Questõesde UDESC 2019

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UDESC 2019 - Literatura - Realismo, Escolas Literárias

Analise as proposições em relação à obra Memórias Póstuma de Brás Cubas, ao autor, Machado de Assis e ao estilo literário a que pertencem.


( ) Em Memórias Póstumas de Brás Cubas, como em outros romances machadianos, evidenciam-se características que fazem parte dos seres humanos, e que o autor procurou retratar de modo realista: o amor, a vaidade, a ditadura da aparência, o conflito entre o bem e o mal.

( ) Machado de Assis escreveu, primeiramente, dentro dos preceitos românticos e, em uma segunda fase, suas obras caracterizam-se pela estética realista. É nessa segunda fase que se encontram algumas obras-primas do autor: Dom Casmurro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba, Memorial de Aires e Iaiá Garcia.

( ) O Romance Memórias Póstumas de Brás Cubas introduziu no Brasil, em 1881, a estética Realista, configurando a obra a base para a estética Naturalista.

( ) A estética literária do Realismo, de que Machado de Assis é o principal representante, tem como objetivo o ataque à ordem social, a ênfase à força hereditária e a compreensão da natureza humana.

( ) Um dos recursos estilísticos de que Machado de Assis se utiliza em suas obras, tanto quando narrador ou como na voz do autor é a conversa direta com o leitor, chamando a atenção ao que parece ser fundamental na construção da narrativa.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A
V – F – V – F – V
B
F – V – F – V – F
C
V – F – F – F – V
D
F – F – F – V – V
E
V – F – F – V – V
af798099-00
UDESC 2019 - Literatura - Realismo, Escolas Literárias

Analise as proposições em relação à obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis, ao Texto e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) Nas estruturas “para dá-las à morte” (linhas 5 e 6) e “vinham umas sobre outras, à semelhança” (linha 17) o acento indicativo da crase é obrigatório somente na primeira, porque a regência do verbo dar é transitiva direta e indireta.

( ) Da leitura da obra, infere-se que o personagem Brás Cubas, pela posição que ocupa, a de “defunto-autor”, poderá retratar o mundo real e o mundo imaginário, o mundo que existe e o mundo do delírio, pois não precisará responder a questionamentos.

( ) No segmento “sentado entre dois sacos, o da vida e da morte” (linha 5) tem-se a figura de linguagem antítese.

( ) Da leitura do período “se o relógio parava, eu dava-lhe corda, para que ele não deixasse de bater nunca” (linhas 11 e 12), percebe-se que o personagem Brás Cubas tinha como meta atingir os objetivos por ele traçados e que, para isso, o tempo era fundamental.

( ) Em “Invenções há, que se transformam ou acabam” (linha 13) o verbo haver está no singular porque é impessoal enquanto a palavra que o precede, invenções, na sintaxe, tem a função de objeto direto.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A
F – V – V – F – V
B
V – V – V – F – V
C
F – F – V – V – F
D
V – V – V – F – F
E
F – F – F – V – V
af71fac1-00
UDESC 2019 - Português - Interpretação de Textos, Termos integrantes da oração: Objeto direto, Objeto indireto, Complemento nominal, Agente da Passiva, Análise sintática, Formação das Palavras: Composição, Derivação, Hibridismo, Onomatopeia e Abreviação, Pronomes pessoais oblíquos, Sintaxe, Conjunções: Relação de causa e consequência, Morfologia, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Morfologia - Pronomes

Em relação ao Texto, assinale a alternativa incorreta.

