Questõesde EBMSP sobre Química Orgânica

1
1
1
Foram encontradas 8 questões
55ed369c-d7
EBMSP 2018 - Química - Surfactantes, Química Orgânica, Soluções e Substâncias Inorgânicas, Substâncias Inorgânicas e suas características: Ácidos, Bases, Sais e Óxidos. Reações de Neutralização.

Com base nessas informações associadas aos conhecimentos sobre as propriedades dos sistemas e das substâncias químicas, é correto afirmar:

    Os produtos cosméticos e de higiene pessoal são utilizados há milhares de anos em todas as partes do mundo. O aperfeiçoamento e a inovação das embalagens, como a fabricação de tubos descartáveis, a pesquisa e o desenvolvimento de materiais menos tóxicos para o tingimento, alisamento ou ondulação dos cabelos, xampus, cremes dentais com flúor e maquiagens, entre outros, contribuíram para o crescimento das grandes indústrias de cosméticos e de produtos para a higiene pessoal conhecidas atualmente.
A
A emulsão que apresenta óleo e água, utilizada na fabricação de cosméticos, é um sistema químico monofásico.
B
O dióxido de titânio, TiO2 (s), um bloqueador da luz solar usado em cosméticos, é um óxido básico solúvel em água.
C
O sistema gelatinoso utilizado na formulação de modeladores de cabelos e hidratantes para pele é obtido pela mistura entre líquidos imiscíveis.
D
O propano-1,2,3-triol, componente da glicerina presente em cremes que mantêm a maciez e umidade da pele, é um triálcool de cadeia carbônica homogênea não-ramificada.
E
A remoção do excesso de oleosidade dos cabelos pelo lauril sulfato de sódio, NaC12H25SO4 , detergente encontrado nos xampus, é justificada pela presença da cadeia carbônica polar.
f212e440-d7
EBMSP 2018 - Química - Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Álcool, Fenol e Enol., Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos., Principais Funções Orgânicas: Funções Nitrogenadas: Amina, Amida, Nitrila, Isonitrila e Nitro Composto., Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

O enfrentamento dos problemas ocasionados pela dependência química devido ao uso indiscriminado de drogas, lícitas ou ilícitas, é complexo e envolve diversos profissionais das áreas de saúde e educação, assistentes sociais, entre outros profissionais. Segundo pesquisadores da área de saúde, apesar da diversidade das drogas conhecidas atingirem diferentes alvos no cérebro, todas elas, direta ou indiretamente, aumentam a liberação de dopamina, neurotransmissor associado ao controle do movimento, da memória e da sensação do prazer, representado pela estrutura química



Considerando-se essa informação associada às propriedades dos compostos orgânicos, é correto afirmar:

A
A fórmula molecular do neurotransmissor representado na estrutura química é C7H9NO2. .
B
O caráter básico da dopamina está associado aos grupos hidroxila, –OH, ligados ao anel aromático.
C
A molécula da dopamina é constituída por uma cadeia carbônica mista saturada e heterogênea.
D
O neurotransmissor é um composto químico que apresenta grupos funcionais das classes das aminas e dos fenóis.
E
A dopamina é insolúvel em água devido à presença do anel benzênico na estrutura química desse composto orgânico.
d9a6b898-d6
EBMSP 2018 - Química - Glicídios, Lipídios, Aminoácidos e Proteínas., Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Álcool, Fenol e Enol., Química Orgânica

         

A testosterona, principal hormônio sexual masculino, representada pela estrutura I, é classificada como um esteroide anabolizante por estar relacionada ao aumento da massa muscular e da densidade e força óssea. Entretanto, o uso inadequado de testosterona sintética por pessoas que querem intensificar o ganho muscular é extremamente perigoso porque níveis elevados desse hormônio, no organismo, podem provocar desequilíbrio no sistema endócrino, o que resulta na atrofia de glândulas, no aumento do risco de doenças cardiovasculares e nas alterações de humor, entre outros efeitos colaterais. A testosterona é sintetizada em várias etapas, a partir do colesterol, composto químico de massa molar 386gmol–1, representado pela estrutura química II. 


