Questõesde UNICAMP 2019

1
1
Foram encontradas 132 questões
d3537926-cb
UNICAMP 2019 - Geografia - Fontes de energia e recursos naturais, Energia

AVANÇO DA ENERGIA RENOVÁVEL


(Adaptado de http://www.uol/economia/especiais/energia-solar-e-eolica-.htm# veio-para-ficarou-e-voo-de-galinha.)

Nos últimos anos, o Brasil avançou na instalação de energia renovável em várias partes do seu território, com predomínio de energia eólica (ventos) e fotovoltaica (solar). Entretanto, a capacidade instalada desses tipos de fontes de energia ainda é muito baixa no país.

Considerando que a Região Nordeste concentra a maior expansão das instalações de produção de energia renovável, assinale a alternativa que indica corretamente: (1) as características naturais desta região que influenciaram nesta expansão; (2) uma das explicações para o fato de a capacidade instalada dessas matrizes energéticas ainda ser baixa no país.

A
(1) Elevada capacidade de insolação durante o ano inteiro e concentração de ventos no interior da região; (2) opção pelo uso de fonte de energia nuclear, mais barata e de menor impacto ambiental.
B
(1) Elevada captação de raios solares em áreas do planalto da Borborema e ventos concentrados nas regiões litorâneas; (2) opção por fontes de energia menos poluente originada de combustíveis fósseis.
C
(1) Elevada capacidade de insolação durante o ano inteiro e presença de ventos com regularidade e altas velocidades; (2) opção pelo uso, durante décadas, de matriz energética de origem hidráulica.
D
(1) Elevada capacidade de insolação durante o ano inteiro e presença de ventos de monções; (2) desconhecimento técnico, no passado, sobre formas de aproveitamento de fontes de energia renovável.
d3303436-cb
UNICAMP 2019 - História - Período Colonial: produção de riqueza e escravismo

“Parece-me que nós não aprendemos com a nossa própria história, pois somos capazes de repetir, como cacoete, as alianças espúrias entre escravos e a casa-grande. As pessoas da senzala demoram a aprender a lição: sempre que há um pequeno espaço de liberdade, se esquecem do quanto foram aviltadas, do quanto foram violentadas, e voltam a estabelecer essa espécie de conluio com os interesses da oligarquia, do latifúndio, das velhas hierarquias coloniais que sempre marcaram nossa realidade como um fator de discriminação, segregação e exclusão.”

(Adaptado de Ailton Krenak, Compartilhar a Memória em: Camila Loureiro Dias e Artionka Capiberibe (orgs.), Os Índios na Constituição. Cotia: Ateliê, 2019, p. 17-33.)

“Eu sou Álvaro Tukano, nasci numa aldeia no alto do Rio Negro, em 1953. Naquela época não tinha esse negócio de se organizar os povos indígenas, porque os índios já estavam organizados ao seu modo, mas de uma maneira errada eles ajudaram a difundir a economia e o avanço do Estado brasileiro.”

(Adaptado de Álvaro Tukano em Kaká Werá (org.), Álvaro Tukano, Coleção Tembetá. Rio de Janeiro: Azougue, 2017, p. 13.)

Os dois textos

A
mostram a resistência que povos indígenas e africanos sempre manifestaram contra a dominação colonial.
B
afirmam que os povos escravizados não conseguem se organizar politicamente.
C
celebram a aliança entre diferentes grupos sociais a favor de uma causa comum.
D
relatam casos em que grupos sociais marginalizados agem contra seus próprios interesses.
d3651d39-cb
UNICAMP 2019 - Atualidades - Desastres Naturais e Humanos na Atualidade

Segundo o governo mineiro, análises de amostras da lama da barragem Córrego do Feijão detectaram “metais que já haviam sido identificados na água do Rio Paraopeba" – para onde a lama da barragem de rejeitos de mineração desceu. No caminho até o rio, a lama deixou 169 mortos e 141 desaparecidos. Residências, comércios, pousadas e plantações foram destruídas, e a água do Rio Paraopeba está inutilizável em boa parte de seus 546 km de extensão.

(Adaptado de https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2019/02/19/exames-detec tam-aluminio-alterado-no-sangue-de-bombeiros-em-brumadinho.htm.)

