Questõesde UEG sobre Química Orgânica

1
1
1
Foram encontradas 16 questões
a8b0028b-02
UEG 2017 - Química - Isomeria: Isomeria Espacial: Isomeria Geométrica (cis-trans) e Isomeria Óptica., Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido., Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

O ácido ascórbico, cuja estrutura química está apresentada a seguir, é uma molécula orgânica geralmente encontrada em frutas cítricas, sendo importante na produção de hormônios e neurotransmissores.



Após a análise de sua estrutura química, constata-se que essa molécula apresenta

A
a função cetona.
B
dois carbonos quirais.
C
insolubilidade em água.
D
sete átomos de hidrogênio.
E
carbonos com hibridização sp.
a8b79546-02
UEG 2017 - Química - Química Orgânica, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

A natureza das interações moleculares de reagentes e produtos de uma reação química pode ser compreendida através da análise de estruturas químicas. Um exemplo é a reação de redução de cetonas, cuja equação química está representada a seguir.



Nas espécies químicas envolvidas na reação, interações intermoleculares do tipo dipolo induzido ocorrem predominantemente na(s) molécula(s) de

A

isopropanol.

B
propanona.
C
hidrogênio.
D
propanona e hidrogênio.
E
hidrogênio e isopropanol.
8cf9ea28-f8
UEG 2015 - Química - Surfactantes, Química Orgânica, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

A remoção de gordura em utensílios domésticos é feita por ação mecânica, entretanto, a ação dos sabões facilita o processo de remoção de sujeiras gordurosas. Um exemplo de uma molécula de sabão é o dodecanoato de sódio, cuja estrutura química está mostrada a seguir.



O papel do sabão no processo de limpeza ocorre devido à

A
interação de van der Walls da parte apolar e à ligação de hidrogênio da parte polar de sua molécula, respectivamente, com a gordura e a água.
B
redução do pH do meio, possibilitando a solubilização da gordura na água.
C
diminuição da densidade da água, facilitando a precipitação das moléculas de gordura, que serão removidas por centrifugação.
D
tensão superficial da água que é elevada e que possibilita a formação de espuma que remove a sujeira.
8cefd631-f8
UEG 2015 - Química - Química Orgânica, Sistemas Gasosos - Lei, Teoria Cinética, Equação e Mistura dos Gases. Princípio de Avogadro., Transformações Químicas, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos.

Uma massa de 708 g de um alcano foi armazenada em um recipiente de volume igual a 30 L e exerce uma pressão de 10 atm quando a temperatura é igual a 27 °C.

Dado: R = 0,082 atm.L.Mol-1 .K-1 .

De acordo com os dados apresentados, o composto contido no recipiente é o

A
etano
B
butano
C
metano
D
propano
bba64796-f7
UEG 2016 - Química - Isomeria: Isomeria Espacial: Isomeria Geométrica (cis-trans) e Isomeria Óptica., Química Orgânica, Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

Hidrocarbonetos contendo apenas uma ligação dupla entre átomos de carbono são classificados como alcenos e podem apresentar isomeria e diferentes propriedades físicas. A seguir, são fornecidas as estruturas de algumas dessas moléculas.



A análise das estruturas químicas apresentadas indica que

A
A, B e C apresentam carbono com hidridização sp.
B
B tem maior calor de combustão do que C.
C
A e C representa a mesma molécula.
D
A e B são isômeros constitucionais.
E
B é a imagem especular de C.
21ac20ad-f7
UEG 2015 - Química - Química Orgânica, Isomeria: Isomeria Plana: Cadeia, Posição, Compensação, Função e Tautomeria., Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

A característica que os átomos de carbono possuem de ligar-se entre si leva a uma formação de grande variedade de moléculas orgânicas com diferentes cadeias carbônicas, o que influencia diretamente suas propriedades físicas.

