Questõesde UFAL 2014

1
1
Foram encontradas 60 questões
dbf649f9-b6
UFAL 2014 - Física - Dinâmica

A fim de testar a resistência de uma corda que será utilizada para reboque, um motorista faz dois testes de força. No primeiro, ele amarra uma das pontas da corda em um poste e puxa a outra ponta com um automóvel (Situação 1); no segundo, ele puxa cada uma das pontas da corda com um automóvel (Situação 2).
Supondo que os automóveis são iguais e exercem a mesma força, é correto afirmar que a intensidade da força de tração sofrida pela corda foi

A
a mesma nos dois testes, pois a força exercida pelo poste tem a mesma intensidade da exercida pelo automóvel.
B
duas vezes maior no segundo teste, pois a corda é puxada por duas forças.
C
anulada no segundo teste, pois as duas forças atuam em sentidos contrários no mesmo objeto.
D
um pouco maior no segundo teste, pois a inclusão do atrito dos pneus do segundo automóvel provoca um leve aumento da tensão.
E
um pouco menor no segundo teste, pois o atrito dinâmico das rodas do automóvel é menor que a força de contato do poste.
dbfa5abe-b6
UFAL 2014 - Física - Eletricidade

A tabela abaixo, apresenta especificações técnicas constantes no manual do proprietário de um veículo.

No manual também consta que a bateria do automóvel possui 12 V e carga de 52 A.h. Considere que a bateria está completamente carregada e que todas as lâmpadas são resistivas. Se o proprietário esquecer o carro desligado com apenas os faróis de luz baixa ligados e a corrente elétrica permanecer constante, em que tempo, aproximadamente, os faróis ligados consumirão toda a energia da bateria?

A
1 h 00 min
B
2 h 06 min
C
5 h 40 min
D
11 h 20 min
E
238 h 20 min
dbece750-b6
UFAL 2014 - Física - Física Térmica - Termologia

A parte traseira dos aparelhos de ar condicionado de janela apresenta um tipo de dissipador de calor que possui uma estrutura que favorece a troca de calor com o ambiente externo. Essa estrutura é fundamental para o bom funcionamento do aparelho e sua função é, basicamente, transferir o calor do líquido de refrigeração que circula no equipamento para o ambiente externo.
O formato observado na figura, popularmente conhecido como “colmeia”, favorece a troca de calor com o ambiente externo porque

A
diminui a área de fluxo do fluido de refrigeração do aparelho, reduzindo, assim, a perda de calor por convecção.
B
aumenta a área da superfície de contato com o ar externo, melhorando, assim, a transmissão de calor por contato.
C
aumenta a espessura da superfície de contato com o ambiente, favorecendo a troca de calor por contato.
D
provoca aumento de sua temperatura, melhorando o fluxo de calor pelo aumento da diferença térmica com o ambiente.
E
reduz o calor específico do fluido de refrigeração do aparelho, possibilitando uma redução de temperatura mais rápida.
dbe2fd53-b6
UFAL 2014 - Física - Física Térmica - Termologia, Eletricidade

Para aquecer a água, um chuveiro elétrico utiliza a energia térmica liberada por uma resistência elétrica ao ser percorrida por uma corrente elétrica. Instantes depois de ligarmos o chuveiro, a água já sai na temperatura selecionada. Em geral, para que a água saia de uma temperatura de 22 °C para uma temperatura de 28 °C, o tempo de aquecimento é de 1 segundo.

Considerando que o chuveiro é capaz de armazenar em sua carenagem 0,5 litros de água para o aquecimento e é alimentado por uma rede elétrica de 220 V, qual o valor da sua resistência elétrica? (Adote calor específico da água igual a 4,18x103 J/kg°C e densidade da água igual 1 000 kg/m3 .)

A
0,26 Ω
B
0,38 Ω
C
3,85 Ω
D
38,50 Ω
E
138,70 Ω
dbe852a2-b6
UFAL 2014 - Física - MCU - Movimento Circular Uniforme, Cinemática

A London Eye é enorme: com 135 metros de altura, uma “voltinha” leva 30 minutos. Em suas 32 cápsulas, a roda-gigante comporta até 800 pessoas a qualquer momento, 25 por unidade. A movimentação lenta permite que o viajante embarque sem que a roda-gigante pare e favorece as fotos de dentro das cápsulas. Dentro de cada uma, os passageiros ficam em pé e possuem visão de 360 graus da cidade. O alvo preferido das câmeras é o Palácio de Westminster, que abriga o Parlamento e o Big Ben. No fim da tarde e à noite, quando as luzes da cidade começam a aparecer, o passeio torna-se ainda mais bonito.
Disponível em: <http://mapadelondres.org/2011/03/london-eye-agora-com-passeio-emquatro-dimensoes/>

Considerando que os 135 metros de altura são referentes ao seu diâmetro e que a velocidade angular é constante durante o seu movimento, e adotando (quando necessário) π = 3,14, quais os valores, respectivamente, da velocidade angular média, da frequência e da distância percorrida pelas cabines de observação após completar uma volta?