A
Da leitura da estrutura “Perguntou, inicialmente, se desejava perfumes e lenços finos” (linhas 16 e 17), infere-se que Marcola não podia questionar diretamente Falma sobre o segredo das cantoras paralíticas, devendo usar da “malandragem” de vendedor.
B
Nas estruturas “se desejava perfumes” (linha 17) e “Retirou-se após a insistência” (linha 17) as palavras destacadas são, morfologicamente, conjunção subordinativa integrante e índice de indeterminação do sujeito, na sequência.
C
As palavras “rendoso” (linha 9), “envelhecem” (linha 10), “beleza” (linha 11) e “desconfianças” (linha 12) quanto à formação de palavras são, sequencialmente, derivação sufixal, derivação parassintética, derivação sufixal e derivação prefixal.
D
Em “Procurou-a, pela manhã” (linha 16) a palavra destacada, na morfossintaxe, é pronome pessoal oblíquo e objeto direto.
E
A ambiguidade está relacionada ao modo como os elementos de uma frase estão organizados, podendo possibilitar mais de uma interpretação, como ocorre, por inferência, em “o velho meneava a cabeça num ritmo alegre, contando para o animal de estimação, uma história tantas vezes por ele já ouvida” (linhas 1 a 3).
af7651dc-00
UDESC 2019 - Literatura - Realismo, Escolas Literárias

Analise as proposições em relação à obra Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis, e ao Texto.


I. Da leitura da obra, percebe-se que, além da ironia, há também pessimismo exacerbado em relação às atitudes dos homens e desencantamento pela vida, evidenciados, principalmente, no capítulo que encerra a narrativa.

II. Da leitura da obra, infere-se que Brás Cubas desejou criar o “Emplasto Universal Brás Cubas”, principalmente, porque este lhe traria a glória e o reconhecimento social.

III. Em “esse tique-taque soturno” (linha 3) e “devotas que se abalroam” (linha 18), os vocábulos destacados podem ser substituídos por sombrio e vão ao encontro de e, ainda assim, mantêm-se o sentido e a coerência no texto.

IV. Embora a obra pertença à corrente realista, a narrativa apresenta personagens com particularidades românticas, sonhadoras, em busca de um grande amor e dotadas de um grande senso de religiosidade, como se observa nas personagens Eugênia e Marcela.

V. O fato de a narrativa ser em primeira pessoa confere à obra um tom confessional e, desse modo, o personagem Brás Cubas dita o ritmo das memórias e das experiências por ele vivenciadas.


Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas I, II e V são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas I e IV são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.
E
Somente as afirmativas II e V são verdadeiras.
af6a2e36-00
UDESC 2019 - Português - Artigos, Preposições, Pronomes pessoais oblíquos, Conjunções: Relação de causa e consequência, Morfologia, Morfologia - Pronomes

Analise as proposições em relação à obra Os milagres do cão Jerônimo, ao conto As nove cantoras paralíticas, Péricles Prade, ao Texto , e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.


( ) Da leitura do fim do conto, infere-se que Marcola, o viajante, apresenta-se cantando no palco, paralítico, porque desvendou o segredo das cantoras paralíticas.

( ) Muitos contos da obra de Péricles Prade assemelham-se aos contos de fadas, às fábulas e, como estas, também, encerram ensinamentos morais. Assim, no conto As nove cantoras paralíticas, o ensinamento é dado pelo seguinte adágio: o tempo é inimigo da perfeição.

( ) No período “Preocupado, pois justo é o receio de provocar desconfianças” (linha 12) a palavra destacada pode ser substituída por porque, não comprometendo o sentido e a coerência no texto, uma vez que “porque” exercerá, também, a função de conjunção coordenativa explicativa.

( ) No conto, Falma, a mulher que revela ao viajante o segredo das cantoras paralíticas, é expulsa da aldeia e amaldiçoada para sempre.

( ) No segmento “em virtude do raro talento que as domina. Podem cantar meses a fio, sem cansaço, tendo a melodia a força de manter” (linhas 5 e 6), as palavras destacadas são, na morfologia, sequencialmente, pronome pessoal oblíquo, preposição, artigo definido e artigo definido.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

A
V – F – V – F – V
B
V – V – V – F – V
C
V – F – F – V – V
D
F – F – V – V – V
E
F – V – F – F – V
af60fffe-00
UDESC 2019 - Literatura - Modernismo: Tendências contemporâneas, Modernismo, Modernismo: Concretismo, Escolas Literárias

Analise as proposições em relação à obra Melhores poemas, Paulo Leminsky, ao Texto – SUJEITO INDIRETO, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) O poeta Leminski desenvolveu apurada sensibilidade para o haicai – poema de origem japonesa, demarcado pela concisão e objetividade; a obra Melhores poemas também está pinçada por este tipo de poema.

