Questõesde PUC - RS sobre Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

1
1
1
Foram encontradas 14 questões
d50ad265-fc
PUC - RS 2018 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

Macromoléculas biológicas que participam do metabolismo animal, tais como as enzimas, têm suas atividades afetadas quando o pH é alterado. Os gráficos abaixo apresentam a variação na atividade enzimática em função do pH das enzimas pepsina e tripsina, encontradas, respectivamente, no estômago e no intestino.


Com base na análise dos gráficos, podemos concluir que as atividades das enzimas pepsina e tripsina serão máximas quando as concentrações de íons hidrônio (H+) no meio, em mol L−1, forem, aproximadamente e respectivamente,

A
10−2 e 10−6
B
10−3 e 10−7
C
10−6 e 10−9
D
10−7 e 10−10
b8054dc6-fc
PUC - RS 2017 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

O uso crescente de combustíveis fósseis é responsável pelo aumento dos níveis de CO2 na atmosfera,o que gera graves riscos ambientais. Um dos efeitosdo acúmulo de CO2 na atmosfera é que, em contatocom a água do mar, esse gás dissolve-se e reage deacordo com a equação abaixo:

CO2 + H2O H+ + HCO3


Uma das consequências disso é que o pH da água domar torna-se mais ________, ameaçando espéciesmarinhas que dependem de estruturas calcárias parasua sobrevivência, como ________ e ________. Emtais condições de pH, as partes calcárias tendem a sedissolver. Com o desaparecimento dos corais, centenas de espécies que dependem deles serão extintas.

A
ácido – cifozoários – artrópodes
B
ácido – equinodermos – moluscos
C
básico – moluscos – cifozoários
D
básico – artrópodes – equinodermos
619a713f-b0
PUC - RS 2010 - Química - Propriedades Químicas dos Compostos Orgânicos: Número de Oxidação do Carbono. Efeitos Eletrônicos. Caráter Ácido-Base., Química Orgânica, Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

INSTRUÇÃO: Para responder a questão, analise a informação abaixo e as cinco fórmulas de compostos orgânicos.

Se dissolvidos em água, os ácidos carboxílicos e fenóis originam soluções ácidas; as aminas, nas mesmas condições, originam soluções básicas.

I. CH3 -COOH

II. HCHO

III.

IV.

V. CH3 – NH2

As substâncias que originam soluções com pH<7, quando dissolvidas em água, são, apenas,

A
I e II.
B
I e III.
C
II e V.
D
III e IV.
E
IV e V.
609741a1-30
PUC - RS 2016 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Propriedades Químicas dos Compostos Orgânicos: Número de Oxidação do Carbono. Efeitos Eletrônicos. Caráter Ácido-Base., Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Álcool, Fenol e Enol., Química Orgânica, Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão., Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido., Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos., Soluções e Substâncias Inorgânicas, Representação das transformações químicas, Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise o texto e a estrutura a seguir.

Uma das preocupações do Comitê Olímpico Internacional é combater o doping de atletas nas Olimpíadas. Para isso, uma série de análises é realizada rotineiramente com amostras de urina colhidas dos atletas. Nessas análises, uma das substâncias pesquisadas é o THG, que é um esteroide anabolizante. Os métodos de análise são extremamente sensíveis, sendo possível detectar THG em uma concentração tão baixa como 1 ppb (uma parte por bilhão). Isso significa uma concentração em que há um bilionésimo de grama de THG para cada grama de amostra.

De acordo com as informações acima, assinale a alternativa correta.

A
A molécula de THG apresenta grupo hidróxido, o que lhe confere caráter básico.
B
A cadeia carbônica do THG é cíclica, ramificada e tem 17 átomos de carbono.
C
Uma amostra de urina com 1 ppb de THG tem cerca de 1 bilhão de moléculas de THG.
D
Na água pura, com pH 7, a concentração de íons H+ é de 100 ppb.
E
O THG apresenta características químicas típicas de cetonas, alcenos e álcoois.
5284dc53-d6
PUC - RS 2016 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

No caso específico da catástrofe ambiental do Rio Doce, o volume de rejeitos que vazou equivale a um cubo de 391 m de lado. Informações preliminares indicam que o pH da lama seria 13; portanto, extremamente alcalino. Isso ilustra bem uma das limitações da biorremediação: não só é muito lenta e incerta como também só pode ser empregada se o material a biorremediar tem condições mínimas de abrigar alguma forma de vida – o que é duvidoso no caso dos rejeitos de mineração que praticamente colmataram a calha do rio Doce.
Adaptado do artigo da Revista Ciência Hoje, 333, Disponível em: http://www.cienciahoje.org.br/ revista/materia/id/1005/n/a_biorremediacao_ pode_ser_eficaz_no_rio_doce.