O texto trata do rompimento da barragem de rejeitos de minério da empresa mineradora Vale, ocorrido no início de 2019, no município de Brumadinho (MG). Sobre esse acontecimento, pode-se afirmar que:

A
A fauna e a flora do entorno da mina Córrego do Feijão têm capacidade de se regenerar rapidamente, sendo que em dois anos já será possível atingir o estágio natural anterior ao rompimento.
B
Os rejeitos de mineração pouco alteraram a composição da microbiota do local, porque os metais atingem mais a composição química que a composição biológica do ambiente natural.
C
A mudança físico-química provocada pela lama na água do Rio Paraopeba indica que sua biodiversidade foi gravemente atingida, sendo que a recuperação do ambiente natural poderá demorar décadas.
D
O Rio Paraopeba foi poluído pela deposição de diversos tipos de metais pesados, mas mesmo assim sua fauna e flora permanecem saudáveis, diversificadas e fortalecidas.
d3576794-cb
UNICAMP 2019 - Geografia - Modernização Agrícola, Agropecuária

A modernização da agricultura brasileira, ocorrida durante o século XX, especialmente a partir de 1960, permitiu a consolidação de um novo padrão de desenvolvimento da sociedade nacional, alicerçado nos setores urbanos e industriais.

Assinale a alternativa correta sobre o período mencionado.

A
Com a urbanização do país, o abastecimento interno foi priorizado, em detrimento do modelo agroexportador, vigente anteriormente.
B
Com a urbanização do país, a demanda por alimentos no mercado interno e externo levou à expansão da agroindústria para o interior do território nacional.
C
Os monocultivos agrícolas absorveram a população expulsa do campo, a qual foi empregada em atividades produtivas especializadas no espaço rural.
D
O aumento da população nas cidades demandou maior produção de alimentos; entretanto, o incremento da agroindústria ainda não se efetivou no Brasil.
d34c2df9-cb
UNICAMP 2019 - Geografia - Pirâmide etária, População

A pirâmide etária representa a distribuição de uma população por grupos de idade. A figura abaixo expõe os grupos etários no Brasil, de duas formas: a primeira pirâmide corresponde à população no ano de 2013, a segunda é uma previsão para o ano de 2060.


Fonte: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE), 2013.

Comparando essas duas pirâmides etárias, conclui-se que

A
a população brasileira está envelhecendo. A previsão indica que até 2060 ocorrerá aumento do número de pessoas com mais de 65 anos, comparativamente a 2013.
B
a população infantil de 0 a 9 anos sofrerá poucas alterações. A previsão indica que, até 2060, o número de pessoas desta faixa etária se manterá igual ao de 2013.
C
a quantidade de pessoas que vive mais de 65 anos é proporcional à diminuição da população infantil de 0 a 9 anos, situação que ajudará no equilíbrio demográfico do país.
D
a população jovem de 10 a 24 anos deverá ter aumento numérico até 2060, sendo que essa faixa etária tem participação reduzida em 2013.
d318727d-cb
UNICAMP 2019 - Geografia - População brasileira

A maior parte da diversidade genética dos povos précolombianos que habitaram os três estados do Sul e o Uruguai está conservada nas atuais populações urbanas, e diminuiu entre os membros de comunidades que hoje vivem em reservas indígenas. Pessoas que não se consideram indígenas apresentam quase cinco vezes mais linhagens de DNA mitocondrial (material genético herdado apenas do lado materno) originárias dos povos ancestrais. A situação descrita pela Biologia é aparentemente paradoxal, mas pode ser explicada por circunstâncias associadas ao processo de colonização empreendido pelos europeus desde o século XVI.

(Adaptado de Rafael Garcia, “Ancestralidade dispersa”, Revista Pesquisa Fapesp, ano 20, n. 281, julho 2019, p. 62).

A situação acima descrita decorre

A
da migração espontânea que levou muitos povos a saírem das suas reservas para morar nas cidades coloniais, deixando de se considerarem índios.
B
da mortandade dos homens indígenas e nascimento de filhos de pais europeus e mães indígenas que preservaram linhagens genéticas ancestrais.
C
do desaparecimento do código genético indígena por meio do processo de colonização empreendido pelos europeus na região do Cone Sul.
D
da alteração dos critérios de identificação étnica, admitindo-se que somente o código genético pode determinar quem é indígena na América Latina.
d3152644-cb
UNICAMP 2019 - Matemática - Áreas e Perímetros, Geometria Plana, Geometria Espacial, Cilindro

Uma lata cilíndrica, como a da figura abaixo, tem uma base circular de raio r = 2 cm e altura h = 10 cm. Considerando o valor de π em torno de 22/7 marque a alternativa que indica aproximadamente a área da superfície dessa lata.