Dentre os isômeros da molécula do heptano, aquele que apresentará a menor temperatura de ebulição é o

A
2-metilhexano
B
2,2-dimetilpentano
C
2,3-dimetilpentano
D
2,2,3-trimetilbutano
21a60488-f7
UEG 2015 - Química - Petróleo, Gás Natural e Carvão, Madeira, Hulha, Biomassa, Biocombustíveis e Energia Nuclear, Química Orgânica, Energias Químicas no Cotidiano, Transformações Químicas e Energia, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos., Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

Os hidrocarbonetos são largamente utilizados como combustíveis devido ao seu alto poder calorífico. Dentre eles destacam-se o metano e o butano, os quais apresentam calores de combustão iguais a 208 e 689 kcal.mol-1, respectivamente.

A energia produzida, em kcal. mol-1, pela combustão completa de 1000 g de uma mistura de metano e butano na proporção em massa de 2 partes do primeiro para 3 partes do segundo, será aproximadamente

A
11900
B
13000
C
12300
D
19300
e007a00d-f4
UEG 2019 - Química - Isomeria: Isomeria Espacial: Isomeria Geométrica (cis-trans) e Isomeria Óptica., Química Orgânica, Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

A creatina e a L-carnitina, moléculas orgânicas largamente utilizadas por atletas e esportistas para elevarem suas performances, têm suas estruturas químicas apresentadas a seguir.



Em comum, essas moléculas apresentam

A
ligações glicosídicas.
B
grupo hidroxila.
C
a mesma fórmula mínima.
D
carbono trigonal planar.
E
carbono com quatro ligantes diferentes.
e00ae83b-f4
UEG 2019 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Química Orgânica, Tipos de Reações Orgânicas: Oxidação, Redução e Polimerização., Representação das transformações químicas

O acetaminofeno, mais conhecido como paracetamol, é um analgésico antipirético que apresenta a fórmula estrutural a seguir.



Na combustão completa de 750 mg de paracetamol, a massa de CO2 formada, em gramas, será de aproximadamente


Dado: MM(Paracetamol) = 151 g.mol-1
MM(CO2) = 44 g.mol-1

A
1,7
B
15
C
18
D
151
E
44
4731d714-c3
UEG 2019 - Química - Química Orgânica, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

O conhecimento da estrutura química dos compostos orgânicos a seguir permite uma análise da natureza de suas interações intermoleculares e, se os valores de suas massas moleculares forem próximos, podem-se comparar suas propriedades físicas relativas.



Qual desses compostos orgânicos apresenta a menor temperatura de ebulição?

A
1
B
3
C
2
D
5
E
4
47359c1e-c3
UEG 2019 - Química - Química Orgânica, Polímeros - Plásticos e Borrachas

Polímeros são substâncias formadas por macromoléculas que apresentam unidades estruturais que se repetem sucessivamente. Dentre eles, destacam-se os náilons, que quimicamente são poliamidas sintéticas.

A unidade de repetição do polímero que representa o náilon é a:

A

B

C

D

E

473e5a7c-c3
UEG 2019 - Química - Química Orgânica, Tipos de Reações Orgânicas: Substituição, Adição e Eliminação., Tipos de Reagentes e Mecanismos das Reações Orgânicas.

O esquema a seguir representa a reação do álcool t-butanol com ácido clorídrico concentrado, o que geralmente é a metodologia utilizada para a obtenção do cloreto de t-butila em escala de laboratório.



Considerando-se as características dos reagentes envolvidos na reação, constata-se que o processo de formação do cloreto de t-butila envolve

A
ocorrência de reação ácido-base de Arrenhius.
B
clivagem homolítica de ligação química.
C
o caráter básico fraco do t-butanol.
D
produção de molécula quiral.
E
participação de radicais.
9ce522b4-c5
UEG 2018 - Química - Química Orgânica, Isomeria: Isomeria Plana: Cadeia, Posição, Compensação, Função e Tautomeria., Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

A seguir são apresentadas três moléculas orgânicas cujas propriedades físicas e químicas podem ser compreendidas a partir da análise de suas estruturas químicas.




Após a análise da estrutura química dessas moléculas, pode-se inferir que

A
A apresenta menor temperatura de ebulição do que B.
B
A apresenta quatro isômeros constitucionais.
C
B em uma reação de mononitração leva à formação de dois produtos de substituição eletrofílica.
D
C é insolúvel em uma solução aquosa de ácido clorídrico.
E
C é uma amida.
3e797cbf-c4
UEG 2018 - Química - Química Orgânica, Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

A figura a seguir representa a estrutura química do ibuprofeno, um fármaco anti-inflamatório não esteroide.


