Questõesde FGV sobre Química Orgânica

1
1
1
Foram encontradas 116 questões
65e4e603-05
FGV 2020 - Química - Química Orgânica, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

A mudança de estado de agregação das moléculas requer o rompimento de interações intermoleculares. Considere as fórmulas estruturais das substâncias a seguir.



Entre essas substâncias, formarão interações intermoleculares do tipo ligação de hidrogênio com a água apenas as indicadas por

A
1 e 3.
B
1 e 4.
C
2 e 3.
D
2 e 4.
E
3 e 4.
66003049-05
FGV 2020 - Química - Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Álcool, Fenol e Enol., Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido., Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

Um estudo revelou que determinado inseto usa como defesa a liberação de uma substância química que, ao interagir com a água, forma duas novas substâncias orgânicas e o ácido cianídrico, que é letal para seu predador. Essa reação pode ser representada pela equação:



A cadeia carbônica da substância 1 é classificada como __________________ e __________________ . A oxidação da substância 2 resulta em um composto que pertence à função orgânica __________________ .

As lacunas são preenchidas, respectivamente, por

A
saturada; homogênea; álcool.
B
saturada; heterogênea; éster.
C
saturada; homogênea; ácido carboxílico.
D
insaturada; homogênea; ácido carboxílico.
E
insaturada; heterogênea; éster.
65f82a4b-05
FGV 2020 - Química - Química Orgânica, Tipos de Reações Orgânicas: Substituição, Adição e Eliminação., Tipos de Reações Orgânicas: Oxidação, Redução e Polimerização., Polímeros - Plásticos e Borrachas

Uma solução para o problema do plástico em aterros sanitários pode ser o uso de embalagens descartáveis feitas do polímero PLA, desenvolvido a partir da polimerização do ácido lático. Esta reação está representada na equação:



O PLA é biodegradável e demora cerca de seis meses para se decompor, enquanto a degradação dos plásticos convencionais, como o poliestireno (PS), pode demorar até mil anos. A classificação da reação de formação do PLA e a fórmula estrutural do monômero que resulta no PS são

A


B


C


D


E


70e739de-b6
FGV 2016 - Química - Química Orgânica, Polímeros - Plásticos e Borrachas

Um polímero empregado no revestimento de reatores na indústria de alimentos é o politetrafluoreteno. Sua fabricação é feita por um processo análogo ao da formação do poliestireno e PVC.

O politetrafluoreteno é formado por reação de __________, e a fórmula mínima de seu monômero é ____________.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.

A
adição … CF2
B
adição … CHF
C
condensação … CF2
D
condensação … C2HF 
E
condensação … CHF
70cffe28-b6
FGV 2016 - Química - Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Álcool, Fenol e Enol., Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido.

O ácido orgânico empregado na esfera com o radioisótopo hólmio-166 apresenta a fórmula estrutural:

Utilize o texto para responder a questão.

    Uma inovadora radioterapia para tumores de fígado tem sido empregada nos últimos anos por meio da ingestão, pelo paciente, de microesferas do ácido 2-hidroxipropanoico, contendo o radioisótopo hólmio-166. Este radioisótopo é obtido pelo isótopo natural e estável hólmio-165 irradiado em um reator nuclear.
    Com a ingestão das microesferas, o paciente recebe radiação gama e beta, que são emitidas pelo radioisótopo 166Ho, e o crescimento das células tumorais é desacelerado.

(COSTA, R.F. Desenvolvimento de métodos e preparação de microesferas de polímero e resinas marcadas com Hólmio-166. Dissertação de mestrado. Disponível em: http://www.teses.usp.br/. Adaptado)
A

B

C

D

E

70c44fa7-b6
FGV 2016 - Química - Química Orgânica, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

As duas principais interações entre cada uma das substâncias I, II e III e as moléculas do solvente da solução que compõe o refrigerante são:

Utilize os textos para responder a questão.

Um refrigerante, de baixa caloria, fabricado no Brasil, tem em sua composição os adoçantes sacarina sódica (I) e ciclamato de sódio (II) e o conservante benzoato de sódio (III).


A imagem do rótulo desse refrigerante é apresentada a seguir:


A
íon – íon; íon – dipolo.
B
íon – íon; dipolo – dipolo.
C
íon – dipolo; ligação de hidrogênio.
D
íon – dipolo; dipolo induzido – dipolo induzido.
E
dipolo induzido – dipolo induzido; ligação de hidrogênio.
7677662d-ad
FGV 2015 - Química - Química Orgânica, Polímeros - Plásticos e Borrachas, Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

Os polímeros biodegradáveis podem ser empregados na confecção de sacolas plásticas utilizadas nos supermercados. Esses polímeros apresentam estruturas de cadeias alifáticas com grupos funcionais hidrolisáveis.

A fórmula estrutural que representa o monômero de um polímero biodegradável é

A


B


C


D


E


766b995b-ad
FGV 2015 - Química - Química Orgânica, Tipos de Reações Orgânicas: Substituição, Adição e Eliminação., Tipos de Reações Orgânicas: Oxidação, Redução e Polimerização.

O hidrogênio para células a combustível de uso automotivo poderá ser obtido futuramente a partir da reação de reforma do etanol. Atualmente, nessa reação, são gerados subprodutos indesejados: etanal (I) e etanoato de etila (II). Porém, pesquisadores da UNESP de Araraquara verificaram que, com o uso de um catalisador adequado, a produção de hidrogênio do etanol poderá ser viabilizada sem subprodutos.