Com base no texto, é possível afirmar que a água do Rio Doce

A
chegou à concentração de íons OH− em torno de 1.10−13 mols/L.
B
necessitaria reduzir sua concentração de íons OH− em torno de um milhão de vezes para ficar neutra.
C
atingiu valores de concentração de íons H+ da ordem de 1.10−6 mols/L.
D
necessitaria diminuir o pH em seis vezes para se aproximar do pH 7.
E
necessitaria aumentar a concentração de íons H+ em seis vezes para se aproximar do pH 7.
5281d345-d6
PUC - RS 2016 - Química - Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Álcool, Fenol e Enol., Química Orgânica, Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão., Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos.

Em 2015, o prêmio Nobel de Medicina foi concedido à educadora e química chinesa Tu Youyou pela descoberta da artemisina. A artemisina é um composto extremamente eficaz contra o parasita causador da malária e já beneficiou milhões de pessoas no mundo todo. Tu Youyou, seguindo indicações de um dos clássicos da medicina tradicional chinesa, descobriu que extratos da planta Artemisia anuum apresentavam eficácia, e neles identificou a substância ativa. Acredita-se que o mecanismo de ação da artemisina envolve reações do grupo funcional O-O (peróxido) presente na molécula.
Artemisina

Com base nas informações, é correto afirmar que a artemisina apresenta

A
grupo funcional éster.
B
doze átomos de hidrogênio.
C
anel aromático ou benzênico.
D
pH ácido em solução aquosa.
E
isômeros cis e trans do grupo peróxido.
077dcdbd-1d
PUC - RS 2015 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise o texto e a tabela a seguir.

Os indicadores ácido-base são úteis para se obter informações sobre o pH de soluções. Alguns, como o extrato de repolho roxo, podem ser preparados facilmente por qualquer pessoa na cozinha. Outros, como o tornassol, a fenolftaleína e o alaranjado de metila, são mais usados em laboratórios. Eles apresentam uma cor em pH ácido, outra cor em pH básico, e tonalidades intermediárias em uma faixa limitada de pH (faixa de mudança de cor), conforme pode ser observado na tabela.

De acordo com as informações acima, é correto afirmar:

A
Uma solução que fica incolor com fenolftaleína poderia ter pOH 3.
B
Água com sal de cozinha fica rosa com fenolftaleína, mas amarela com alaranjado de metila.
C
Uma solução que é tingida de azul pelo tornassol seria tingida de amarelo pelo alaranjado de metila.
D
Colocando gotas de amoníaco em água com fenolftaleína, é possível que a cor mude de rosa para incolor.
E
Um suco de fruta com concentração de H+ igual a 0,0005 mol/L fica incolor com fenolftaleína, mas amarelo com o alaranjado de metila.
46ef4bbb-2a
PUC - RS 2014 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão., Sistemas Homogêneos: Solubilidade dos Sais, Hidrólise dos Sais e Curvas de Titulação.

INSTRUÇÃO: Para responder à questão , considere o conteúdo de três tubos de ensaio.

Tubo A: 10 mL de solução de hidróxido de cálcio
Tubo B: 10 mL de solução diluída de hidróxido de amônio com gotas de fenolftaleína a 0,1%
Tubo C: 10 mL de água

Pela adição de porções de gelo seco aos tubos, ocorre

A
a formação de precipitado branco no tubo A.
B
a formação de coloração azul no tubo A.
C
o desaparecimento da coloração azul no tubo B.
D
o surgimento de coloração rosada no tubo B.
E
a formação de precipitado branco no tubo C.
45fdd12b-2a
PUC - RS 2014 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão., Soluções e Substâncias Inorgânicas, Representação das transformações químicas

INSTRUÇÃO: Para responder à questão , analise as informações a seguir.