Com base nas informações do texto e nas estruturas químicas da testosterona e do colesterol, pode-se concluir:

A
A testosterona é um composto químico que apresenta o grupo funcional dos ésteres na cadeia cíclica insaturada.
B
O grupo funcional da classe dos álcoois secundários está presente na estrutura química da testosterona e na estrutura química do colesterol.
C
A parte aberta da cadeia carbônica do colesterol é constituída por seis átomos de carbono e doze átomos de hidrogênio.
D
O percentual, em massa, do grupo hidroxila OH presente em 1,0mol de moléculas de colesterol é de, aproximadamente, 2,3%.
E
O colesterol e a testosterona são substâncias orgânicas de cadeia carbônica heterogênea constituída por anéis aromáticos condensados.
d9767154-d6
EBMSP 2018 - Química - Interações Atômicas: Ligações Iônicas, Ligações Covalentes e Ligações Metálicas. Ligas Metálicas., Glicídios, Lipídios, Aminoácidos e Proteínas., Substâncias e suas propriedades, Química Orgânica, Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

              

dimetilnitrosamina        1,2-dimetil-hidrazina


Compostos químicos como os representados pelas estruturas químicas – dimetilnitrosamina e 1,2-dimetil-hidrazina – são agentes carcinogênicos alquilantes capazes de gerar espécies químicas, como o carbocátion metila, +CH3 , que reagem com o ácido desoxirribonucleico, DNA. Essas espécies químicas podem se unir a átomos de nitrogênio e a átomos de oxigênio, constituintes das bases nitrogenadas do DNA, por ligações covalentes, a exemplo da guanina e da citosina, bases que interagem, entre sí, por ligações de hidrogênio. A alteração química do DNA pode desencadear o início de uma sequência de eventos que resulta no crescimento e na reprodução desordenada de células cancerosas.


Com base nas informações, nas estruturas dos compostos químicos e nos conhecimentos sobre os modelos de ligações químicas, é correto afirmar:

A
A estrutura química do agente carcinogênico 1,2-dimetil-hidrazina apresenta onze pares de elétrons compartilhados por ligações covalentes simples.
B
O agente dimetilnitrosamina pertence à classe dos nitrocompostos porque apresenta o grupo NO ligado diretamente ao heteroátomo da cadeia carbônica.
C
A ligação química entre o carbocátion metila e um dos átomos de nitrogênio da guanina implica transferência de um par de elétrons do nitrogênio do grupo +CH3 .
D
O átomo de oxigênio e o átomo de nitrogênio, constituintes das bases nitrogenadas do DNA apresentam o mesmo número de elétrons na camada de valência.
E
A ruptura das ligações de hidrogênio que unem as moléculas de guanina e citosina, no DNA, é mais difícil do que a ruptura da ligação covalente formada entre o átomo de nitrogênio e o grupo +CH3
1193eacd-d6
EBMSP 2018 - Química - Surfactantes, Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Química Orgânica, Fórmulas, Balanceamento e Leis ponderais das reações químicas, Transformações Químicas, Representação das transformações químicas

O sabão é constituído por sais de ácidos graxos superiores, como o estearato de sódio, um sal orgânico representado por C17H35COONa. Como a estrutura química do ânion originário do ácido carboxílico possui uma cadeia carbônica longa e apolar, que permite a interação com óleos e gorduras, ligada a uma extremidade polar, o COO, que interage com a água, as gotículas de lipídios envolvidas por moléculas do sabão, as micelas, podem ser removidas ao enxaguar o material com água. A principal desvantagem do uso do sabão é a reação com cátions bivalentes que forma sais insolúveis, na maioria das vezes, constituídos por cálcio ou magnésio, que não têm eficiência como agente de limpeza.

Com base nessas informações e nos conhecimentos de Química, é correto afirmar: 

A
O ânion estearato é derivado de um ácido graxo monoprótico de cadeia carbônica insaturada.
B
O processo de saponificação envolve a hidrólise de um éter, em meio aquoso, na presença de uma base forte.
C
A interação entre as moléculas de água e a extremidade polar do estearato de sódio é do tipo dipolo-dipolo induzido.
D
A presença de um cátion derivado de metal alcalino, na estrutura química do sal orgânico, reduz a solubilidade do composto em água.
E
O sal formado pela reação entre o estearato de sódio e íons cálcio presentes na água é representado pela fórmula química Ca(C17H35CO2)2.
118fbbf1-d6
EBMSP 2018 - Química - Glicídios, Lipídios, Aminoácidos e Proteínas., Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Química Orgânica, Representação das transformações químicas

Considerando-se as informações apresentadas no texto e na estrutura química associadas aos conhecimentos de Química, é correto afirmar:

Questão



    O bezafibrato, composto químico de massa molar 362gmol–1 representado pela estrutura química, é um regulador de lipídios que contribui para a redução de triglicerídios – compostos resultantes da combinação de três moléculas de ácido graxo com glicerol – e do colesterol LDL e para o aumento do colesterol HDL no sangue. Entretanto estudos sobre compostos orgânicos encontrados nas águas detectaram a presença do bezafibrato – um dos poluentes dos sistemas aquáticos, possivelmente descartado pelo esgoto, como resíduo da ingestão desse medicamento – nas águas subterrâneas e nos reservatórios.
A
A quantidade de matéria dos átomos de carbono constituintes de 362g de bezafibrato é de 16mol.
B
O valor da massa do cloro presente em 600mg do regulador de lipídios é de, aproximadamente, 28mg.
C
O número de moléculas do bezafibrato presente em 400mg desse composto orgânico é de, aproximadamente, 6,6.1020 moléculas.
D
A hidrólise de triglicerídios, em meio ácido, produz moléculas de um triácido orgânico e um monoálcool.
E
A proporção mínima entre a soma das massas molares dos átomos de oxigênio presentes nessa estrutura química e a massa molar do bezafibrato é de 16:181.
118c4c79-d6
EBMSP 2018 - Química - Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido., Principais Funções Orgânicas: Hidrocarbonetos: Alcano, Alceno, Alcino, Alcadieno, Ciclos Alcano e Alceno, Aromáticos. Haletos., Cadeias Carbônicas: Características e Classificações do Átomo do Carbono, Tipos de Ligação e Hibridação. Tipos de Cadeias Carbônicas e Fórmulas. Séries: Homóloga, Isóloga e Heteróloga.

Com relação à estrutura química e às propriedades do bezafibrato, é correto afirmar:

Questão



    O bezafibrato, composto químico de massa molar 362gmol–1 representado pela estrutura química, é um regulador de lipídios que contribui para a redução de triglicerídios – compostos resultantes da combinação de três moléculas de ácido graxo com glicerol – e do colesterol LDL e para o aumento do colesterol HDL no sangue. Entretanto estudos sobre compostos orgânicos encontrados nas águas detectaram a presença do bezafibrato – um dos poluentes dos sistemas aquáticos, possivelmente descartado pelo esgoto, como resíduo da ingestão desse medicamento – nas águas subterrâneas e nos reservatórios.
A
O grupo funcional da classe das aminas e o da classe das cetonas são constituintes da estrutura química do bezafibrato.
B
A ionização do hidrogênio ligado ao nitrogênio é mais fácil do que a ionização do hidrogênio associado ao oxigênio, em meio aquoso.
C
O número de átomos de carbono que utilizam orbitais híbridos sp2 é o dobro do número de átomos de carbono que usam orbitais do tipo sp3.
D
A solubilidade do bezafibrato em água envolve a formação de interações dipolo-dipolo induzido entre o solvente e o grupo carboxila do soluto.
E
O átomo de cloro associado ao anel aromático representa a classe funcional dos haletos orgânicos, e o átomo de oxigênio da cadeia carbônica representa a classe dos éteres.
1178c1cb-d6
EBMSP 2018 - Química - Substâncias e suas propriedades, Química Orgânica, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido., Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação.

As pesquisas científicas, que podem demorar anos para serem concluídas, têm como objetivo encontrar soluções para a resolução de um problema ou para responder a determinados questionamentos, com base na observação de padrões e de tendências, utilizados para formular hipóteses que são testadas, em experimentos controlados. A partir dos resultados obtidos são criados modelos e/ou teorias que servem como parâmetros para a resolução do problema ou dos questionamentos propostos.

Com relação ao método científico e a modelos e teorias desenvolvidos para explicar a estrutura e as propriedades das substâncias químicas, é correto afirmar:

A
O sabor ácido dos sucos de frutas cítricas indica que a concentração de íons H3O+(aq) é menor do que 1,0.10–7moll–1, nesses sistemas aquosos.
B
O metanal, representado pela fórmula molecular H2CO, tem forma geométrica trigonal plana, de acordo com o modelo de ligações covalentes.
C
A dissolução da glicose, C6H12O6(s), em água destilada, leva à formação de uma solução aquosa condutora de eletricidade, segundo as observações de Arrhenius.
D
A cor que identifica elementos químicos, como o enxofre ou o ferro, é atribuída à energia luminosa absorvida na transição de elétrons nos átomos desses elementos.
E
O composto químico cuja análise revela a presença de, aproximadamente, 41% de carbono, 4% de hidrogênio e 55% de oxigênio, em massa, tem fórmula mínima C7H4O7.