Questõessobre Movimentos sociais no Brasil

1
1
Foram encontradas 27 questões
30e20690-57
ENEM 2021 - Sociologia - Sociedade civil, Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil

    Houve crescimento de 74% da população brasileira encarcerada entre 2005 e 2012. As análises possibilitaram identificar o perfil da população que está nas prisões do país: homens, jovens (abaixo de 29 anos), negros, com ensino fundamental incompleto, acusados de crimes patrimoniais e, no caso dos presos adultos, condenados e cumprindo regime fechado e, majoritariamente, com penas de quatro até oito anos.

BRASIL. Mapa do encarceramento: os jovens do Brasil. Brasília: Presidência da República, 2015.

Nesse contexto, as políticas públicas para minimizar a problemática descrita devem privilegiar a 

A
flexibilização do Código Civil.
B
promoção da inclusão social.
C
redução da maioridade penal.
D
contenção da corrupção política.
E
expansão do período de reclusão.
69fdc13a-ff
UECE 2019 - Sociologia - Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil, Globalização, reestruturação produtiva e mudanças recentes do trabalho, Mundo do trabalho

Numere, corretamente, os conceitos, abaixo apresentados, de acordo com a seguinte indicação:


1. ideologia;

2. modernidade;

3. movimento social;

4. globalização.


( ) Expressão da organização da sociedade civil, formada por ações coletivas, onde os indivíduos têm como objetivo alcançar mudanças sociais mediante ações e debates políticos em um determinado contexto na sociedade.

( ) Conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe.

( ) Processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta. Remete à atual conjuntura do sistema capitalista e sua consolidação no mundo.

( ) Período influenciado pelo Iluminismo, em que o homem passa a se reconhecer como um ser autônomo, autossuficiente e universal, e a se mover pela crença de que, por meio da razão, se pode atuar sobre a natureza e a sociedade.


A sequência correta, de cima para baixo, é:


A
2, 3, 4, 1.

B
3, 1, 4, 2.
C
4, 2, 3, 1.
D
4, 2, 1, 3.
69d4c3d0-ff
UECE 2019 - Sociologia - As cidades e os espaços urbanos, Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil

O inchaço das grandes cidades brasileiras, em decorrência da migração da população campesina, fez surgir realidades caóticas nas metrópoles. Em razão disso, importantes movimentos sociais urbanos surgem contestando a lógica político territorial brasileira, responsável por deixar milhões de pessoas em condições precárias, ou, até mesmo, sem moradia.


DIAS, Luan Guilherme; SILVA, Juvêncio Borges. Pensar,
Fortaleza, v. 23, n. 2, p. 1-13, abr./jun. 2018, p. 5.
Disponível em:
https://periodicos.unifor.br/rpen/article/download/6450/pdf


Sobre movimentos sociais urbanos, é correto dizer que

A
são organizações governamentais criadas para mediar os interesses do Estado junto às populações moradoras das periferias das cidades, com objetivo de ajudá-las a conquistar seus direitos.
B
são movimentos populares, na cidade, que ajudam a transformar a realidade social, mobilizando a sociedade a partir de protestos e ou pressão ao círculo oficial do poder, visando garantir direitos sociais básicos.
C
seus objetivos fundamentais de criação e de existência, em todas as sociedades, são a cooperação e a cogestão dos interesses das populações urbanas e dos governos.
D
possuem relação harmoniosa com o Estado em função da relação de satisfação estabelecida entre a vontade coletiva e a dos grupos que dominam os recursos materiais da sociedade.
84c9edc7-fd
UNICENTRO 2018 - Sociologia - Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil

“Movimentos sociais são ações sociopolíticas construídas por atores sociais coletivos pertencentes a diferentes classes e camadas sociais, articuladas em certos cenários da conjuntura socioeconômica e política de um país, criando um campo político de força social na sociedade civil. As ações se estruturam a partir de repertórios criados sobre temas e problemas em conflitos, litígios e disputas vivenciados pelo grupo na sociedade.” GOHN, M.G. Teoria dos Movimentos Sociais. São Paulo: Loyola, 1997. Apud TASCNHER, Gisela. Cultura do consumo, cidadania e movimentos sociais. In: Ciências Sociais Unisinos 46(1):47-52, janeiro/abril 2010, p. 49.