Uma das formas mais comuns de preparar medicamentos homeopáticos é por diluições conhecidas como centesimais hahnemannianas (CH). Nelas, o farmacêutico começa com um determinado material ou solução e o dilui a um centésimo da concentração inicial. A solução assim produzida será diluída novamente a um centésimo do que era. Desse modo, são feitas diluições sucessivas até chegar ao número prescrito na receita do médico. Assim, se um medicamento é 30 CH, isso significa que foi submetido a 30 diluições centesimais sucessivas. O medicamento homeopático acidum hydrochloricum, por exemplo, é preparado a partir de uma solução aquosa de ácido clorídrico. Tipicamente, o acidum hydrochloricum é preparado em diluições entre 5 e 30 CH.

Considerando que uma solução 1 mol/L de ácido clorídrico é diluída até certo número de CH, é correto afirmar que

A
a solução 5 CH tem pH alcalino próximo de 10.
B
a solução tem pH 4, se diluída até 2 CH.
C
a solução, se diluída a 10 CH, tem menos de uma molécula de HCl por litro.
D
a solução inicial tinha cerca de 0,36% de HCl, em massa.
E
o acidum hydrochloricum 30 CH é mais concentrado que o 5 CH.
f62fbb71-27
PUC - RS 2011 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

INSTRUÇÃO: Responder à questão 2 com base nas informações a seguir.

Três amostras líquidas, identificadas pelas letras A, B e C, foram testadas por meio de indicadores ácido- base. Os resultados são apresentados no quadro a seguir:

Imagem 006.jpg

A análise dos resultados permite concluir que as amostras A, B e C são, respectivamente,

A
vinagre, amoníaco e xampu neutro.
B
água de cal, vinagre e leite de magnésia.
C
leite de magnésia, ácido muriático e soro caseiro.
D
ácido de bateria, água destilada e leite.
E
leite, suco de laranja e suco de limão.
a1389d16-28
PUC - RS 2010, PUC - RS 2010 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

Os dados analisados permitem inferir que as soluções I, II e III têm, respectivamente, funções:

Imagem 003.jpg
A
ácida, básica e neutra.
B
ácida, neutra e básica
C
básica, ácida e neutra.
D
básica, neutra e ácida.
E
neutra, ácida e básica.
a02e8c69-28
PUC - RS 2010, PUC - RS 2010 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão., Soluções e Substâncias Inorgânicas

A análise das informações permite afirmar que, para soluções de mesma concentração,

Imagem 002.jpg
A
o pH do ácido acético é menor do que o do ácido fluorídrico.
B
entre os ácidos apresentados, o que mais con- duz a corrente elétrica é o cianídrico
C
a concentração de íons H+ é maior na solução de ácido fluorídrico do que na de ácido acético.
D
o ácido hipocloroso é o de mais alto pH.
E
qualquer um desses quatro ácidos apresentam pH maior do que 7,0.
a58b3040-2d
PUC - RS 2011 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão., Sistemas Homogêneos: Constantes: Kc e Kp. Deslocamento do Equilíbrio: Fatores.

                                                       Imagem 003.jpg

Pela análise do texto, é correto afirmar que

A
pessoas com asma, pneumonia ou enfisema pulmonar apresentam um aumento do pH do sangue devido ao deslocamento do equilíbrio para a direita.
B
o tratamento pode ser a administração intravenosa de uma solução aquosa de bicarbonato de sódio.
C
a diminuição do pH do sangue é decorrente do deslocamento do equilíbrio para a esquerda.
D
o tratamento pode ser a administração intravenosa de uma solução aquosa de cloreto de amônio.
E
o tratamento pode ser a administração intravenosa de uma solução aquosa de cloreto de sódio.
f0145423-3f
PUC - RS 2012 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

Um dos maiores inimigos dos monumentos históricos de Roma é a poluição causada pela fumaça lançada dos veículos, que transforma em pó mesmo as pedras calcárias mais resistentes. Esse processo vem arrui- nando baixos-relevos, colunas, portas e esculturas de valor inestimável, a uma velocidade aproximada de cinco milímetros em cada trinta anos.


O fenômeno referido é motivado

A
pelo elevado pH do meio produzido na reação entre a fumaça e a água.
B
pela ação mecânica entre as partículas da fumaça e o granito.
C
.pela reação química representada por: CaCO3 (s) + 2H+(aq) &rarr; CO2 (g)+ H2 O(l) + Ca2+aq) .
D
pelo caráter alcalino dos gases emanados dos veículos.
E
pela ação de micro-organismos presentes na fumaça.