A
110 cm2.
B
150 cm2.
C
348 cm2.
D
748 cm2.
d320c000-cb
UNICAMP 2019 - História - História do Brasil, Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889

A Guerra do Paraguai foi a mais sangrenta da América do Sul no século XIX. Durou de 1864 a 1870; envolveu o Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, e contou com a participação de negros escravos e libertos, além de várias etnias indígenas. Sobre ela, é correto afirmar:

A
Seu caráter violento teve como consequência a desestruturação das Forças Armadas brasileiras.
B
Gerou uma aliança entre Brasil e Argentina contra o Paraguai e o Uruguai.
C
Rendeu ao Brasil a anexação de parte do território paraguaio, onde hoje é o Mato Grosso do Sul.
D
Atendeu ao interesse do Brasil em ter acesso ao Oceano Pacífico por terra.
d31033eb-cb
UNICAMP 2019 - Matemática - Trigonometria, Funções Trigonométricas e Funções Trigonométricas Inversas

A função f(x)= cos (x) é periódica com período 2π, ou seja, para todo x ∈ R, temos f(x)= f(x + 2π). Qual é o valor de f (7π/3)?

A
1/2.
B
1.
C
√3/2.
D
√2/2.
d309a253-cb
UNICAMP 2019 - Matemática - Progressão Aritmética - PA, Progressões

Chamamos de progressão aritmética (PA) toda sequência em que cada termo é obtido do anterior somado a um número fixo (chamado de razão r). Ou seja, se an representa o termo geral da sequência, então,an = an -1 + r. Diante disso, indique qual das sequências abaixo representa uma PA

A
1/3, 2/4, 1, 4/5, 5/6, 2.
B
-7, 7, -14, 14.
C
21, 13, 26,30.
D
√2, 2 √2, 3√2, 4√2.
d2fb933e-cb
UNICAMP 2019 - Matemática - Áreas e Perímetros, Geometria Plana

Em qual dos lotes, com as dimensões indicadas abaixo, seria possível construir o galpão, considerando a área total de sua superfície?

O texto e a imagem abaixo referem-se às questões 32 e 33.


A figura a seguir representa o contorno da superfície de um galpão formado por duas partes. A primeira parte é composta por três triângulos e a segunda parte por um semicírculo. Juntas, essas duas partes formam a seguinte imagem da superfície do galpão: 



A
8 m x 7 m.
B
8 m x 6 m.
C
7 m x 6 m.
D
7 m x 7 m.
d2e7d740-cb
UNICAMP 2019 - Matemática - Aritmética e Problemas, MMC e MDC

Dois ônibus de diferentes linhas chegaram a um ponto no mesmo horário. Os ônibus da primeira linha passam nesse ponto a cada 20 minutos, se não acontecerem atrasos durante o trajeto. Já os ônibus da segunda linha passam neste mesmo ponto a cada 45 minutos, também se não houver atrasos. Depois de se encontrarem nesse ponto, esses ônibus se encontrarão de novo nesse mesmo local após

A
1/2 hora.
B
1 hora.
C
2 horas.
D
3 horas.
d2f510c9-cb
UNICAMP 2019 - Matemática - Áreas e Perímetros, Geometria Plana

O texto e a imagem abaixo referem-se à questão.

A figura a seguir representa o contorno da superfície de um galpão formado por duas partes. A primeira parte é composta por três triângulos e a segunda parte por um semicírculo. Juntas, essas duas partes formam a seguinte imagem da superfície do galpão:

As medidas indicadas na imagem foram feitas para que se possa calcular a área total da superfície desse galpão. Considerando as aproximações: π = 3,14 e √2 =1,4, o valor desta área é em torno de:

O texto e a imagem abaixo referem-se às questões 32 e 33.


A figura a seguir representa o contorno da superfície de um galpão formado por duas partes. A primeira parte é composta por três triângulos e a segunda parte por um semicírculo. Juntas, essas duas partes formam a seguinte imagem da superfície do galpão: 



A
41,92 m2 .
B
61,92 m2 .
C
81,92 m2 .
D
101,92 m2 .
d3000e6d-cb
UNICAMP 2019 - Matemática - Aritmética e Problemas, Razão, Proporção e Números Proporcionais

Em uma eleição para um representante da Associação de Bairro havia 2 candidatos: Maria Pereira e José Ribeiro. Nessa eleição, 4/7 das pessoas presentes indicaram o nome do primeiro candidato, 2/7 indicaram o do segundo, 30 pessoas votaram em branco e não houve votos nulos. Quantas pessoas votaram nessa eleição?

