressão.
Dicionário Eletrônico Houaiss da Língua Portuguesa.

Considerando a definição apresentada, o fragmento poético da obra Cantares, de Hilda Hilst, publicada em 2004, em que pode ser encontrada a referida figura de retórica é:

A
“Dos dois contemplo
rigor e fixidez.
Passado e sentimento
me contemplam” (p. 91).
B
“De sol e lua
De fogo e vento
Te enlaço” (p. 101).
C
“Areia, vou sorvendo
A água do teu rio” (p. 93).
D
“Ritualiza a matança
de quem só te deu vida.
E me deixa viver
nessa que morre” (p. 62).
E
“O bisturi e o verso.
Dois instrumentos
entre as minhas mãos” (p. 95).

Gabarito comentado

Verônica FerreiraProfessora de Português
A questão trata do paradoxo, figura de linguagem que trata de ideias contrárias, no sentido de quebrar a lógica. A melhor maneira de responder é analisando cada possível alternativa. A letra A não responde a questão porque os elementos expostos não estabelecem uma relação contrária. A letra B está incorreta porque há elementos contrários, contudo eles não se excluem e nem quebram a lógica. A letra C está errada porque os elementos, areia e água, não são elementos contrários. A letra E também está errada porque os elementos não são também elementos contrários. A única alternativa correta é a letra D, pois os elementos contrários – morte e vida – se contrariam, a ponto de quebrarem a lógica e se excluem mutuamente: “E me deixa viver nessa que morre”, ou seja, permita que esta morre também viva. 

Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo