Questão 00f62ccd-e4
Prova:UFGD 2010
Disciplina:Português
Assunto:Interpretação de Textos

Leia os trechos a seguir, retirados do romance Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, publicado pela Editora Caminho em 1998.

I. "A culpa foi minha, chorava ela, e era verdade, não se podia negar, mas também é certo, se isso lhe serve de consolação, que se antes de cada acto nosso nos puséssemos a prever todas as conseqüências dele, a pensar nelas a sério, primeiro as imediatas, depois as prováveis, depois as possíveis, depois as imagináveis, não chegaríamos sequer a mover-nos de onde o primeiro pensamento nos tivesse feito parar. Os bons e os maus resultados dos nossos ditos e obras vão-se distribuindo, supõe-se que de uma forma bastante uniforme e equilibrada, por todos os dias do futuro" (p. 68).

II. "Pela primeira vez, desde que aqui entrara, a mulher do médico sentiu-se como se estivesse por trás de um microscópio a observar o comportamento de uns seres que não podiam nem sequer suspeitar da sua presença, e isto pareceu- lhe subitamente indigno, obsceno, Não tenho o direito de olhar se os outros não me podem olhar a mim, pensou. Com a mão trémula, a rapariga punha algumas gotas do seu colírio. Assim sempre poderia dizer que não eram lágrimas o que lhe estava escorrendo dos olhos" (p. 71).

III. "(...) tão longe estamos do mundo que não tarda que comecemos a não saber quem somos, nem nos lembramos sequer de dizer-nos como nos chamamos, e para quê, para que iriam servir-nos os nomes, nenhum cão reconhece outro cão, ou se lhe dá a conhecer, pelos nomes que lhes foram postos, é pelo cheiro que identifica e se dá a identificar, nós aqui somos como uma outra raça de cães, conhecemo-nos pelo ladrar, pelo falar, o resto, feições, cor dos olhos, da pele, do cabelo, não conta, é como se não existisse" (p. 64).

Considerando o que foi afirmado, assinale a alternativa correta.

A
Em I e III, o narrador estabelece analogias entre os personagens do romance e os animais, de modo a revelar o processo de desumanização que os cegos atravessam durante a epidemia.
B
Em I, o narrador abandona temporariamente a narração dos eventos para realizar uma digressão sobre as consequências dos atos das pessoas.
C
II e III são considerações em torno da importância dos nomes, e de como eles conseguem expressar a essência das pessoas.
D
Em II, descreve-se a vergonha que a rapariga de óculos escuros sentia por ser a única personagem a enxergar no manicômio.
E
Em II, a mulher do médico sente-se privilegiada por enxergar em meio aos cegos, confirmando a moral da fábula de Saramago, a de que, "em terra de cegos, quem tem olho é rei".

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