Acerca dos movimentos sociais, é correto afirmar que, no Brasil,

A
os movimentos sociais foram substituídos pelos partidos políticos que, a partir de 2004, passaram a monopolizar as demandas de movimentos como o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra).
B
o único movimento social revolucionário ainda atuante é o MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra).
C
o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), especialmente em São Paulo, não pode ser caracterizado como um movimento social, pois visa apenas à obtenção de moradia para os seus membros.
D
os movimentos sociais caracterizam-se pela abrangência das causas defendidas por diferentes atores sociais coletivos.
E
os movimentos sociais são ações sociopolíticas constituídas por atores sociais coletivos pertencentes unicamente à classe dos trabalhadores rurais sem terra e ao movimento dos sem teto.
34a74f4e-fd
UNICENTRO 2016 - Sociologia - Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil

“Os movimentos realizam diagnósticos sobre a realidade social, constroem propostas. Atuando em redes, constroem ações coletivas que agem como resistência à exclusão e lutam pela inclusão social. Constituem e desenvolvem o chamado empowerment de atores da sociedade civil organizada, à medida que criam sujeitos sociais para essa atuação em rede. Tanto os movimentos sociais dos anos 1980 como os atuais têm construído representações simbólicas afirmativas por meio de discursos e práticas.” (GOHN, 2011, p. 47).


A afirmativa que melhor explica o texto acerca da relação entre movimentos sociais, sociedade civil e Estado é a

A
Os movimentos sociais na contemporaneidade não alinham discurso e prática.
B
Somente as causas ligadas às minorias são de interesse dos movimentos sociais.
C
Os movimentos sociais são um braço do Estado na execução de políticas públicas.
D
Movimento social é um sinônimo para sociedade civil, refere-se à ação que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político.
E
Os movimentos sociais têm contribuído para criar uma consciência crítica na sociedade, construindo uma agenda de demandas que são expostas via mobilizações.
349268a3-fd
UNICENTRO 2016 - Sociologia - Estratificação e desigualdade social, Desigualdades de raça, classe e gênero, Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil


Segundo Oliveira e Costa (2013), “As Mulheres, a partir do século XIX, e as minorias sexuais, a partir dos anos 1960, passaram a demonstrar sua revolta à “dominação masculina” e heterossexual, de forma coletiva”.

A partir da história dos movimentos sociais e dos conceitos sociológicos sobre minorias e gênero, marque V nas afirmativas verdadeiras e F, nas falsas.


( ) O conceito sociológico de “minorias” não se refere à minoria quantitativa, mas à negação de seu acesso às instâncias decisórias do Poder.

( ) As mulheres modernas buscam regatar os papéis sociais tradicionais, como o cuidado doméstico e a maternidade.

( ) Os movimentos sociais têm, em sua gênese, o controle do Estado e dos partidos políticos.


A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a

A
V F V
B
F V F
C
F V V
D
V F F
E
V V V
13ca2691-fd
UECE 2019 - Sociologia - Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil

O crescimento do movimento sindical no Brasil é interrompido com o golpe militar de 1964, com a perseguição dos trabalhadores sindicalizados e os sindicatos submetidos ao total controle do Estado. O sindicalismo volta a ganhar forças somente no fim dos anos 1970, quando retoma mas greves em diversas fábricas no estado de São Paulo”.


Fonte: https://www.politize.com.br/ sindicalismo-no-brasil-e-no-mundo/

O momento da história do sindicalismo brasileiro que marca a retomada das lutas sindicais no País, ainda no período da ditadura militar, é corretamente definido

A
pelo surgimento do novo sindicalismo, que retomou as comissões de fábrica e propôs um modelo de sindicato combativo e livre da estrutura sindical atrelada ao Estado.
B
pela construção de novo pacto entre trabalhadores e patrões, visando à harmonização e à cooperação entre o capital e o trabalho.
C
pelo fortalecimento dos sindicatos de conciliação dos interesses da grande indústria com o objetivo de beneficiar os trabalhadores.
D
por organizações sindicais com plena liberdade de ação e mobilização, sem, no entanto, utilizarem-se de greves como forma de luta dos trabalhadores.
1385908e-fd
UECE 2019 - Sociologia - Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil

Atente para o enunciado a seguir: “O Movimento dos Trabalhadores Sem Terra MST é um dos mais importantes movimentos sociais do Brasil, tendo como foco as questões do trabalhador do campo, principalmente no tocante à luta pela reforma agrária brasileira”.