(Revista Pesquisa Fapesp, 234, agosto de 2015. Adaptado)

A reação da transformação de etanol no subproduto I e a substância que reage com o etanol para formação do subproduto II são, correta e respectivamente,

A
substituição e etanal.
B
redução e etanal.
C
redução e ácido acético.
D
oxidação e etanal.
E
oxidação e ácido acético.
7671a9d6-ad
FGV 2015 - Química - Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Química Orgânica, Tipos de Reações Orgânicas: Oxidação, Redução e Polimerização., Polímeros - Plásticos e Borrachas, Representação das transformações químicas

Um certo polímero é produzido a partir de um monômero, que é um hidrocarboneto que contém somente uma instauração. A análise elementar por combustão completa de 0,5 mol de moléculas desse hidrocarboneto resultou em 1,5 mol de moléculas de CO2 .

A massa molar, em g.mol–1 , desse monômero é

A
28.
B
42.
C
44.
D
56.
E
58.
76256105-ad
FGV 2015 - Química - Química Orgânica, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

Na tabela, são apresentadas informações dos rótulos de dois produtos comercializados por uma indústria alimentícia.

           Água de coco Ingredientes  
Água de coco, água de coco concentrada reconstituída, sacarose (menos de 1% para padronização do produto) e conservador INS223

           Óleo de coco Ingredientes
Óleo vegetal de coco-da-bahia (Cocos nucifera L.) extraído em primeira prensagem mecânica.


Para melhorar as qualidades nutricionais desses produtos, o fabricante pretende adicionar a cada um deles vitaminas solúveis, tendo como opção aquelas representadas na figura.

                      

Considerando as vitaminas apresentadas, são mais solúveis na água de coco as __ (I)__ , e mais solúveis no óleo de coco as __(II)__ .

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.


A
I – vitaminas C e E … II – vitaminas B2 e K1
B
I – vitaminas C e B2 … II – vitaminas E e K1
C
I – vitaminas C e K1 … II – vitaminas B2 e E
D
I – vitaminas E e K1 … II – vitaminas C e B2
E
I – vitaminas E e B2 … II – vitaminas C e K1
5b2a16c2-3c
FGV 2014 - Química - Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Nitrogenadas: Amina, Amida, Nitrila, Isonitrila e Nitro Composto., Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

O surto da doença ebola já atinge vários países da África, causando centenas de mortes. O Japão pode oferecer uma medicação, o favipiravir. Entretanto, ela ainda não recebeu aprovação para uso.

(http://info.abril.com.br/noticias/ciencia/2014/08/japao-pode-oferecermedicamento-sem-aprovacao-para-ebola.shtml. Adaptado)

Na molécula do favipiravir, o número total de átomos de carbono que fazem ligações do tipo π e o grupo funcional destacado na estrutura são, respectivamente:

A
1 e amina.
B
3 e amida.
C
3 e amina.
D
5 e amina.
E
5 e amida.
5afc7689-3c
FGV 2014 - Química - Propriedades Químicas dos Compostos Orgânicos: Número de Oxidação do Carbono. Efeitos Eletrônicos. Caráter Ácido-Base., Química Orgânica

O faturamento da indústria farmacêutica no Brasil vem aumentando nos últimos anos e mantém forte potencial de crescimento. A população utiliza medicamentos preventivos de doenças, como a vitamina C, antinflamatórios de última geração, como a nimesulida, e medicação de uso continuado, como o propranolol.

(http://www.espm.br/Publicacoes/CentralDeCases/Documents/ACHE.pdf, http://qnint.sbq.org.br/qni/visualizarConceito.php?idConceito=14, Química Nova, vol. 36, n.º 8, 123-124, 2013)

Nas reações, apresentam-se as reações de hidrólise com os reagentes da vitamina C (I), da nimesulida (II) e do propranolol (III).



De acordo com o conceito de ácidos-bases de Brönsted-Lorry, a água nas equações I, II e III é classificada, respectivamente, como:


A
base, ácido e base.
B
base, ácido e ácido.
C
base, base e ácido.
D
ácido, ácido e base.
E
ácido, base e ácido.
5ae3c804-3c
FGV 2014 - Química - Química Orgânica, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

O segmento empresarial de lavanderias no Brasil tem tido um grande crescimento nas últimas décadas. Dentre os solventes mais empregados nas lavanderias industriais, destacam-se as isoparafinas, I, e o tetracloroetileno, II, conhecido comercialmente como percloro. Um produto amplamente empregado no setor de lavanderia hospitalar é representado na estrutura III.

(http://www.freedom.inf.br/revista/hc18/household.asp http://www.ccih.med.br/Caderno%20E.pdf. Adaptado)

Considerando cada uma das substâncias separadamente, as principais forças intermoleculares que ocorrem em I, II e III são, correta e respectivamente:

A
dipolo – dipolo, dipolo induzido – dipolo induzido, dipolo – dipolo.
B
dipolo – dipolo; dipolo – dipolo; ligação de hidrogênio.
C
dipolo induzido – dipolo induzido; dipolo induzido – dipolo induzido; ligação de hidrogênio.
D
ligação de hidrogênio; dipolo induzido – dipolo induzido; dipolo induzido – dipolo induzido.
E
ligação de hidrogênio; dipolo – dipolo; ligação de hidrogênio.