A
0,209 rad/min, 1/800 Hz, 135π m
B
0,209 rad/min, 1/30 Hz, 135π m
C
0,209 rad/min, 1/800 Hz, 270π m
D
14,13 rad/min, 1/30 Hz, 270π m
E
14,13 rad/min, 1/800 Hz, 135π m
dbdfda93-b6
UFAL 2014 - Física - Movimento Retilíneo Uniformemente Variado, Cinemática

No filme “De Volta para o Futuro” (Universal Studios, 1985), um cientista cria uma máquina do tempo utilizando um automóvel e um dispositivo fictício chamado “Capacitor de Fluxo”. Para realizar a viagem no tempo, o automóvel necessitava de 1,21 gigawatts de potência. Em quanto tempo um carro com massa de 1 t, equipado com um motor que utiliza a mesma potência da máquina do tempo do filme partindo do repouso, atinge a velocidade de 100 km/h (aproximadamente, 27 m/s)? (Suponha que o teste seria realizado em uma pista livre e plana e a potência máxima do motor seria utilizada em todo percurso, e desconsidere as forças dissipativas.)

A
602,68 ms
B
301,24 ms
C
602,68 µs
D
301,24 µs
E
223,14 ns
dbf1823c-b6
UFAL 2014 - Física - Eletricidade

O quadro abaixo, com rasuras feitas inadvertidamente pela filha de um comprador, do modelo DUCHA PLUS, apresenta as especificações técnicas presentes no manual de instruções fornecido pelo fabricante de chuveiros elétricos.

Se a tensão elétrica domiciliar do proprietário é 220 V, o circuito que alimentará o seu chuveiro será mais bem protegido com um disjuntor de

A
15 A.
B
20 A.
C
25 A.
D
30 A.
E
60 A.
dbc4cbdd-b6
UFAL 2014, UFAL 2014 - Física - Lentes, Ótica

Uma câmera fotográfica consiste basicamente de uma câmara escura contendo uma lente convergente em uma abertura e um filme fotossensível no lado oposto. Dizemos que um objeto está “bem focalizado” quando sua imagem é formada exatamente sobre o filme; quando isso ocorre, há uma maior nitidez do objeto a ser fotografado. Do ponto de vista físico, uma máquina fotográfica que possui “autofoco ultrarrápido”

A
localiza mais rapidamente os objetos a serem fotografados, regulando o índice de refração correto da lente para obter a focalização.
B
altera automaticamente a curvatura da lente e reposiciona o ponto de formação da imagem sobre o filme fotossensível de maneira mais rápida que o normal.
C
detecta automaticamente e amplia digitalmente os objetos a serem fotografados com mais rapidez, melhorando, assim, a sua nitidez e, portanto, sua focalização.
D
ajusta automaticamente, e de maneira mais rápida, a sensibilidade do filme fotossensível a partir da posição do objeto na cena, melhorando sua focalização.
E
determina automaticamente a distância do objeto a ser fotografado e reposiciona a lente para obter sua focalização de maneira mais rápida que o normal.
dbd15b2b-b6
UFAL 2014, UFAL 2014 - Física - Indução e Transformadores Elétricos, Magnetismo

Recentemente, algumas empresas fabricantes de smartphones têm revelado uma novidade no carregamento de baterias: o carregador de baterias sem fio. Segundo uma reportagem publicada na Techtudo Notícias, dia 05/09/2012, às 13h14, “[...] Kevin Shields, diretor de produtos da Nokia, fez uma rápida demonstração da tecnologia de carregamento wireless no evento. O acessório responsável pelo carregamento é um tipo de “almofada”, produzida pela empresa FatBoy, disponível nas cores azul e vermelha. Basta deixar o seu smartphone em cima do gadget e, pronto, ele começa a carregar.”
Disponível em: m: <http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2012/09/conheca-o-carregador-sem-fiosdo-novo-lumia-920.htm> Acesso em: 13 jun. 2014.