Disponível em: https://brasilescola. uol.com.br/sociologia/mst.htm.



No que diz respeito ao conceito de movimentos sociais”, é correto afirmar que são

A
ações coletivas de segmentos socialmente organizados que têm como objetivo alcançar mudanças sociais por meio do embate político, dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específico.
B
expressões individuais dos sujeitos em seus cotidianos na busca de realização de seus desejos e sonhos a serem alcançados no mercado de trabalho e no reconhecimento de seus méritos pelo Estado.
C
organizações governamentais com o objetivo de mobilizar setores da população para fazerem valer os direitos sociais e civis, tendo como referências o acesso a serviços que reconheçam a plena cidadania.
D
organizações de interesse público mantidas por meio de fundos públicos com o objetivo de cooperar na organização das instituições privadas da sociedade, em parceria com os governos.
53c39058-dd
UEM 2010 - Sociologia - Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil

Os sindicatos e os movimentos sociais de trabalhadores jamais conseguiram organizar-se na história política brasileira, por meio de partidos políticos.

Considerando os seus conhecimentos sobre a formação do Estado e as transformações ocorridas, principalmente no Estado brasileiro, assinale a alternativa correta.
C
Certo
E
Errado
5359c3e6-dd
UEM 2010 - Sociologia - Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil

A estruturação de alguns grupos em movimentos sociais indicou que seus integrantes exerceram a democracia representativa.

Sobre os temas cidadania e movimentos sociais no final dos anos 70, no Brasil, assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
5356e195-dd
UEM 2010 - Sociologia - Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil

A organização de parcela da população em movimentos sociais indicou que essas pessoas exerceram a cidadania de forma passiva, ou seja, subordinada aos interesses de um pequeno grupo.

Sobre os temas cidadania e movimentos sociais no final dos anos 70, no Brasil, assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
534ddf88-dd
UEM 2010 - Sociologia - Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil

Homossexuais, negros, mulheres e ambientalistas são alguns dos grupos sociais que se fortaleceram com o processo de abertura política pelo qual passou a sociedade brasileira, nesse período.

Sobre os temas cidadania e movimentos sociais no final dos anos 70, no Brasil, assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
5350c3a9-dd
UEM 2010 - Sociologia - Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil

Nesse momento, há uma retração da participação política da população brasileira nos movimentos operário e sindical.

Sobre os temas cidadania e movimentos sociais no final dos anos 70, no Brasil, assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
5353ac25-dd
UEM 2010 - Sociologia - Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil

A pauta de reivindicação dos movimentos sociais contribuiu para reforma ou manutenção das políticas públicas na área da saúde e da educação.

Sobre os temas cidadania e movimentos sociais no final dos anos 70, no Brasil, assinale o que for correto.
C
Certo
E
Errado
c4e82b92-dd
UEM 2011 - Sociologia - Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil

os movimentos sociais nascem da necessidade de os trabalhadores lutarem pelo reconhecimento das suas necessidades e direitos por parte do Estado.

“Considerando que a sociedade capitalista tem sua organização e sua dinâmica marcadas pelas disputas e conflitos entre as classes sociais presentes nela, principalmente, entre as duas classes fundamentais, a burguesia e os trabalhadores, boa parte dos movimentos sociais será motivada, diretamente, por interesses de classe ou manifestará aspectos daquelas disputas como são os casos dos movimentos sindical, de camponeses, dos sem-teto.” (Sociologia/vários autores. 2. ed. Curitiba: SEED-PR, 2007, p. 222). A partir dessa citação, é correto afirmar que 
C
Certo
E
Errado
9a2b5649-b9
UECE 2019 - Sociologia - Estratificação e desigualdade social, Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil

No calendário oficial do Brasil, o dia 20 de novembro é o dia da Consciência Negra. A data faz referência à luta do Movimento Negro no país, que procura comemorar a resistência histórica e atual da população negra. Considerando essa data comemorativa, que em algumas cidades brasileiras é um dia feriado, observe a charge abaixo.
Angeli, Folha de São Paulo, 20/11/2006.

Assinale a opção que corresponde à posição crítica do chargista sobre o dia da Consciência Negra no Brasil.

