Questõesde IF-TM sobre Sociologia

1
1
Foram encontradas 3 questões
4a7b513b-b4
IF-TM 2011 - Sociologia - Globalização, reestruturação produtiva e mudanças recentes do trabalho, Mundo do trabalho

Analisando a charge e os efeitos da globalização no mundo atual, é possível concluir que:


A
Ela beneficia a todos os países igualmente, pois terão acesso a novas tecnologias nas áreas de comunicação e da produção de bens de consumo.
B
Ela atinge sociedades, instituições e pessoas em todo o mundo, aumentando a responsabilidade social dos Estados, que passam a investir mais em saúde, educação e geração de empregos.
C
A riqueza produzida pela globalização tem beneficiado poucos países e, por ser mal distribuída, aprofundou a miséria e aumentou a distância entre ricos e pobres.
D
Com a globalização há uma circulação fabulosa de capitais entre os países, em busca de máxima lucratividade com o menor risco, o que leva ao extremo consumo de bens, tanto pelas populações ricas quanto pelas pobres.
E
Houve um desestímulo à migração internacional, pois os países pobres já conseguem produzir seus próprios bens de consumo, com a instalação das multinacionais em seus territórios.
4a7fc31e-b4
IF-TM 2011 - Sociologia - Cultura e sociedade, Cultura de massa e indústria cultural

Considerando a charge e a relação que se estabelece entre a globalização e a cultura, é incorreto afirmar que:

A
Vivemos numa sociedade onde prevalece a cultura de massa, mas as culturas tradicionais não desaparecem tão facilmente; elas se reatualizam, são reinterpretadas.
B
Num mundo interligado, a opinião pública organizada tem uma força cada vez maior, pressionando governos ou instituições para a solução de problemas urgentes.
C
No contexto de uma sociedade que se planetariza, novos tipos de comunicação são possíveis, independente da distância, mas também emergem novas formas de poder, especialmente da mídia e das transnacionais.
D
Há uma cultura internacional-popular, desvinculada do sentido de território, onde os personagens, imagens, situações veiculadas pela publicidade, cinema, televisão fazem parte do imaginário coletivo em todo o mundo.
E
A cultura globalizada favorece a liberdade dos indivíduos, pois difunde a cultura popular e cria vínculos desses com seus locais de origem, proporcionando a realização pessoal e a valorização da vida coletiva.
4a93261d-b4
IF-TM 2011 - Sociologia - Émile Durkheim e os Fatos Sociais, Relação entre Indivíduo e Sociedade

A reportagem abaixo versa sobre uma ocorrência policial numa cidade do interior paulista:


Rapaz é preso por roubar cinco barras de chocolate em Agudos


Agudos - O roubo de cinco barras de chocolate, ocorrido na manhã de anteontem, por volta das 8h20, em Agudos, acabou levando um homem de 31 anos à prisão. Na ocasião, ele estava acompanhado de uma jovem de 20 anos, que foi ouvida e liberada. De acordo com a Polícia Militar (PM), o fato ocorreu em um supermercado na avenida Rui Barbosa, vila Vienense. Após flagrar o furto dos chocolates, um funcionário do estabelecimento tentou evitar que o casal fugisse do local (...). Com a ajuda das imagens gravadas pelas câmeras de segurança do local, inclusive de furtos anteriores, a PM conseguiu localizar o casal com as barras de chocolate.

Fonte: Jornal da Cidade, Bauru (SP), 29/09/2011. Disponível em:
<http://www.jcnet.com.br/noticias.php?codigo=221539>



Segundo Émile Durkheim, considerado um dos pais da sociologia moderna, o crime é um fato social presente em toda sociedade e nem todo o crime é anômico. De acordo com essas informações, marque a alternativa incorreta sobre essas discussões em Durkheim.

A
A ocorrência de crimes é conceituada como fato social, e, independente da complexidade ou gravidade, é tipificada como anômica, por provocar reações efetivas pelas respostas punitivas da sociedade.
B
A utilidade social do crime resulta de sua função de regulador da evolução moral da sociedade, a fazer da pena não um remédio ou castigo, mas um elemento de coesão social, útil à formação da consciência coletiva e do consenso.
C
O crime tem a função social de aumentar a coesão entre a parcela da população que respeita a lei.
D
Os crimes se repetem com uma determinada frequência nas sociedades, e o criminoso bem como o crime, são inerentes a todo o tipo de sociedade; a criminalidade, portanto, é um fato social normal como os outros.
E
A consciência coletiva refere-se ao conjunto das crenças e dos sentimentos comuns à média dos membros de uma sociedade. A classificação de um ato como criminoso não depende das consciências particulares e um ato não é reprovado por ser criminoso, mas é criminoso por ser reprovado.