Constata-se que essa molécula possui

A
inércia química frente à solução de hidróxido de sódio.
B
grupo t-butila como substituinte no anel aromático.
C
fórmula mínima igual à fórmula molecular.
D
carbonos com hibridização sp e sp3 .
E
ligações majoritariamente iônicas.
b64b2b86-c4
UEG 2019 - Química - Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Álcool, Fenol e Enol., Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido., Principais Funções Orgânicas: Funções Nitrogenadas: Amina, Amida, Nitrila, Isonitrila e Nitro Composto.

As proteínas constituem um importante grupo de substâncias orgânicas, que se encontram presentes em todos os seres vivos. Elas são produzidas por organismos vivos por meio da junção de unidades menores, chamadas aminoácidos. Existem vinte aminoácidos, comumente encontrados nas proteínas, sendo que a diferença entre eles está no grupo lateral ou cadeia lateral. A seguir, encontra-se representada a estrutura do aminoácido tirosina.



As funções orgânicas presentes nesse aminoácido são:

A
álcool, amina e aldeído.
B
álcool, amida e ácido carboxílico.
C
amida, éster e hidrocarboneto.
D
fenol, amina e ácido carboxílico.
E
aldeído, amina e ácido carboxílico.
a2b7c52b-c4
UEG 2018 - Química - Química Orgânica, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

São mostradas a seguir as estruturas químicas de moléculas orgânicas que apresentam comportamentos diferentes no que se refere à solubilidade em água.


Dentre essas moléculas, as que apresentam baixa solubilidade em água são os compostos

A
A e C
B
A e B
C
B e C
D
B e D
E
C e D
3f4a4218-c4
UEG 2018 - Química - Isomeria: Isomeria Espacial: Isomeria Geométrica (cis-trans) e Isomeria Óptica., Química Orgânica

A estrutura a seguir representa a morfina, um fármaco com alto poder analgésico utilizado em casos de dores severas, e em cuja molécula existe a presença de carbonos quirais (carbonos estereogênicos).


Analisando a estrutura da morfina, constata-se que o número de carbonos quirais presentes é igual a

A
2
B
3
C
5
D
4
E
6
c35a210b-c3
UEG 2018 - Química - Química Orgânica, Fórmulas, Balanceamento e Leis ponderais das reações químicas, Representação das transformações químicas, Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

O composto conhecido como glicol possui uma composição centesimal de 39% de carbono, 51% de oxigênio e 10% de hidrogênio. Dentre as opções a seguir, identifique aquela que pode ser considerada a fórmula mínima do glicol.
Dados: MM(H) = 1 g.mol-1, MM(C) = 12 g.mol-1 e MM(O) = 16 g.mol-1

A
CH4O
B
CH3O
C
CH6O2
D
C3H5O2
E
C2H4O3
73e87453-c4
UEG 2018 - Química - Química Orgânica, Fórmulas, Balanceamento e Leis ponderais das reações químicas, Representação das transformações químicas, Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

O composto conhecido como glicol possui uma composição centesimal de 39% de carbono, 51% de oxigênio e 10% de hidrogênio. Dentre as opções a seguir, identifique aquela que pode ser considerada a fórmula mínima do glicol.

Dados: MM(H) = 1 g.mol-1 , MM(C) = 12 g.mol-1 e MM(O) = 16 g.mol-1

A
CH3O
B
CH4O
C
CH6O2
D
C2H4O3
E
C3H5O2
66eb6804-c3
UEG 2019 - Química - Química Orgânica, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

Isômeros são compostos com a mesma composição química, mas diferentes estruturas. Essas diferenças provocam alterações significativas nas propriedades químicas e físicas desses compostos. As figuras a seguir representam três isômeros do pentano (C5H12).


Sabendo-se que a temperatura de ebulição depende da intensidade das forças intermoleculares, a qual depende da geometria molecular, a ordem crescente de temperatura de ebulição dos três isômeros do pentano apresentados é, respectivamente:

A
I, III e II
B
III, II e I
C
I, II e III
D
II, I e III
E
II, III e I