( ) Na obra de Leminsky também se identificam características da poesia brasileira da segunda fase do Modernismo, a exemplo, o discurso poético com versos livres ou metrificação em oposição à sintaxe normativa.

( ) O poeta Leminsky, poeta de vanguarda, criou poemas dentro dos princípios que norteiam o Concretismo – movimento poético brasileiro da década de 50; pois sua produção poética é marcada apenas pelo apelo à comunicação não-verbal.

( ) Da leitura do poema, depreende-se a ironia do poeta em relação à gramática, pois ele questiona a funcionalidade do conhecimento da gramática e a aplicabilidade dela, em especial, quanto às nomenclaturas.

( ) O poema comprova que o poeta está dividido entre a subjetividade e a objetividade, no momento em que leva o eu poético à reflexão da própria existência, baseando-se em termos gramaticais e matemáticos.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


A
V – V – F – F – V
B
V – F – V – F – V
C
F – F – V – V – F
D
V – F – V – V – F
E
V – V – F – V – F
af5d97ca-00
UDESC 2019 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

Analise as proposições em relação à obra O cemitério dos vivos e ao autor Lima Barreto.


I. A obra é considerada pré-modernista, pois procura ressaltar a valorização da escrita e da leitura, porém de forma cotidiana; rompe com toda a estrutura do romance tradicional, apresenta capítulos curtos, independentes e perde a visão crítica da realidade brasileira.

II. O traço autobiográfico é uma característica marcante na obra, principalmente o relato das experiências transpostas para o personagem-narrador, refletindo o preconceito, os traços de mestiçagens ou negros, o vício, a loucura, enfim, reflexos da miséria humana.

III. Dentro do panorama literário, considera-se Lima Barreto da corrente pré-modernista por vários motivos: por sua produção literária ter ocorrido no período que antecedeu a Semana de Arte Moderna; suas obras apresentarem a ruptura com a cultura acadêmica, defesa das classes marginalizadas; linguagem jornalística e retratar a realidade brasileira, em especial, a população e os subúrbios cariocas.

IV. Lima Barreto retrata, na obra, o dia-a-dia, os hábitos e o tratamento recebido pelos internos de um manicômio, revelando o mundo tão estigmatizado dos insanos, por meio de uma linguagem aguçada e sensível, pois ele não está louco, encontra-se no local devido a alguns surtos pelo alcoolismo. O fato de não estar louco faz com que sua estada ali seja, ainda, mais sofrida, pois ele tem consciência e pondera a forma como os internos são tratados. Assim, da leitura da obra, entende-se, também, a crítica ao tratamento do sistema carcerário dos manicômios, à época.

V. Por insistência de sua esposa, Efigênia, Mascarenhas consegue realizar o sonho do pai dele, que era vê-lo doutor. Após concluir a escola politécnica, vai para o curso de engenharia, formando-se engenheiro civil, no entanto, não abandona o seu lado escritor, continuando a sua produção literária, o que viria integrá-lo ao conjunto dos mais destacados escritores do Pré-Modernismo.


Assinale a alternativa correta.



A
Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas II, III e IV são verdadeiras.
E
Todas as afirmativas são verdadeiras.
af6e6e3f-00
UDESC 2019 - Português - Interpretação de Textos, Pronomes relativos, Estrutura das Palavras: Radical, Desinência, Prefixo e Sufixo, Coesão e coerência, Conjunções: Relação de causa e consequência, Morfologia, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Morfologia - Pronomes

Analise as proposições em relação ao conto As nove cantoras paralíticas, Péricles Prade, ao Texto, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.


( ) Nas estruturas “em virtude do raro talento que as domina” (linha 5) e “no quartinho onde costurava e bordava” (linha 16), as palavras destacadas, na morfologia, são pronomes relativos e têm como antecedentes, respectivamente, talento e quartinho.

( ) Da leitura do conto, pode-se, por inferência, fazer a analogia entre a paralisia das cantoras e a juventude eterna delas, como se ambas – paralisia e eternidade – não se movessem, não passassem por modificações, ficando sempre do mesmo modo.

