Questõesde UERJ 2014 sobre Química

1
1
1
Foram encontradas 19 questões
efa6c23d-ba
UERJ 2014, UERJ 2014 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

O craqueamento é uma reação química empregada industrialmente para a obtenção de moléculas mais leves a partir de moléculas mais pesadas. Considere a equação termoquímica abaixo, que representa o processo utilizado em uma unidade industrial para o craqueamento de hexano.


Em um experimento para avaliar a eficiência desse processo, a reação química foi iniciada sob temperatura T1 e pressão P1 . Após seis horas, a temperatura foi elevada para T2 , mantendo-se a pressão em P1 . Finalmente, após doze horas, a pressão foi elevada para P2 , e a temperatura foi mantida em T2 . A variação da concentração de hexano no meio reacional ao longo do experimento está representada em:

A

B

C

D

ef8ca3a5-ba
UERJ 2014, UERJ 2014 - Química - Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente, Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

Em um experimento, os tubos I, II, III e IV, cujas aberturas estão totalmente vedadas, são iluminados por luzes de mesma potência, durante o mesmo intervalo de tempo, mas com cores diferentes. Além da mesma solução aquosa, cada tubo possui os seguintes conteúdos:


A solução aquosa presente nos quatro tubos tem, inicialmente, cor vermelha. Observe, na escala abaixo, a relação entre a cor da solução e a concentração de dióxido de carbono no tubo.


Os tubos I e III são iluminados por luz amarela, e os tubos II e IV por luz azul. Admita que a espécie de alga utilizada no experimento apresente um único pigmento fotossintetizante. O gráfico a seguir relaciona a taxa de fotossíntese desse pigmento em função dos comprimentos de onda da luz.


Após o experimento, o tubo no qual a cor da solução se modificou mais rapidamente de vermelha para roxa é o representado pelo seguinte número:

A
I
B
II
C
III
D
IV
ef8563d6-ba
UERJ 2014 - Química - Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido.

Na pele dos hipopótamos, encontra-se um tipo de protetor solar natural que contém os ácidos hipossudórico e nor-hipossudórico. O ácido hipossudórico possui ação protetora mais eficaz, devido à maior quantidade de um determinado grupamento presente em sua molécula, quando comparado com o ácido nor-hipossudórico, como se observa nas representações estruturais a seguir. 

 

O grupamento responsável pelo efeito protetor mais eficaz é denominado: 

A
nitrila
B
hidroxila
C
carbonila
D
carboxila
4ac2dfa2-ba
UERJ 2014, UERJ 2014 - Química - Teoria Atômica: átomos e sua estrutura - número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica, Transformações Químicas

Em 1815, o médico inglês William Prout formulou a hipótese de que as massas atômicas de todos os elementos químicos corresponderiam a um múltiplo inteiro da massa atômica do hidrogênio. Já está comprovado, porém, que o cloro possui apenas dois isótopos e que sua massa atômica é fracionária.

Os isótopos do cloro, de massas atômicas 35 e 37, estão presentes na natureza, respectivamente, nas porcentagens de:

A
55% e 45%
B
65% e 35%
C
75% e 25%
D
85% e 15%
4a8f8d67-ba
UERJ 2014 - Química - Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear, Química Orgânica, Energias Químicas no Cotidiano, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos.

Os combustíveis fósseis, que têm papel de destaque na matriz energética brasileira, são formados, dentre outros componentes, por hidrocarbonetos.

A combustão completa dos hidrocarbonetos acarreta a formação de um óxido ácido que vem sendo considerado o principal responsável pelo efeito estufa.

A fórmula química desse óxido corresponde a:

A
CO2
B
SO3
C
H2 O
D
Na2 O
4ab31e0a-ba
UERJ 2014 - Química - Teoria Atômica: átomos e sua estrutura - número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica, Transformações Químicas

Com base no número de partículas subatômicas que compõem um átomo, as seguintes grandezas podem ser definidas:


O oxigênio é encontrado na natureza sob a forma de três átomos: 16O, 17O e 18O. No estado fundamental, esses átomos possuem entre si quantidades iguais de duas das grandezas apresentadas.


Os símbolos dessas duas grandezas são:

A
Z e A
B
E e N
C
Z e E
D
N e A
9d1960f5-b9
UERJ 2014 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Fórmulas, Balanceamento e Leis ponderais das reações químicas, Representação das transformações químicas

A proporção de moléculas de água presentes na forma hidratada de um sal pode ser representada da seguinte forma, na qual X corresponde ao número de mols de água por mol desse sal:
CuSO4 . X H2O

Uma amostra de 4,99 g desse sal hidratado foi aquecida até que toda a água nela contida evaporou, obtendo-se uma massa de 3,19 g de sulfato de cobre II.
O número de mols de água por mol de sulfato de cobre II na composição do sal hidratado equivale a:

A
2
B
5
C
10
D
20
2ce9351d-4a
UERJ 2014, UERJ 2014 - Química

A vanilina é a substância responsável pelo aroma de baunilha presente na composição dedeterminados vinhos. Este aroma se reduz, porém, à medida que a vanilina reage com o ácidoetanoico, de acordo com a equação química abaixo.


A substância orgânica produzida nessa reação altera o aroma do vinho, pois apresenta um novo grupamento pertencente à função química denominada:

éster
álcool
cetona
aldeído
2cff1b57-4a
UERJ 2014, UERJ 2014 - Química

Diversos mecanismos importantes para a manutenção da vida na Terra estão relacionados com interações químicas.

A interação química envolvida tanto no pareamento correto de bases nitrogenadas no DNA quanto no controle de variações extremas de temperatura na água é uma ligação do seguinte tipo:

iônica
covalente
de hidrogênio
de van der Waals
7a5c2c15-ba
UERJ 2014 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

O craqueamento é uma reação química empregada industrialmente para a obtenção de moléculas mais leves a partir de moléculas mais pesadas. Considere a equação termoquímica abaixo, que representa o processo utilizado em uma unidade industrial para o craqueamento de hexano.

H3C − CH2 − CH2 − CH2 − CH2 − CH3 (g) H3C − CH2 − CH2 − CH3(g) + H2C = CH2 (g) ∆H >0


Em um experimento para avaliar a eficiência desse processo, a reação química foi iniciada sob temperatura T1 e pressão P1 . Após seis horas, a temperatura foi elevada para T2 , mantendo-se a pressão em P1 . Finalmente, após doze horas, a pressão foi elevada para P2 , e a temperatura foi mantida em T2 .


A variação da concentração de hexano no meio reacional ao longo do experimento está representada em:

A


B

C


D

7a461261-ba
UERJ 2014, UERJ 2014, UERJ 2014 - Química - Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos.

Um processo petroquímico gerou a mistura, em partes iguais, dos alcinos com fórmula molecular C6 H10. Por meio de um procedimento de análise, determinou-se que essa mistura continha 24 gramas de moléculas de alcinos que possuem átomo de hidrogênio ligado a átomo de carbono insaturado.

A massa da mistura, em gramas, corresponde a:

A
30
B
36
C
42
D
48
1146e983-4a
UERJ 2014, UERJ 2014, UERJ 2014 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Representação das transformações químicas

Considere um corpo sólido de volume V. Ao flutuar em água, o volume de sua parte submersa é igual a V/8 ; quando colocado em óleo, esse volume passa a valer V/6.

Com base nessas informações, conclui-se que a razão entre a densidade do óleo e a da água corresponde a:

A
0,15
B
0,35
C
0,55
D
0,75