Questão 009d41e7-42
Prova:UFF 2008
Disciplina:Geografia
Assunto:

                          Imagem 036.jpg

A análise integrada do texto e da charge permite concluir corretamente que:

A
as revoluções tecnológicas dos transportes e das telecomunicações explicam porque os tempos rápidos são urbanos e os lentos são apenas rurais;
B
a moderna gestão de empresas e de instituições acelera o tempo vivido, padronizando inteiramente a superfície terrestre;
C
as noções de tempo rápido e tempo lento estão relacionadas, historicamente, aos países centrais e aos países periféricos, nessa ordem;
D
a tecnologia tem papel importante na constituição de tempos e de lugares, sem homogeneizar por completo o espaço geográfico;
E
os setores da economia – primário, secundário e terciário – representam isoladamente os tempos muito lento, lento e rápido, respectivamente.

Gabarito comentado

Melina Campos LimaProfª de Direito Internacional da UFRJ, Mestra e Doutora em Economia Política Internacional - UFRJ

A rapidez do tempo não se relaciona somente com o tempo urbano ou rural. A utilização de tecnologia, atualmente, está presente em vários contextos rurais, onde a agroindústria tem um tempo tão rápido em termos de eficiência e conectividade quanto grandes centros urbanos. Ao mesmo tempo, podem-se encontrar cidades em que a passagem do tempo é lenta pela ausência ou precariedade de elementos tecnológicos nelas. A alternativa (A) está incorreta.

A alternativa (B) está incorreta, pois não há padronização completa da superfície terrestre. A utilização de tecnologia é cada vez mais comum e acessível, mas, ainda assim, há muitos lugares do mundo excluídos dessa revolução tecnológica, o que impede a homogeneização de países, regiões ou cidades.


A alternativa (C) está incorreta, pois não se deve dividir a noção de espaço lento e rápido entre países em desenvolvimento e centrais. A grande maioria dos países centrais está inserida, de forma geral, no contexto do tempo rápido, pois o acesso à tecnologia que permite a existência desse tempo é disseminado por todos os cantos desses países. Entretanto, há muitos países periféricos que, a despeito de terem vários problemas econômicos e sociais, estão plenamente inseridos no tempo rápido, mesmo que parte de seus territórios seja excluída. Esse é o caso do Brasil, México, Índia, África do Sul, dentre outros, e suas grandes cidades, que vivenciam a mesma velocidade de tempo que cidades em países desenvolvidos, como Nova York ou Paris.

A alternativa (D) está correta, pois o papel da tecnologia é, de fato, importante, mas não é suficiente para mudar todo o mundo de forma homogênea.

A alternativa (E) está incorreta, pois os setores da economia não estão diretamente relacionados com a velocidade do tempo. Como se afirmou anteriormente, o setor primário (agropecuária) pode estar tão integrado e ter um tempo tão rápido quanto o do meio urbano, onde se encontram mais frequentemente os setores secundário e terciário. O que influencia para a determinação da velocidade do tempo é a inclusão do lugar na revolução tecnológica das últimas décadas, e não o setor da economia.   


Estatísticas

Aulas sobre o assunto

Questões para exercitar

Artigos relacionados

Dicas de estudo