( ) Em “Marcola que, segundo contam, há muito viera” (linhas 8 e 9) a palavra destacada pode ser substituída por desde que e, ainda assim, mantêm-se o sentido e a coerência no texto, pois tanto segundo como desde que, na morfologia, são conjunções subordinativas temporais.

( ) No conto, o fantástico e o maravilhoso transparecem em várias passagens, como ocorre no seguinte segmento: “Podem cantar meses a fio, sem cansaço, tendo a melodia a força de manter os habitantes em absoluto silêncio durante o longo período das canções” (linhas 6 e 7).

( ) As palavras “lugarejo” (linha 9), “quartinho” (linha 16), “viajante” (linha 8) e “comprador” (linha 10) apresentam sufixos que designam, sequencialmente, diminutivo, diminutivo, profissão e agrupamento.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

A
V – F – F – V – V
B
V – V – V – V – F
C
F – V – F – V – F
D
F – F – V – F – V
E
V – V – F – V – F
af64a8b8-00
UDESC 2019 - Literatura - Modernismo: Tendências contemporâneas, Modernismo, Modernismo: Concretismo, Escolas Literárias

Analise as proposições em relação à obra Melhores poemas, Paulo Leminsky, e ao Texto – SUJEITO INDIRETO.


I. A leitura do poema evidencia uma metalinguagem com duplicidade irônica, pois apresenta uma contestação aos elementos da construção gramatical, e, em consequência desta contestação, desvela um eu poético desiludido.

II. A obra de Leminsky está entre a oralidade e o rigor da construção formal, pois utiliza vários recursos estilísticos, provérbios, humor, trocadilhos da cultura popular, recursos visuais de publicidade, entre outros. No entanto, o poeta também valoriza recursos do poema tradicional – as rimas, essência para a estrutura rítmica dos seus poemas.

III. O poeta faz um jogo de palavras em relação ao título e à inversão do título, no verso 12, como forma de recuperar o sentido mais amplo que o poeta tenciona dar ao poema – uma tentativa de resgatar a essência do poema – a poesia.

IV. Da leitura dos versos “Quem dera eu visse o outro lado, / o lado de lá, lado meio” deduz-se que o poeta está se referindo a um enigma, ou seja, a incógnita que a vida representa.

V. A repetição da estrutura “Quem dera”, nos versos um, cinco e nove, reflete o probabilismo de contestação e o descontentamento do eu-poético no mundo atual, razão pela qual o poeta usa o verbo no pretérito mais que perfeito.


Assinale a alternativa correta.


A
Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas I, III e IV são verdadeiras.
E
Todas as afirmativas são verdadeiras.
af52158d-00
UDESC 2019 - Literatura - Realismo, Escolas Literárias

Com base na leitura de Memórias Póstumas de Brás Cubas, Machado de Assis, e no conto “Os mortos não têm desejos (Roteiro de uma vida inútil), in O conto da mulher brasileira, Edla van Steen (organizadora); analise as proposições, e coloque (1) para as que caracterizam a obra de Machado de Assis, (2) para o conto Os mortos não têm desejos (Roteiro de uma vida inútil) de Edla van Steen e (3) para as que forem comuns à obra e ao conto.


( ) A narrativa é relatada em primeira pessoa, ou seja, há um narrador que também é protagonista da história, pois está contando a própria história como cadáver. Assim os fatos e as personagens são apresentados a partir de uma visão pessoal e subjetiva.

( ) A narrativa é sempre interrompida por histórias paralelas, anotações metalinguísticas, intertextualidades, em especial análises filosóficas dos sujeitos e da sociedade à época, o que, de certa forma, fragmenta o enredo e pode confundir o leitor.

( ) Os personagens da narrativa são basicamente representantes da elite brasileira do século XIX. Porém, há também personagens com menor expressão social, pertencentes à escravidão ou que não pertencem à elite, mas que têm papéis relevantes nas relações sociais entre as classes.

( ) A narrativa está pontuada por características do discurso pós-moderno, como a utilização de técnicas cinematográficas, o flashback, os cortes, a sucessão de sequências das ações, como se fossem quadros.

