Questõessobre Etnocentrismo e diversidade cultural

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ENEM 2020 - Sociologia - Estratificação e desigualdade social, Desigualdades de raça, classe e gênero, Cultura e sociedade, Etnocentrismo e diversidade cultural

As canções dos escravos tornaram-se espetáculos em eventos sociais e religiosos organizados pelos senhores e chegaram a ser cantadas e representadas, ao longo do século XIX, de forma estereotipada e depreciativa, pelos blackfaces dos Estados Unidos e Cuba, e pelos teatros de revista do Brasil. As canções escravas, sob a forma de cakewalks ou lundus, despontavam frequentemente no promissor mercado de partituras musicais, nos salões, nos teatros e até mesmo na nascente indústria fonográfica — mas não necessariamente seus protagonistas negros. O mundo do entretenimento e dos empresários musicais atlânticos produziu atraentes diversões dançantes com base em gêneros e ritmos identificados com a população negra das Américas.

ABREU, M. O legado das canções escravas nos Estados Unidos e no Brasil: diálogos musicais no pós-abolição. Revista Brasileira de História, n. 69, jan.-jun. 2015.

A absorção de elementos da vivência escrava pela nascente indústria do lazer, como demonstrada no texto, caracteriza-se como

A
ação afirmativa.
B
missão civilizatória.
C
desobediência civil.
D
apropriação cultural.
E
comportamento xenofóbico.
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ENEM 2020 - Sociologia - Cultura e sociedade, Etnocentrismo e diversidade cultural, Cultura e identidade nacional

Um dos resquícios franceses na dança são os comandos proferidos pelo marcador da quadrilha. Seu papel é anunciar os próximos passos da coreografia. O abrasileiramento de termos franceses deu origem, por exemplo, ao saruê (soirée - reunião social noturna, ordem para todos se juntarem no centro do salão), anarriê (en arrière - para trás) e anavã (en avant — para frente).
Disponível em www.ebc.com.br Acesso em: 6 jul. 2015


A característica apresentada dessa manifestação popular resulta do seguinte processo socio-histórico:

A
Massificação da arte erudita.
B
Rejeição de hábitos elitistas.
C
Laicização dos rituais religiosos.
D
Restauração dos costumes antigos.
E
Apropriação de práticas estrangeiras.
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ENEM 2019, ENEM 2019 - Sociologia - Cultura e sociedade, Etnocentrismo e diversidade cultural

É amplamente conhecida a grande diversidade gastronômica da espécie humana. Frequentemente, essa diversidade é utilizada para classificações depreciativas. Assim, no início do século, os americanos denominavam os franceses de “comedores de rãs”. Os índios kaapor discriminam os timbiras chamando-os pejorativamente de “comedores de cobra”. E a palavra potiguara pode significar realmente “comedores de camarão”. As pessoas não se chocam apenas porque as outras comem coisas variadas, mas também pela maneira que agem à mesa. Como utilizamos garfos, surpreendemo-nos com o uso dos palitos pelos japoneses e das mãos por certos segmentos de nossa sociedade.
LARAIA, R. Cultura: um conceito antropológico. São Paulo: Jorge Zahar, 2001 (adaptado).

O processo de estranhamento citado, com base em um conjunto de representações que grupos ou indivíduos formam sobre outros, tem como causa o(a)

A
reconhecimento mútuo entre povos.
B
etnocentrismo recorrente entre populações.
C
comportamento hostil em zonas de conflito.
D
constatação de agressividade no estado de natureza.
E
transmutação de valores no contexto da modernidade.
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ENEM 2019, ENEM 2019 - Sociologia - Cultura e sociedade, Etnocentrismo e diversidade cultural, Cultura e identidade nacional

O frevo é uma forma de expressão musical, coreográfica e poética, enraizada no Recife e em Olinda, no estado de Pernambuco. O frevo é formado pela grande mescla de gêneros musicais, danças, capoeira e artesanato. É uma das mais ricas expressões da inventividade e capacidade de realização popular na cultura brasileira. Possui a capacidade de promover a criatividade humana e também o respeito à diversidade cultural. No ano de 2012, a Unesco proclamou o frevo como Patrimônio Imaterial da Humanidade.
PORTAL BRASIL. Disponível em: www.brasil.gov.br. Acesso em: 10 fev. 2013.

A característica da manifestação cultural descrita que justifica a sua condição de Patrimônio Imaterial da Humanidade é a

A
conversão dos festejos em produto da elite.
B
expressão de sentidos construídos coletivamente.
C
dominação ideológica de um grupo étnico sobre outros.

D
disseminação turística internacional dos eventos festivos.
E
identificação de simbologias presentes nos monumentos artísticos.
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UFPR 2018 - Sociologia - Cultura e sociedade, Etnocentrismo e diversidade cultural, Cultura e identidade nacional

Sobre a questão do etnocentrismo, Roque de Barros Laraia escreve que “o fato de o indivíduo ver o mundo através de sua cultura tem como consequência a propensão em considerar o seu modo de vida mais correto e o mais natural. Tal tendência, denominada etnocentrismo, é responsável em seus casos extremos pela ocorrência de numerosos conflitos sociais. O etnocentrismo, de fato, é um fenômeno universal. É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade, ou mesmo sua única expressão. [...] A dicotomia ‘nós e os outros’ expressa em níveis diferentes essa tendência. Dentro de uma mesma sociedade, a divisão ocorre sob a mesma forma de parentes e não parentes. Os primeiros são melhores por definição e recebem um tratamento diferenciado. [...] Comportamentos etnocêntricos resultam também em apreciações negativas dos padrões culturais de povos diferentes. Práticas de outros sistemas culturais são catalogadas como absurdas, deprimentes e imorais”.

(LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2001, p. 73-74.)


Em resumo, Laraia tenta nos mostrar que:

A
o etnocentrismo é um conceito amplamente difundido nas ciências humanas, mas incapaz de explicar de forma pormenorizada a construção das identidades nacionais, das práticas culturais e as relações formadas pelo “estranhamento” do contato entre diferentes grupos sociais. Afinal, quem dispõe dos instrumentos de análise pode escolher, conforme seus critérios próprios, como catalogar o outro.
B
a cultura tem um papel fundamental na elaboração de visões de mundo, e que o problema maior em considerar o etnocentrismo está no fato de que esse conceito não possui uma perspectiva cultural, mas apenas política, muito embora o autor não deixe claro essa contradição, já que ele próprio é etnocêntrico.
C
um dos pontos centrais que define o etnocentrismo, conceito amplamente difundido nos estudos antropológicos, é compreender como determinadas práticas culturais constituídas pelo “estranhamento” se tornam elementos fundamentais na construção das identidades de grupo, comunitárias, societárias e nacionais. Identidades que, por sua vez, estruturam-se por distinção, em que o observador assume para si e seu grupo a centralidade cognitiva.
D
para entendermos o real significado do etnocentrismo nas culturas ocidentais, será necessário pressupor que a dicotomia entre o “nós e os outros” é um aspecto que deve ser superado por todos que desejam construir uma visão genuinamente etnocêntrica.
E
não há problema em observar, agir e interagir a partir da seus próprios referenciais culturais. O conceito de etnocentrismo possui certa legitimidade, pois resguarda na centralidade cultural aquilo que uma raça tem de mais puro quando confrontada com outra.
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UFU-MG 2016 - Sociologia - Cultura e sociedade, Etnocentrismo e diversidade cultural

A humanidade cessa nas fronteiras da tribo, do grupo linguístico, às vezes mesmo da aldeia; a tal ponto, que um grande número de populações ditas primitivas se autodesigna com um nome que significa 'os homens' (ou às vezes - digamo-lo com mais discrição? - os 'bons', os 'excelentes', 'os completos'), implicando assim que as outras tribos, grupos ou aldeias não participam das virtudes ou mesmo da natureza humana, mas são, quando muito, compostos de 'maus', 'malvados', 'macacos da terra' ou de 'ovos de piolho'.
LÉVI-STRAUSS, C. Raça e História. Antropologia Estrutural Dois. São Paulo: Tempo Brasileiro, 1989: 334.

   Nesse trecho, o antropólogo Claude Lévi-Strauss descreve a reação de estranhamento que é comum às das sociedades humanas quando defrontadas com a diversidade cultural.
   Tal reação pode ser definida como uma tendência: 

A
Etnocêntrica
B
Iluminista
C
Relativista
D
Ideológica
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ENEM 2016 - Sociologia - Cultura e sociedade, Etnocentrismo e diversidade cultural, Cultura e identidade nacional

Hoje, a indústria cultural assumiu a herança civilizatória da democracia de pioneiros e empresários, que tampouco desenvolvera uma fineza de sentido para os desvios espirituais. Todos são livres para dançar e para se divertir, do mesmo modo que, desde a neutralização histórica da religião, são livres para entrar em qualquer uma das inúmeras seitas. Mas a liberdade de escolha da ideologia, que reflete sempre a coerção econômica, revela-se em todos os setores como a liberdade de escolher o que é sempre a mesma coisa.

ADORNO, T; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.

A liberdade de escolha na civilização ocidental, de acordo com a análise do texto, é um(a)

A
legado social.
B
patrimônio político.
C
produto da moralidade.
D
conquista da humanidade.
E
ilusão da contemporaneidade.
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UNICENTRO 2011 - Sociologia - Cultura e sociedade, Etnocentrismo e diversidade cultural

A suposição de que havia um consenso absoluto sobre a organização social e a vida cultural de cada tribo só era possível através da ideia que os administradores e cientistas europeus tinham da “tradição”. As sociedades “tribais” (ou “primitivas”) seriam, para eles, “sociedades tradicionais” — não só as regras de conduta eram pautadas rigidamente pelo costume, como esse costume era transmitido, oralmente e de forma imutável, de geração a geração, desde o princípio dos tempos. Os europeus não admitiam que os africanos pudessem refletir criticamente sobre a sua própria cultura”. (FIGUEIREDO, 2010, p. 9).


O texto pontua a construção do olhar europeu sobre a África, no período colonial.

A partir dos debates atuais sobre as relações étnicas no Brasil, identifique com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas sobre o texto.


( ) O resultado sociopolítico dessa visão estereotipada ainda hoje pode ser observado em relação à população afro-brasileira.


( ) Os conflitos raciais resultam de esteriótipos sociais, e não de fatos científicos.


( ) Um indivíduo etnocêntrico não tem capacidade de observar outras culturas nas próprias condições em que elas se mostram.


A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

A
V V V
B
F V V
C
V F F
D
F V F
E
V V F
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UNICENTRO 2012 - Sociologia - Cultura e sociedade, Etnocentrismo e diversidade cultural

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A partir da análise do quadro em evidência e considerando os estudos sobre etnocentrismo, identifique com V ou com F, conforme sejam verdadeiras ou falsas as afirmativas.

( ) Os grupos internos são etnocêntricos de modo que toda nação moderna possui, em maior ou menor grau, uma concepção etnocêntrica de si mesma.

( ) O fato de, em muitas regiões, as mulheres serem tratadas tão somente como seres inferiores representa por si só uma característica etnocêntrica.

( ) A discriminação, a violência e a agressividade verbal são consideradas formas de expressão de etnocentrismo.

A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a

A
V V V
B
V V F
C
F F V
D
F V F
E
V F V