Quais os princípios físicos envolvidos nesse novo tipo de carregador de baterias para smartphones?

A
Um dipolo-elétrico oscilante presente na base (“almofada”) induz o surgimento de ondas eletromagnéticas, tipo wi-fi, direcionadas ao celular. Essa onda eletromagnética dá origem a uma corrente elétrica diretamente ligada à bateria, promovendo o carregamento.
B
Um campo elétrico presente na base (“almofada”) induz o carregamento de capacitores no interior do celular. Esses capacitores estão diretamente ligados à bateria, promovendo o carregamento.
C
Um campo elétrico oscilante presente na base (“almofada”) induz o surgimento de ondas eletromagnéticas, tipo bluetooth, direcionadas ao celular. Essas ondas eletromagnéticas dão origem a uma corrente elétrica diretamente ligada à bateria, promovendo o carregamento.
D
Um campo magnético presente na base (“almofada”) induz o surgimento de uma corrente elétrica em uma bobina no interior do celular. Essa corrente elétrica está diretamente ligada à bateria, promovendo o carregamento.
E
Um campo elétrico presente na base (“almofada”) induz o surgimento de uma corrente elétrica em uma bobina no interior do celular. Essa corrente elétrica está diretamente ligada à bateria, promovendo o carregamento.
dbcdb4e4-b6
UFAL 2014, UFAL 2014 - Física - Eletrodinâmica - Corrente Elétrica, Circuitos Elétricos e Leis de Kirchhoff, Eletricidade

Eventualmente, são relatadas notícias de incêndios em residências ou casas comerciais, originados por curto-circuito em instalações elétricas precárias. Uma catástrofe desse tipo pode ocorrer porque, no momento do curto-circuito,

A
há uma mudança no ponto de fusão do cobre devido ao aumento da corrente elétrica, gerando a combustão instantaneamente.
B
surgem faíscas elétricas devido ao aumento exagerado de tensão na rede elétrica, que podem dar início a uma combustão.
C
as variações rápidas de voltagem da rede intensificam o aquecimento da fiação a ponto de iniciar uma combustão.
D
a corrente elétrica que passa pela fiação é extremamente alta, aquecendo-a a ponto de iniciar uma combustão.
E
a fiação reduz abruptamente sua resistência elétrica, aumentando a corrente e gerando aquecimento.
dbc8b3af-b6
UFAL 2014, UFAL 2014 - Física - Oscilação e Ondas, Ondas e Propriedades Ondulatórias

Um brinquedo muito popular entre as crianças nas décadas de 80 e 90 era o “João Teimoso” ou “João Bobo” (ver figura).
Esse brinquedo consiste em um objeto de base arredondada que, por mais que seja inclinado ou que se tente tombá-lo, sempre volta à posição inicial.
Disponível em: <http://meldaalegria7.blogspot.com.br/2013/06/joao-bobo.htm>
Acesso em: 12. jun. 2014

A base física do funcionamento do “João Teimoso” deve-se

A
à localização do seu centro de gravidade e da forma da sua base, os quais garantem que o binário resultante do par de forças peso e reação de apoio atue sempre no sentido da posição inicial.
B
exclusivamente ao fato de que seu centro de gravidade é muito baixo. Tal característica impede o tombamento do brinquedo, independentemente do formato da sua base.
C
ao fato de que seu equilíbrio é instável. Nesse caso, o ponto de ação da força de apoio está acima do centro de gravidade.
D
à coincidência entre o ponto de aplicação da força peso, o centro de gravidade e o ponto de aplicação da força de apoio ou ponto de sustentação.
E
ao fato de que o ponto de aplicação da força de apoio está abaixo do centro de gravidade, ou seja, em equilíbrio indiferente.
dbd6d468-b6
UFAL 2014, UFAL 2014 - Física - Oscilação e Ondas, Ondas e Propriedades Ondulatórias

Antes da existência da televisão digital aberta no Brasil, as imagens sintonizadas por antena interna eram muito susceptíveis a interferências externas. Podíamos perceber isso, por exemplo, quando ligávamos um liquidificador: imediatamente a imagem do aparelho de TV apresentava “chuviscos”, devido à “interferência” entre as ondas emitidas pela emissora de televisão e pelo liquidificador. A ideia de interferência tratada nessa situação difere um pouco do conceito físico estudado em ondulatória. Para o caso descrito acima, o que de fato ocorre é que