( ) A leitura da narrativa leva o leitor a inferir a valorização do monólogo interior, do fluxo de consciência do personagem-narrador.


Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.

A
3 – 2 – 1 – 1 – 3
B
2 – 1 – 2 – 2 – 2
C
3 – 1 – 1 – 2 – 3
D
2 – 1 – 1 – 2 – 2
E
3 – 1 – 2 – 2 – 2
af560923-00
UDESC 2019 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

Analise as proposições em relação à obra O Cemitério dos vivos, Lima Barreto, ao Texto 2, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.


( ) Nos períodos “Certo dia em que me pus a pensar nisso, veio-me a reflexão” (linha 1) o pronome me, quanto à colocação pronominal, sequencialmente, está proclítico, devido à presença da partícula que, pronome relativo que é atrativo; e enclítico o que se justifica pela manifestação da ordem natural – verbo/objeto, além de não haver justificativa para o uso da próclise ou da mesóclise.

( ) Da leitura da obra, deduz-se que há dois momentos marcantes na narrativa, o primeiro tragédia familiar, demência, doenças, morte; seguido de tragédia pessoal, alcoolismo o que leva o personagem narrador à vivência em hospital psiquiátrico, razão pela qual sua produção literária é classificada pessimista pelos críticos literários.

( ) Nas estruturas “a pensar” (linha 1), “a escrever” (linha 2) e “a dirigir-me” (linha 3) a partícula destacada, quanto à morfologia, é preposição; isto ocorre por estarem os verbos no infinitivo, e, quanto à transitividade, serem transitivo direto.

( ) As orações destacadas em “veio-me a reflexão de que não era mau” (linha 1) e “de modo a dirigir-me à massa comum dos leitores, quando tentasse a grande obra” (linhas 3 e 4), em relação à sintaxe, são classificadas, na sequência, oração subordinada substantiva completiva nominal e oração subordinada adverbial temporal.

( ) Na estrutura “que me pus a pensar nisso, veio-me a reflexão” (linha 1), os pronomes destacados são classificados, morfossintaticamente, pronome pessoal oblíquo/sujeito, e pronome pessoal oblíquo com valor de pronome demonstrativo, logo exercendo a função sintática de adjunto adnominal, na sequência.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.



A
V – V – F – F – V
B
F – V – V – F – V
C
V – F – F – V – F
D
F – F – V – V – F
E
V – F – V – V – F
af5a55a8-00
UDESC 2019 - Literatura - Modernismo, Escolas Literárias

Analise as proposições em relação à obra O cemitério dos vivos, Lima Barreto, e ao Texto .


I. A leitura da estrutura “Seriam como que exercícios para bem escrever, com fluidez, claro, simples, atraente” (linhas 2 e 3) leva o leitor a inferir que o autor refere-se às características do bom uso da linguagem, logo diz-se que há referência à função metalinguística.

II. Da Leitura do fragmento “de modo a dirigir-me à massa comum dos leitores” (linhas 3 e 4), infere-se que o autor, personagem-narrador, está se referindo à camada popular de leitores, ou seja, àquela sem formação acadêmica, não habituada à leitura.

III. Na leitura do final do parágrafo é possível estabelecer, também, uma característica bastante comum ao escritor Machado de Assis – a ironia; pois se infere, a ironia de Mascarenhas, à crítica aos autores com títulos acadêmicos, bagagem europeia, porém medíocres quanto à produção literária.

IV. A palavra “este” (linha 7) é anafórico da expressão “Todo o homem” (linha 6), enquanto “daquele” (linha 7) é catafórico de “me” (linha 7), assim tanto este quanto daquele são elementos que estabelecem coesão na estrutura textual.

V. A leitura da obra leva o leitor à dedução de que os fatos e os detalhes narrados, por Mascarenhas, evidenciam uma questão de acomodação, a partir do casamento dele com Efigênia. Além das muitas dificuldades e dívidas, permeia na obra, também, por parte de Mascarenhas, a não valorização da esposa, enquanto viva.