A
60.
B
95.
C
150.
D
210.
d2e020c0-cb
UNICAMP 2019 - Matemática - Funções, Função de 2º Grau

Considere as equações de segundo grau . A soma das soluções dessas equações é igual a

A
0.
B
1.
C
2.
D
3.
d3054c55-cb
UNICAMP 2019 - Matemática - Aritmética e Problemas, Porcentagem

No período compreendido entre 1º de janeiro e 22 de julho de 2019, foram liberados pelo Governo Federal um total de 290 pesticidas. Trata-se do maior ritmo de liberação de agrotóxicos na última década. O número de agrotóxicos liberados em 2019 superou em torno de 25% a quantidade liberada em 2018, nesse mesmo período.

(Adaptado de https://www.nationalgeographicbrasil.com/meio-ambiente/2019/07/ liberacaorecorde-reacende-debate-sobre-uso-de-agrotoxicos-no-brasil-entenda.)

A partir dessas informações, podemos afirmar que, no período de janeiro a julho de 2018, foi aprovada, aproximadamente, a entrada no Brasil de:

A
212 novos agrotóxicos.
B
232 novos agrotóxicos.
C
252 novos agrotóxicos.
D
262 novos agrotóxicos.
d2e34192-cb
UNICAMP 2019 - Matemática - Álgebra, Problemas

Amarildo estava com um saldo de R$ 450,30 em sua conta corrente. Depois disso, ele fez as seguintes movimentações:

1ª) retirou R$ 200,00 para pagar uma dívida;

2ª) pagou uma conta de luz no valor de R$ 132,50;

3ª) retirou R$ 245,00 para ficar com dinheiro na carteira.

Em seguida, ele vendeu algumas mercadorias para um comerciante no valor de R$ 175,00. O comerciante estava sem dinheiro na carteira e depositou esse valor na conta corrente de Amarildo. Após todas essas movimentações bancárias, qual será o saldo na conta do Amarildo? Observação: o Banco aceita até 500 reais de saldo negativo na conta.

A
– 48,50 reais.
B
– 47,50 reais.
C
+ 47,80 reais.
D
+ 50,30 reais.
d2dd699c-cb
UNICAMP 2019 - Matemática - Funções, Função de 2º Grau

O gráfico de uma função é dado pela figura a seguir.


Qual das opções a seguir melhor representa o gráfico de

A

B

C

D

d2d88d05-cb
UNICAMP 2019 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Resistores e Potência Elétrica, Eletricidade

Segundo reportagem da revista Época de fevereiro de 2019, o uso dos telefones celulares nas aldeias indígenas está bastante disseminado. Um ponto crucial para o funcionamento e para o uso prolongado do telefone celular é a autonomia de sua bateria, o que justifica a utilização cada vez mais frequente de bancos de baterias portáteis.

Considere um banco de bateria com carga total Q = 1800 mAh. Supondo que um celular funcione com uma corrente média im = 60 mA, ele poderá funcionar conectado a esse banco de bateria por um período de

A
108 horas.
B
60 horas.
C
30 horas.
D
18 horas
d2c81718-cb
UNICAMP 2019 - Física - Oscilação e Ondas, Ondas e Propriedades Ondulatórias

Em abril de 2019, pesquisadores divulgaram a primeira imagem direta dos arredores de um buraco negro. Um buraco negro recebe este nome porque exerce uma atração gravitacional tão extrema que nem a luz pode escapar. De fato, de maneira mais geral, as cores dos objetos, como observamos, são resultado dos comprimentos de onda da luz visível que eles predominantemente refletem, enquanto os outros comprimentos de onda da luz são por eles absorvidos. Assim, o objeto de cor negra absorve todos os comprimentos de onda da luz visível.

Considere dois objetos que apresentam, respectivamente, as cores branca e vermelha, quando iluminados por luz branca. Quando iluminados por uma luz monocromática de cor azul, os dois objetos apresentam, respectivamente, as cores

A
branca e vermelha.
B
negra e vermelha.
C
azul e negra.
D
azul e branca.