Questõessobre A divisão social do trabalho
Desde o mundo antigo e sua filosofia, que o trabalho
tem sido compreendido como expressão de vida e
degradação, criação e infelicidade, atividade vital e
escravidão, felicidade social e servidão. Trabalho e
fadiga. Na Modernidade, sob o comando do mundo da
mercadoria e do dinheiro, a prevalência do negócio (negar
o ócio) veio sepultar o império do repouso, da folga e da
preguiça, criando uma ética positiva do trabalho.
ANTUNES. R. O século XX e a era da degradação do trabalho, ln: SILVA. J. P (Org.).
Por uma sociologia do século XX. São Paulo Annablume, 2007 (adaptado).
O processo de ressignificação do trabalho nas sociedades
modernas teve inicio a partir do surgimento de uma nova
mentalidade, influenciada pela
A criação de riquezas implica sacrifícios dos
trabalhadores em seu dia a dia.
“Tá vendo aquele edifício, moço
Ajudei a levantar
Foi um tempo de aflição, era quatro condução
Duas pra ir, duas pra voltar
Hoje depois dele pronto
Olho pra cima e fico tonto
Mas me vem um cidadão
E me diz desconfiado
‘Tu tá aí admirado ou tá querendo roubar’
Meu domingo tá perdido, vou pra casa entristecido
Dá vontade de beber
E pra aumentar meu tédio
Eu nem posso olhar pro prédio que eu ajudei a fazer”
Com base nesses versos, assinale o que for correto, em relação às características da sociedade capitalista.
A intensificação do processo de divisão social do
trabalho promove uma especialização crescente das
tarefas.
Segundo algumas concepções da sociologia do trabalho, a sociedade moderna é fundamentada por relações de
produção capitalistas. Em cada período histórico as relações de trabalho no interior da sociedade apresentam
diferentes características, fruto de modificações formais nas relações de produção capitalistas. Desta
perspectiva, na contemporaneidade as relações de trabalho são pautadas por:
A solidariedade social é classificada em dois tipos: a orgânica, típica das sociedades modernas, que é
fruto da divisão do trabalho, que torna cada parte ou indivíduo dependente um do outro, e a mecânica
ou por similitudes, presente nas sociedades mais simples e primitivas, nas quais a divisão do trabalho é
pouco desenvolvida e os indivíduos têm uma forte consciência coletiva, que se impõe à individual.
Num país que conviveu com o trabalho escravo
durante quatro séculos, o trabalho doméstico é ainda
considerado um subemprego. E os indivíduos que atuam
nessa área são, muitas vezes, vistos pelos patrões como
um mal necessário: é preciso ter em casa alguém que
limpe o banheiro, lave a roupa, tire o pó e arrume a gaveta.
Existe uma inegável desvalorização das atividades
domésticas em relação a outros tipos de trabalho.
RANGEL, C. Domésticas: nascer, deixar, permanecer ou simplesmente estar. In: SOUZA, E.
(Org.). Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte: Mazza, 2011 (adaptado).
Objeto de legislação recente, o enfrentamento do
problema mencionado resultou na
Num país que conviveu com o trabalho escravo durante quatro séculos, o trabalho doméstico é ainda considerado um subemprego. E os indivíduos que atuam nessa área são, muitas vezes, vistos pelos patrões como um mal necessário: é preciso ter em casa alguém que limpe o banheiro, lave a roupa, tire o pó e arrume a gaveta. Existe uma inegável desvalorização das atividades domésticas em relação a outros tipos de trabalho.
RANGEL, C. Domésticas: nascer, deixar, permanecer ou simplesmente estar. In: SOUZA, E. (Org.). Negritude, cinema e educação. Belo Horizonte: Mazza, 2011 (adaptado).
Objeto de legislação recente, o enfrentamento do problema mencionado resultou na
Uma sociedade é uma associação mais ou menos
autossuficiente de pessoas que em suas relações mútuas
reconhecem certas regras de conduta como obrigatórias
e que, na maioria das vezes, agem de acordo com elas.
Uma sociedade é bem ordenada não apenas quando
está planejada para promover o bem de seus membros,
mas quando é também efetivamente regulada por uma
concepção pública de justiça. Isto é, trata-se de uma
sociedade na qual todos aceitam, e sabem que os outros
aceitam, o mesmo princípio de justiça.
RAWLS, J. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 1997 (adaptado).
A visão expressa nesse texto do século XX remete a qual
aspecto do pensamento moderno?
Uma sociedade é uma associação mais ou menos autossuficiente de pessoas que em suas relações mútuas reconhecem certas regras de conduta como obrigatórias e que, na maioria das vezes, agem de acordo com elas. Uma sociedade é bem ordenada não apenas quando está planejada para promover o bem de seus membros, mas quando é também efetivamente regulada por uma concepção pública de justiça. Isto é, trata-se de uma sociedade na qual todos aceitam, e sabem que os outros aceitam, o mesmo princípio de justiça.
RAWLS, J. Uma teoria da justiça. São Paulo: Martins Fontes, 1997 (adaptado).
A visão expressa nesse texto do século XX remete a qual
aspecto do pensamento moderno?