Assinale a alternativa correta



A
Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas I, II, III e V são verdadeiras.
E
Todas as afirmativas são verdadeiras.
af4eba79-00
UDESC 2019 - Português - Por que- porque/ porquê/ por quê, Interpretação de Textos, Advérbios, Vocativo e Termos Acessórios da Oração: Adjunto Adnominal, Diferença entre Adjunto Adnominal e Complemento Nominal, Adjunto Adverbial e Aposto, Análise sintática, Problemas da língua culta, Sintaxe, Morfologia, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Analise as proposições em relação ao conto Os mortos não têm desejos (Roteiro de uma vida inútil), à obra O conto da mulher brasileira / Edla van Steen, ao Texto, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.

( ) No período “Quer saber por quê” (linha 11) o uso do por quê, separado e com acento, justifica-se por estar no final da oração, e se substituído por qual motivo ou por qual razão mantém a coerência e o sentido no texto.

( )As temáticas predominantes nos contos, que compõem a Antologia, são desencanto, desilusão, desesperança, existência vã, bem como a frustração existencial e a decepção amorosa, provocadas pela relação homem/mulher, que é, também, bastante comum na maioria das narrativas.

( ) Na estrutura “Não fui hoje, nem nunca mais” (linha 11) as palavras destacadas, quanto à classe gramatical, são advérbios, na sequência, de negação, de tempo, de dúvida e de afirmação. E, quanto à sintaxe, há duas orações, e os termos destacados constituem adjuntos adverbiais.

( ) A importância do tempo, nesta obra, é fator preponderante, pois apesar de serem contos, observa-se uma grande influência desse no enredo de alguns contos, possibilitando que alguns personagens se desloquem para outros contos, desvelando ao leitor a verdadeira personalidade.

( ) Por ser uma coletânea, ela mostra-se multifacetada. Outra vertente, marcada nesta antologia, diz respeito à abordagem de questões políticas, em especial, àquelas em que a presença feminina tinha papel de destaque, devido à popularidade e participação da mulher no campo político.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

A
V – V – F – F – V
B
V – V – F – F – F
C
F – F – V – F – V
D
F – F – V – V – F
E
V – V – V – V – F
af4bba11-00
UDESC 2019 - Português - Interpretação de Textos, Morfologia - Verbos, Flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro), Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia, Locução Verbal, Coesão e coerência, Flexão verbal de modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), Redação - Reescritura de texto, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Analise as proposições em relação ao conto Os mortos não têm desejos (Roteiro de uma vida inútil), à obra O conto da mulher brasileira / Edla van Steen (Organizadora), e ao Texto.

I. Nos períodos “Heloísa termina de pendurar o último quadro” (linha 1) e “Não vou ser nunca o príncipe encantado” (linha 18) as expressões destacadas constituem locuções verbais e podem ser substituídas por pendura e serei, sequencialmente, sem que ocorra alteração de sentido no texto.

II. Devido à intercalação dos flashbacks, que mostram a vida da personagem-narradora Heloisa, na narração dela, há uma visível fragmentação na história, o que leva o leitor à divagação.

III. Embora a obra seja editada no período moderno, ela traz várias características da escola romântica, a exemplo, o patriarcalismo – alguns reflexos da ideologia dominante para mostrar os hábitos esperados pela sociedade e dirigidos às mulheres. E estas, na maioria dos contos, ainda que mostrem uma sensualidade reprimida, também continuam sendo objetos da idealização masculina.

IV. No sintagma verbal “De repente, larga a exposição em meio e pega o carro” (linha 7) a expressão destacada, quanto à morfologia, é locução adverbial, pode ser substituída pelo advérbio de modo – repentinamente, o qual pode ser deslocado para o final da oração, sem que ocorra prejuízo de sentido, no texto.

V. A Antologia é composta por 19 contos de autoras que fazem parte do panorama da literatura brasileira. As protagonistas são mulheres e, na maioria das narrativas, prepondera um tom intimista, dando preferência à primeira pessoa.


Assinale a alternativa correta.