A
as duas ondas somam suas amplitudes quando atingem a antena interna, gerando um sinal único que é captado pelo aparelho de TV no mesmo canal.
B
a alta intensidade da onda emitida pelo liquidificador provoca uma maior reflexão da onda emitida pela emissora quando atinge a antena, comprometendo a qualidade da imagem.
C
a onda emitida pelo liquidificador possui a mesma frequência da onda emitida pela emissora, de forma que o aparelho de TV sintoniza as duas ondas no mesmo canal.
D
as duas ondas eletromagnéticas são sintonizadas pelo aparelho de TV no mesmo canal, porque possuem a mesma velocidade de propagação.
E
as frequências das duas ondas eletromagnéticas se somam quando sintonizadas pela antena, gerando um único sinal misturado que é exibido no mesmo canal do aparelho de TV.
dbdc48b7-b6
UFAL 2014 - Física - Grandezas e Unidades, Conteúdos Básicos

Em 1983, o voo 143 da Air Canadá, entre Montreal e Edmonton, ficaria conhecido como o maior planador do mundo ou como o Planador de Gimli, depois de se envolver num bizarro acidente aéreo. Devido a um erro no cálculo da quantidade de combustível, o Boeing 767-200 ficou completamente desabastecido, após percorrer cerca de metade do percurso previsto. Na época, o Canadá utilizava o sistema métrico Imperial, onde a quantidade de combustível era medida em libras (LB). Para o querosene de aviação, 1Kg ≈ 2,2LB. Assim, o avião que deveria ter sido abastecido com 22 300 Kg de querosene, recebeu apenas 22 300 libras desse combustível.

Sabendo que o fator de conversão de litros para quilos de querosene é 0,8, qual a diferença aproximada, em litros, entre a quantidade de combustível que deveria ter sido abastecido e a que efetivamente recebeu o voo 143?

A
19 766
B
17 739
C
15 205
D
9 630
E
5 575
dbb92d09-b6
UFAL 2014 - Matemática - Circunferências e Círculos, Geometria Plana

[...]
A Brazuca passou por um intenso programa de testes durante mais de dois anos e envolveu mais de 600 dos melhores jogadores do mundo, além de 30 equipes de 10 países como o Milan, o Bayern de Munique, o Palmeiras e o Fluminense. Craques como Messi, Casillas, Schweinsteiger e Zidane foram alguns dos jogadores que testaram a bola.
[...]
É a Fifa (Fédération Internationale de Football Association) quem estabelece as dimensões e os requisitos oficiais do campo, dos equipamentos e dos acessórios para a prática de futebol. A bola oficial deve ter pressão entre 60,8 kilopascal a 111,5 kilopascal. O peso deve ficar entre 410 gramas e 450 gramas (no começo da partida) e a circunferência deve estar entre 68 centímetros e 70 centímetros.
[...]
Disponível em: : <http://ipemsp.wordpress.com/futebol-medidas-e-curiosidades-metrologicas/>. Acesso em: 14 jun. 2014. 25.

Se adotarmos π = 3, qual o volume, em cm3 , de uma brazuca cuja circunferência (circunferência do círculo máximo) é igual a 69 cm?

A
233/2
B
233/8
C
3/2 . 233
D
4 . 233
E
12 . 233
dbb046d8-b6
UFAL 2014 - Matemática - Matrizes, Álgebra Linear

Ao digitar uma lista de exercícios a partir de um manuscrito, Denise digitou, sem dificuldades, os valores dos elementos de uma matriz a11 = 5, a21 = 2 e a22 = 3. Tendo ficado em dúvida quanto ao valor do outro elemento, perguntou ao professor, via telefone, e recebeu a seguinte resposta: não me lembro do valor deste quarto elemento, mas sei que o determinante da matriz é igual a 7. Habilidosa em Matemática, Denise percebeu que o valor do elemento a12 era

A
11.
B

7.

C
4.
D
-4.
E
-11.
dbb4baf4-b6
UFAL 2014 - Matemática - Álgebra, Problemas

O jantar do Dia dos Namorados de Andreia e Diego constou de uma jarra de suco, uma entrada e um prato principal. Ao final, um pouco assustado com a conta de R$ 108,00, Diego perguntou à namorada quanto teria custado o prato principal, que havia sido escolhido por ela. Brincalhona, Andreia respondeu que o preço do prato principal foi o dobro da soma dos preços dos dois outros itens. Essa informação foi suficiente para Diego saber que o prato havia custado

A
R$ 72,00.
B
R$ 67,50.
C
R$ 54,00.
D
R$ 43,20.
E
R$ 36,00.