Questõessobre Mudanças na indústria: Fordismo e Taylorismo

1
1
Foram encontradas 8 questões
9d86227d-5f
ENEM 2020 - Sociologia - Mudanças na indústria: Fordismo e Taylorismo, Mundo do trabalho

O toyotismo, a partir dos anos 1970, teve grande impacto no mundo ocidental, quando se mostrou para os países avançados como uma opção possível para a superação de uma crise de acumulação.

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. 
São Paulo, Botempo. 2009 (adaptado)

A característica organizacional do modelo em questão, requerida no contexto de crise, foi o(a)

A
expansão dos grandes estoques.
B
incremento da fabricação em massa.
C
adequação da produção à demanda.
D
aumento da mecanização do trabalho.
E
centralização das etapas de planejamento.
897f9519-fd
UNICENTRO 2017 - Sociologia - Mudanças na indústria: Fordismo e Taylorismo, Mundo do trabalho

Considere as afirmativas abaixo:

I) O Fordismo pode ser considerado como um princípio regulador na acumulação de capital, baseado na racionalização do processo produtivo e cuja principal característica foi a fabricação em massa de modelos automobilísticos de baixo custo.
II) Recebe o nome de cartismo o primeiro movimento de massa das classes operárias da Inglaterra, ocorrido entre as décadas de 30 e 40 do século XIX, e que, basicamente, exigia melhores condições para os trabalhadores na indústria. Durante vários anos, os cartistas realizaram comícios e manifestações por todo o país, nos quais participaram milhões de operários e artesãos.
III) Ludismo é o nome dado a um movimento ocorrido na Inglaterra em meados do século XIX, que reuniu trabalhadores das indústrias contrários aos avanços tecnológicos em curso, proporcionadas pelo advento da Primeira Revolução Industrial. Os ludistas protestavam contra a substituição da mão-de-obra humana por máquinas.

Está correto o contido em:

A
I apenas
B
II apenas
C
III apenas
D
I e II apenas
E
I, II e III
349e2d7e-fd
UNICENTRO 2016 - Sociologia - Mudanças na indústria: Fordismo e Taylorismo, Mundo do trabalho


O Fordismo teve a sua origem nos Estados Unidos, criado por Henry Ford, que implantou a linha de produção para a fabricação do modelo de automóvel T. Esse modelo de organização do trabalho limitava o trabalhador a realizar atividades repetitivas em toda a sua jornada de trabalho.

Sobre o Fordismo, é correto afirmar:

A
O seu principal objetivo é a redução do custo de produção e a consequente redução do valor monetário do produto, e uma maior comercialização.
B
O trabalhador tem conhecimento de todo o processo da linha de produção.
C
A saúde do trabalhador é observada com atenção, com uso de ginástica laboral, visando reduzir as lesões por esforços repetitivos.
D
Esse processo trouxe benefícios para a classe empresarial e para a classe trabalhadora.
E
Atualmente, o modelo de linha de produção foi suplantado e as indústrias de automóveis passaram a considerar obsoleta a linha de montagem.
5471ce49-dd
UEM 2010 - Sociologia - Mudanças na indústria: Fordismo e Taylorismo, Mundo do trabalho

Frederick Taylor foi o engenheiro que pensou em medidas para a organização dos trabalhadores, possibilitando-lhes liberdade em seu cotidiano, dentro das fábricas.

“O operário pode ser simplesmente aquele que produz qualquer obra, um indivíduo que trabalha sob as ordens de outros e, mediante um salário, exerce um trabalho, que pode ser manual ou mecânico. Se esse conceito for ainda mais esmiuçado, pode-se encontrar ‘um indivíduo empreendedor, que se dedica à realização de idéias, projetos, promove campanhas, participa de missões e contribui para o bem-estar social’. Há cerca de vinte anos, esta poderia ser uma concepção visionária, presente nos dicionários, do trabalhador das indústrias, mas, hoje, um novo profissional se destaca, mostrando a nova face do operariado.” (ABREU, Cathia. Novos Operários. Revista de Sociologia, Ano I, número 08, p. 58).