A
A charge faz crítica ao Movimento Negro, que incita a discórdia racial na sociedade brasileira.
B
O chargista demonstra como a população negra contribui minimamente para a economia brasileira.
C
O chargista demonstra como os negros trabalhadores encontram alternativas para erradicar a miséria do país.
D
A charge de Angeli demonstra a persistência da desigualdade social e racial na sociedade brasileira.
2bba1504-c3
UFU-MG 2019 - Sociologia - Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil

A Estação Primeira de Mangueira se sagrou vitoriosa no carnaval de 2019 do Rio com a proposta de contar o “avesso” da história do Brasil – com um samba-enredo que jogou os holofotes do Sambódromo sobre heróis “apagados” da história e sobre as lutas de negros, de indígenas e de mulheres ao longo dos séculos, após o descobrimento.


A questão da diversidade e do reconhecimento das diferenças faz parte da pauta de discussão dos movimentos sociais feministas, negros, étnicos e indígenas.
De acordo com os pressupostos sociológicos, constituem-se justificativas para o apagamento desses heróis

A
a realização de movimentos sociais.
B
a existência de uma simplificação da nossa história.
C
a nossa cultura passar a ser real e concisa com a ausência de heróis.
D
as elites se manterem no poder.
7c8dfb9d-b4
Unimontes - MG 2018 - Sociologia - Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil

Os movimentos sociais vivem, na atualidade, um processo de diferenciação e de deslocamento decisivo. Tais novas mobilizações escapam das formas tradicionais de articulação política, devido ao surgimento de unidades diversificadas e autônomas que dedicam à solidariedade interna uma parte importante de seus recursos na busca por valorizar as diferenças culturais e a emergência de novas identidades minoritárias. Isso conduz à redefinição dos movimentos, nas sociedades complexas, como redes invisíveis de grupos, de pontos de encontro, de circuitos de solidariedade, que diferem profundamente da imagem do ator coletivo politicamente organizado.
Assinale a alternativa que NÃO condiz com a questão discutida.

A
Demarca a passagem dos movimentos sociais da sociedade moderna para novos movimentos sociais das sociedades complexas contemporâneas.
B
Versa sobre a mudança estrutural geral que é a original força da mudança histórica das coletividades humanas na contemporaneidade, portanto determinante das mudanças sociais e históricas gerais.
C
Reconhece a presença de pequenos sistemas dinâmicos, denominados redes sociais, que funcionam como novos aparelhos reguladores dos conflitos, tensões e acordos entre indivíduos e grupos minoritários.
D
Demonstra que a constituição da identidade social, coletiva e individual ultrapassa as esferas sociais, políticas e econômicas e incluem esferas culturais e simbólicas, dando profundidade às lutas por reconhecimento.
6a932657-a5
UFU-MG 2018 - Sociologia - Movimentos sociais no Brasil

Observe as figuras abaixo.



Essas figuras representam, respectivamente, os movimentos dos trabalhadores no século XIX e os movimentos juvenis no século XXI. Embora existam entre esses dois movimentos diferenças importantes, há também entre eles algumas semelhanças.


Com base nesse sistema de semelhanças e de diferenças, afirma-se que,

A
embora afastados temporalmente, nos dois movimentos a orientação política é difusa e indefinida.
B
embora ideologicamente diferentes, os dois movimentos se colocam em luta contra a ordem econômica e política capitalista.
C
embora representem diferentes atores sociais, os dois movimentos têm uma mesma orientação política.
D
embora sejam formas diretas de participação política, os dois movimentos não possuem representação social definida.
0d90409f-4e
ENEM 2013 - Sociologia - Cidadania e movimentos sociais, Movimentos sociais no Brasil

Ao longo das três últimas décadas, houve uma explosão de movimentos sociais pelo mundo. Essa diversidade de movimentos — que vão desde os movimentos por direitos civis e os movimentos feministas dos anos de 1960 e 1970, até os movimentos antinucleares e ecológicos dos anos de 1980 e a campanha pelos direitos homossexuais da década de 1990 — é normalmente denominado pelos comentadores do tema como novos movimentos sociais.

GIDDENS, A. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005 (adaptado).


Uma explicação para a expansão dos chamados novos movimentos sociais nas últimas três décadas é a

A
fragilidade das redes globais comunicacionais, como internet e telefonia.
B
garantia dos direitos sociais constitucionais, como educação e previdência.
C
crise das organizações representativas tradicionais, como partidos e sindicatos.
D
instabilidade das instituições políticas democráticas, como eleições e parlamentos.
E
consolidação das corporações transnacionais monopolistas, como petrolíferas e mineradoras.