Questõesde UFPA sobre Sociologia

1
1
Foram encontradas 3 questões
dbda04f9-dc
UEPA 2011, UEPA 2011, UFPA 2011 - Sociologia - Estratificação e desigualdade social, Desigualdades de raça, classe e gênero

Observe a tira abaixo:

Quadrinhos da Mafalda (Quino)



Chamamos de etnocentrismo quando falamos da superioridade de uma cultura sobre a outra, gerando um olhar carregado de intolerância e preconceito. Termos como “bárbaros” (Roma Antiga) ou “selvagens” (Grandes Navegações) são exemplos de como essa visão etnocêntrica foi promovida com o passar dos tempos. Sobre o etnocentrismo na atualidade, analisando o enunciado e os quadrinhos acima, podemos afirmar que:

A
A intolerância religiosa dos protestantes norte-americanos sobre os povos latino-americanos é reforçada pela exclusão econômica.
B
A ideologia racista de alguns povos brancos sobre os negros, bem como de uma etnia sobre a outra são exemplos claros desta visão etnocêntrica na atualidade que trazem sérios problemas nas relações sociais.
C
No mundo globalizado, a ideia de que a cultura oriental é superior às demais é inspirada pela ideia de que daqui a cinquenta anos (2060) a China será a principal potência econômica mundial.
D
Com a globalização e a criação da chamada “Aldeia Global”, esta visão etnocêntrica está presente somente na exclusão das pessoas que não estão integradas a ela.
E
No Brasil, as políticas de migração são profundamente marcadas pela xenofobia, isto é, pela aversão completa ao estrangeiro.
dbde3d9e-dc
UEPA 2011, UEPA 2011, UFPA 2011 - Sociologia - Democracia e representação política, Política, poder e Estado

Observe a poesia e os quadrinhos a seguir:

O Analfabeto Político


O pior analfabeto
É o analfabeto político,
Ele não ouve, não fala,
Nem participa dos acontecimentos políticos.
Ele não sabe que o custo de vida,
O preço do feijão, do peixe, da farinha,
Do aluguel, do sapato e do remédio
Dependem das decisões políticas.




Com relação ao processo político, o Estado é uma organização político-administrativa que se caracteriza pela garantia dos direitos para todos (Constituição) a partir de uma democracia participativa e representativa viabilizada no Brasil por meio das eleições. De acordo com as leituras do poema de Brecht e dos quadrinhos acima, podemos afirmar que no Brasil:

A
O analfabeto político é aquele que participa espontaneamente das eleições e legitima a política clientelista do Estado.
B
Apesar da visão desencantada dos eleitores sobre a política, o Estado tem a garantia da governabilidade por meio da aplicação da Constituição, que é o resultado dos principais debates nacionais.
C
As ações da mídia acabam por não influenciar o eleitor, pois a obrigatoriedade do voto estimula a participação popular.
D
O sistema eleitoral no Brasil, por meio da obrigatoriedade do voto, dificulta a presença do analfabeto político, pois faz com que o eleitor venha cobrar dos candidatos uma ação mais efetiva na construção de políticas públicas voltadas para atender às necessidades da população.
E
Historicamente, o Estado brasileiro é formado a partir da ação dos analfabetos políticos que não sabem das decisões políticas e elegem representantes que não têm compromisso com o cumprimento das políticas públicas que venham a beneficiar a população.
dbd6453d-dc
UEPA 2011, UEPA 2011, UFPA 2011 - Sociologia - Globalização, reestruturação produtiva e mudanças recentes do trabalho, Mundo do trabalho

No mundo globalizado em que vivemos, temos a constante sensação de invasão de informações e situações originadas dos mais diversos lugares, o que nos dá a ideia da existência de um hibridismo cultural, ou seja, uma ampla mistura de culturas ou de elementos culturais fragmentados que constroem uma “identidade global”. Neste sentido, podemos afirmar que:

A
O hibridismo cultural nos dá uma ideia de que existe uma democracia cultural no mundo todo que respeita a cultura local.
B
O hibridismo cultural acaba por efetivar um sistema de trocas intensivas, mas não viabiliza um processo amplo de dominação capitalista.
C
A cultura local não atua como um elemento de resistência e acaba por sucumbir ao processo de hibridismo cultural.
D
A cultura local, como o marabaixo do Amapá, consegue se firmar como mantenedora de uma identidade social que consegue existir e coexistir com o hibridismo cultural.
E
O hibridismo cultural suprime todas as formas de cultura local e atua de forma etnocêntrica com quem não segue as tendências impostas por ele.