Considerando o texto acima e seus conhecimentos sobre as transformações recentes no mundo do trabalho, assinale o que for correto
C
Certo
E
Errado
ee30c3b7-b1
UNICENTRO 2010 - Sociologia - Mudanças na indústria: Fordismo e Taylorismo, Mundo do trabalho

As expressões Fordismo e Taylorismo foram empregadas para explicar uma nova forma de organização do trabalho no século XX. Essas expressões tem como significado 

A
valorização do trabalho humano em relação às máquinas, o aumento dos salários e a participação dos operários nos lucros obtidos pelas empresas.
B
a produção seria realizada em pequenos números, o que beneficiaria o consumo das massas de determinados produtos.
C
diminuição da jornada de trabalho e o pagamento de salários compatíveis as horas trabalhadas que suprissem todas as necessidades básicas do operariado, como: lazer, vestimentas, alimentação, saúde, moradia e educação.
D
aumento de produtividade em série, a mecanização de parte das atividades, o controle das atividades dos trabalhadores, a introdução da linha de montagem e de um sistema de recompensas e punições dos operários no interior das fábricas.
E
substituição das máquinas pelo o trabalho maciço dos operários, sem divisões e parcelamentos das tarefas, a produção e o consumo em baixa escala e o suprimento de todas as necessidades básicas dos operários.
69c10e1a-b0
UNICENTRO 2010 - Sociologia - Mudanças na indústria: Fordismo e Taylorismo, Mundo do trabalho

Assinale V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmativas a seguir referentes aos estudos sobre o tema trabalho e vida econômica.

( ) O fordismo visa à mecanização e, portanto, ao aumento da produtividade do trabalho.
( ) A esteira transportadora que fixa o trabalhador em seu posto, diminuindo a sua autonomia e iniciativa, é uma característica do fordismo.
( ) O ritmo do trabalho, no fordismo, deixa de se ditado pela gerência e passa a ser controlado pelos operários.
( ) O industrialista Henry Ford emprestou de Taylor a ideia de que a produção de massa exige mercados em massa.

A sequência correta encontrada, de cima para baixo, é a

A
V V F F
B
V V V F
C
V F F V
D
F F V V
E
F V V V
cf530f49-af
UFU-MG 2010 - Sociologia - Mudanças na indústria: Fordismo e Taylorismo, Mundo do trabalho

Podemos entender o fordismo como uma forma de acumulação do capital que ocorreu no contexto da luta de classes, envolvendo controle e resistência no local de trabalho, assim como um conjunto de relações socioculturais, políticas e educacionais.


A partir da análise do texto acima, é correto afirmar que o fordismo corresponde a:

A
uma forma de organização do trabalho social, datada historicamente, prescindindo da figura do Estado e estabelecendo a livre negociação entre capital e trabalho.
B
uma forma de organização da produção e do trabalho que vem possibilitando grande expansão e acumulação do capital nos dias atuais, particularmente ao longo da década de 1990, caracterizado pelo consumo flexível.
C
uma forma de organização do trabalho social que sempre existiu na sociedade capitalista e que envolve um compromisso entre capital e trabalho mediado pelo Estado.
D
uma forma de organização do trabalho social, datada historicamente, que envolveu um compromisso entre capital e trabalho mediado pelo Estado o qual buscou assegurar renda e consumo para uma significativa parcela da classe trabalhadora.
5a98e1fb-0e
ENEM 2018 - Sociologia - Mudanças na indústria: Fordismo e Taylorismo, Mundo do trabalho

A maioria das necessidades comuns de descansar, distrair-se, comportar-se, amar e odiar o que os outros amam e odeiam pertence a essa categoria de falsas necessidades. Tais necessidades têm um conteúdo e uma função determinada por forças externas, sobre as quais o indivíduo não tem controle algum.

MARCUSE, H. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.


Segundo Marcuse, um dos pesquisadores da chamada Escola de Frankfurt, tais forças externas são resultantes de

A
aspirações de cunho espiritual.
B
propósitos solidários de classes.
C
exposição cibernética crescente.
D
interesses de ordem socioeconômica.
E
hegemonia do discurso médico-científico.