Questõesde PUC - RS 2017 sobre Química

1
1
1
Foram encontradas 9 questões
b840cde1-fc
PUC - RS 2017 - Química - Química Orgânica, Tipos de Reagentes e Mecanismos das Reações Orgânicas.

Os radicais livres são espécies químicas que contêm elétrons desemparelhados, sendo por isso pouco estáveis e extremamente reativos. Alguns são produzidos no próprio organismo, apresentando elétrons desemparelhados no átomo de oxigênio, e estão associados a doenças graves. Sobre os radicais livres produzidos no organismo, é correto afirmar que

A
incluem espécies químicas como OH−.
B
oxidam membranas mitocondriais, causando o envelhecimento celular.
C
produzem peróxido de hidrogênio, um radical livre, quando degradados por antioxidantes.
D
oxidam-se ao reagirem com outras moléculas no organismo, pois atuam como agentes redutores.
b83b1769-fc
PUC - RS 2017 - Química - Teoria Atômica: átomos e sua estrutura - número atômico, número de massa, isótopos, massa atômica, Transformações Químicas: elementos químicos, tabela periódica e reações químicas, Transformações Químicas

Leia o texto sobre adulterações em bebidas alcoólicas.


“Nos últimos cinco anos, pesquisadores brasileiros passaram a estudar o grau de adulteração em produtos nacionais e estrangeiros a partir da análise da quantidade existente, em seu conteúdo, da forma estável mais pesada do átomo de carbono, o isótopo denominado carbono 13 (13C), muito mais raro do que o leve carbono 12 (12C). A relação entre o número de átomos desses dois tipos de carbono pode denunciar a adoção de alguns procedimentos ilegais, ou no mínimo não muito divulgados, durante a fabricação de bebidas.

” PIVETTA, M., Traquinagens etílicas. Pesquisa Fapesp 94,

dez/2003.


Considerando as informações do texto acima, é correto afirmar que

A
o carbono 13 apresenta 6 nêutrons e 7 prótons em seu núcleo.
B
o número atômico do isótopo mais abundante do carbono é 12.
C
a eletrosfera de um átomo de carbono 13 apresenta 13 elétrons.
D
uma molécula de etanol com átomos de carbono 13 poderia ter massa 48 u.
b833667f-fc
PUC - RS 2017 - Química - Transformações Químicas e Energia, Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

Leia o texto e analise a tabela sobre entalpias de ligação para responder à questão.


O lixo urbano pode ser usado para a produção de uma importante fonte de energia, o metano. Essa substância é produzida na decomposição anaeróbica da matéria orgânica, podendo ser usada como combustível em veículos e na indústria.


Considerando os valores aproximados das entalpias de ligação apresentados na tabela, em relação ao metano é possível afirmar que

A
sua combustão completa libera menos energia que a combustão incompleta.
B
sua queima em um lampião é possível, pois se trata de um combustível líquido.
C
a combustão completa libera cerca de 50 kJ por grama de combustível queimado.
D
a combustão completa é uma reação exotérmica com ΔH = −380 kJ por mol desse gás.
b82f8f3b-fc
PUC - RS 2017 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Soluções e Substâncias Inorgânicas

Leia o texto e analise as informações sobre teor de cafeína nas amostras apresentadas a seguir.

Bebidas e alimentos contendo cafeína (C8 H10N4 O2 ) são apreciados no mundo todo, o que motiva uma extensa produção agrícola. Apesar de sua popularidade, a cafeína é considerada uma substância tóxica, podendo levar à morte se for consumida em uma dose de 10 g ou superior. No Rio Grande do Sul, o mate e o café são muito populares, mas qual deles tem a maior quantidade de cafeína? A tabela abaixo mostra a quantidade de cafeína encontrada em algumas amostras.

Em relação aos dados apresentados, assinale a alternativa correta


A
Um café expresso contém aproximadamente 0,2 mol de cafeína.
B
O consumo do volume correspondente a 100 cafés expressos é letal.
C
Um chimarrão feito com 100 g de erva-mate pode fornecer mais cafeína do que 10 cafezinhos.
D
Adicionando-se 30 mL de água a um café expresso, este é diluído, e a quantidade de cafeína presente passa a ser de 20,0 mg.
b824ed67-fc
PUC - RS 2017 - Química - Substâncias e suas propriedades, Interações Atômicas: Geometria Molecular, Polaridade da ligação e da Molécula, Forças Intermoleculares e Número de Oxidação.

A síntese da amônia pelo processo Haber-Bosch, desenvolvido no início do século XX, representou um dos maiores progressos para a produção de alimentos em larga escala, pois possibilitou a produção em grande quantidade de fertilizantes nitrogenados. Nessa síntese, ocorre a reação direta entre nitrogênio e hidrogênio gasosos, conforme mostra a equação química não balanceada a seguir. Essa reação é realizada com auxílio de um catalisador de ferro e tende a atingir uma condição de equilíbrio químico.