A
Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
B
Somente as afirmativas II, III e V são verdadeiras.
C
Somente as afirmativas I, III e V são verdadeiras.
D
Somente as afirmativas II, IV e V são verdadeiras.
E
Todas as afirmativas são verdadeiras.
af48916d-00
UDESC 2019 - Inglês - Tempos Verbais | Verb Tenses, Interpretação de texto | Reading comprehension

Mark the alternative which contains the correct negative inversion of the sentence below, extracted from the text.


“Thousands of people throng the Sambodromo stadium in the city” (line 15)

Available at: www.calendarlabs.com/holidays/brazil/carnival. Accessed on March 25th, 2019


Answer the question below according to Text.

A
Thousands of people don´t throng the Sambodromo stadium in the city.
B
Never thousands of people throng the Sambodromo stadium in the city.
C
Thousands of people didn´t throng the Sambodromo stadium in the city.
D
Rarely thousands of people shouldn’t throng the Sambodromo stadium out of the city.
E
Under no circumstances do thousands of people throng the sambodromo stadium in the city.
af456e84-00
UDESC 2019 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

Mark true (T) or false (F) for the sentences below.


1. ( ) Carnival takes places in only two cities in Brazil.

2. ( ) Few people climb on decorated moving vehicles.

3. ( ) Carnival is said to happen on the early days of Lent.

4. ( ) Thousands of people go out to celebrate Carnival with their costumes.

5. ( ) This tradition of Carnival is part of Roman Catholics traditions.


Mark the correct alternative with the consecutive order, from top to bottom.

Available at: www.calendarlabs.com/holidays/brazil/carnival. Accessed on March 25th, 2019


Answer the question below according to Text.

A
F – F – T – F – F
B
T – T – T – F – F
C
F – T – F – T – T
D
F – F – T – T – T
E
F – F – F – T – T
af41cc64-00
UDESC 2019 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

Mark the correct alternative.

Available at: www.calendarlabs.com/holidays/brazil/carnival. Accessed on March 25th, 2019


Answer the question below according to Text.

A
The text says that Carnival in Brazil is very colorful, fun and the best way to know is participating on it and it´s also the best carnival in the world.
B
The text not only talks about the cities in Brazil which host carnival parades and celebrations but also its costumes, kinds of people, music and routine.
C
The text talks about Carnival in Brazil, its roots, its details, colors and where its important celebrations take place.
D
The text talks about the thousands of people who drive away their family and friends to dance the samba on the streets of Brazil and the peculiarities from this terrific party which happens throughout the year.
E
The text says that the biggest parades take place in Salvador city however Rio de Janeiro attracts more people and tourists who join them to follow its way till dawn.
af3ec08a-00
UDESC 2019 - Inglês - Vocabulário | Vocabulary, Interpretação de texto | Reading comprehension

Mark the correct alternative which contains the right meaning of the words.

Available at: www.calendarlabs.com/holidays/brazil/carnival. Accessed on March 25th, 2019


Answer the question below according to Text.

A
drive away (line 5) – ward off, rather than (line 23) – instead
B
throng (line 15) – fill out, lasts(line 25) – opposite of first
C
lasts (line 25) – duration, drive away (line 5) – go after
D
costumes (line 16) – set of formal clothes, throng (line 15) – invade
E
rather than (line 23) – in addition to, costumes (line 16) – set of habits
af379104-00
UDESC 2019 - Inglês - Interpretação de texto | Reading comprehension

Available at: www.comics.azcentral.com. Accessed on March 28th, 2019.


Answer the question below according to Text.


Mark the correct alternative about the comic.

A
Popeye was threatening Olivia because she had a bad dream.
B
Olivia hid behind the table to be away from major problems.
C
Popeye was worried that Olivia was getting crazy.
D
Olivia was scared to death just because of a bad dream.
E
Olivia heard the doorbell and supposed it was someone from her dream coming to get her.
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UDESC 2019 - Inglês - Preposições | Prepositions

Mark the right alternative which contains the correct prepositions to fill the blank spaces consecutively.

Available at: www.calendarlabs.com/holidays/brazil/carnival. Accessed on March 25th, 2019


Answer the question below according to Text.

A
in – from – on – of – for – out
B
in – of – in – at – for – of
C
on – to – at – in – of – at
D
at – from – in – of – to – out
E
at – of – in – for – to – at