N2 + H2 NH3


Em relação à referida reação, é correto afirmar que

A
ocorre produção de moléculas polares a partir de moléculas apolares.
B
na molécula de N2 há uma ligação dupla mais difícil de quebrar do que a ligação simples no H2 .
C
a adição de NH3 ao sistema favorece o sentido dos produtos.
D
a molécula de H2 forma ligações de hidrogênio e, por essa razão, apresenta fortes interações intermoleculares com a amônia.
b81410f6-fc
PUC - RS 2017 - Química - Transformações Químicas e Energia, Termoquímica: Energia Calorífica, Calor de reação, Entalpia, Equações e Lei de Hess.

A produção de muitos dos alimentos e bebidas mais apreciados envolve processos fermentativos. A produção do vinho e da cerveja, realizada com auxílio do Saccharomyces cerevisiae, é um exemplo. Esse micro-organismo é capaz de alimentar-se de açúcares simples, como a glicose, produzindo etanol e dióxido de carbono, como mostra a equação química não balanceada a seguir.


C6 H12O6 CH3 CH2 OH + CO2


Sobre esse assunto, é correto afirmar que

A
a reação apresenta ΔH < 0, pois o micro-organismo obtém energia da reação.
B
são consumidos 180 g de glicose para produzir um mol de etanol.
C
o Saccharomyces cerevisiae armazena seu genoma em um plasmídeo.
D
o Saccharomyces cerevisiae é encontrado no fermento químico.
b80fd6a3-fc
PUC - RS 2017 - Química - Soluções: características, tipos de concentração, diluição, mistura, titulação e soluções coloidais., Grandezas: massa, volume, mol, massa molar, constante de Avogadro e Estequiometria., Soluções e Substâncias Inorgânicas, Representação das transformações químicas

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise a representação do glifosato a seguir.

O uso de agrotóxicos é objeto de preocupações, pois o contato com doses elevadas no momento da aplicação tem causado sérios problemas de saúde a trabalhadores rurais. Esse problema se agrava quando os agricultores aplicam doses maiores do que as recomendadas, em uma tentativa de controlar pragas resistentes. O glifosato, por exemplo, no uso agrícola comum, é adquirido como uma solução com a concentração de 360 gramas por litro, sendo aplicados cinco litros por hectare (um hectare equivale a 10000 m²).


Sobre esse assunto, fazem-se as seguintes afirmativas.


I. Em uma aplicação de glifosato, cada hectare de lavoura recebe mais de 1,0×1023 moléculas desse herbicida.

II. Em uma molécula de glifosato há mais átomos de hidrogênio do que de oxigênio.

III. A concentração de glifosato na solução é de aproximadamente 2,1 mol/L.


Está/Estão correta(s) a(s) afirmativa(s)

A
I, apenas.
B
II, apenas.
C
I e III, apenas.
D

I, II e III.

b80a457e-fc
PUC - RS 2017 - Química - Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido., Principais Funções Orgânicas: Funções Nitrogenadas: Amina, Amida, Nitrila, Isonitrila e Nitro Composto.

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, analise a representação do glifosato a seguir.


A Coniza bonariensis é uma planta comestível e muito perfumada, às vezes usada como tempero. Popularmente, é conhecida como buva, rabo-defoguete, voadeira ou margaridinha-dos-campos, pela semelhança de suas flores com a margarida. A buva é muito resistente e se desenvolve em todo tipo de solo e clima. Por isso, é considerada uma erva daninha nas grandes monoculturas de trigo e soja, onde disputa espaço com as outras plantas e reduz o rendimento da safra. Os agricultores combatemna há décadas com herbicidas, especialmente com o glifosato. Recentemente, uma mutação conferiu à buva resitência a esse agrotóxico.

Sobre esse assunto, é correto afirmar que

A
a molécula de glifosato apresenta vários grupos polares, o que dificulta sua solubilização em água.
B
a molécula de glifosato apresenta os grupos funcionais amina e ácido carboxílico.
C
a frase “a buva adquiriu resistência ao agrotóxico” expressa uma perspectiva Darwinista.
D
a buva, que é uma gimnosperma, é mais suscetível a mutações que as angiospermas.
b8054dc6-fc
PUC - RS 2017 - Química - Equilíbrio Químico, Sistemas Homogêneos: Equilíbrio Químico na Água: pH e pOH, Indicadores Ácido-Base, Solução Tampão.

O uso crescente de combustíveis fósseis é responsável pelo aumento dos níveis de CO2 na atmosfera,o que gera graves riscos ambientais. Um dos efeitosdo acúmulo de CO2 na atmosfera é que, em contatocom a água do mar, esse gás dissolve-se e reage deacordo com a equação abaixo:

CO2 + H2O H+ + HCO3


Uma das consequências disso é que o pH da água domar torna-se mais ________, ameaçando espéciesmarinhas que dependem de estruturas calcárias parasua sobrevivência, como ________ e ________. Emtais condições de pH, as partes calcárias tendem a sedissolver. Com o desaparecimento dos corais, centenas de espécies que dependem deles serão extintas.

A
ácido – cifozoários – artrópodes
B
ácido – equinodermos – moluscos
C
básico – moluscos – cifozoários
D
básico – artrópodes – equinodermos