Questõesde UEG sobre Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

1
1
1
Foram encontradas 10 questões
a8b79546-02
UEG 2017 - Química - Química Orgânica, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

A natureza das interações moleculares de reagentes e produtos de uma reação química pode ser compreendida através da análise de estruturas químicas. Um exemplo é a reação de redução de cetonas, cuja equação química está representada a seguir.



Nas espécies químicas envolvidas na reação, interações intermoleculares do tipo dipolo induzido ocorrem predominantemente na(s) molécula(s) de

A

isopropanol.

B
propanona.
C
hidrogênio.
D
propanona e hidrogênio.
E
hidrogênio e isopropanol.
a8b0028b-02
UEG 2017 - Química - Isomeria: Isomeria Espacial: Isomeria Geométrica (cis-trans) e Isomeria Óptica., Química Orgânica, Principais Funções Orgânicas: Funções Oxigenadas: Cetona, Aldeído, Éter, Éster, Ácido Carboxílico, Anidrido Orgânico e Cloreto de Ácido., Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

O ácido ascórbico, cuja estrutura química está apresentada a seguir, é uma molécula orgânica geralmente encontrada em frutas cítricas, sendo importante na produção de hormônios e neurotransmissores.



Após a análise de sua estrutura química, constata-se que essa molécula apresenta

A
a função cetona.
B
dois carbonos quirais.
C
insolubilidade em água.
D
sete átomos de hidrogênio.
E
carbonos com hibridização sp.
8cf9ea28-f8
UEG 2015 - Química - Surfactantes, Química Orgânica, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

A remoção de gordura em utensílios domésticos é feita por ação mecânica, entretanto, a ação dos sabões facilita o processo de remoção de sujeiras gordurosas. Um exemplo de uma molécula de sabão é o dodecanoato de sódio, cuja estrutura química está mostrada a seguir.



O papel do sabão no processo de limpeza ocorre devido à

A
interação de van der Walls da parte apolar e à ligação de hidrogênio da parte polar de sua molécula, respectivamente, com a gordura e a água.
B
redução do pH do meio, possibilitando a solubilização da gordura na água.
C
diminuição da densidade da água, facilitando a precipitação das moléculas de gordura, que serão removidas por centrifugação.
D
tensão superficial da água que é elevada e que possibilita a formação de espuma que remove a sujeira.
21ac20ad-f7
UEG 2015 - Química - Química Orgânica, Isomeria: Isomeria Plana: Cadeia, Posição, Compensação, Função e Tautomeria., Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

A característica que os átomos de carbono possuem de ligar-se entre si leva a uma formação de grande variedade de moléculas orgânicas com diferentes cadeias carbônicas, o que influencia diretamente suas propriedades físicas.

Dentre os isômeros da molécula do heptano, aquele que apresentará a menor temperatura de ebulição é o

A
2-metilhexano
B
2,2-dimetilpentano
C
2,3-dimetilpentano
D
2,2,3-trimetilbutano
4731d714-c3
UEG 2019 - Química - Química Orgânica, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

O conhecimento da estrutura química dos compostos orgânicos a seguir permite uma análise da natureza de suas interações intermoleculares e, se os valores de suas massas moleculares forem próximos, podem-se comparar suas propriedades físicas relativas.



Qual desses compostos orgânicos apresenta a menor temperatura de ebulição?

A
1
B
3
C
2
D
5
E
4
9ce522b4-c5
UEG 2018 - Química - Química Orgânica, Isomeria: Isomeria Plana: Cadeia, Posição, Compensação, Função e Tautomeria., Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

A seguir são apresentadas três moléculas orgânicas cujas propriedades físicas e químicas podem ser compreendidas a partir da análise de suas estruturas químicas.




Após a análise da estrutura química dessas moléculas, pode-se inferir que

A
A apresenta menor temperatura de ebulição do que B.
B
A apresenta quatro isômeros constitucionais.
C
B em uma reação de mononitração leva à formação de dois produtos de substituição eletrofílica.
D
C é insolúvel em uma solução aquosa de ácido clorídrico.
E
C é uma amida.
a2b7c52b-c4
UEG 2018 - Química - Química Orgânica, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

São mostradas a seguir as estruturas químicas de moléculas orgânicas que apresentam comportamentos diferentes no que se refere à solubilidade em água.


Dentre essas moléculas, as que apresentam baixa solubilidade em água são os compostos

A
A e C
B
A e B
C
B e C
D
B e D
E
C e D
66eb6804-c3
UEG 2019 - Química - Química Orgânica, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

Isômeros são compostos com a mesma composição química, mas diferentes estruturas. Essas diferenças provocam alterações significativas nas propriedades químicas e físicas desses compostos. As figuras a seguir representam três isômeros do pentano (C5H12).


Sabendo-se que a temperatura de ebulição depende da intensidade das forças intermoleculares, a qual depende da geometria molecular, a ordem crescente de temperatura de ebulição dos três isômeros do pentano apresentados é, respectivamente:

A
I, III e II
B
III, II e I
C
I, II e III
D
II, I e III
E
II, III e I
e3a85576-6d
UEG 2011 - Química - Química Orgânica, Relações da Química com as Tecnologias, a Sociedade e o Meio Ambiente, Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas.

As cianobactérias são micro-organismos que apresentam grande capacidade de colonização em diversos habitats e, de acordo com a taxonomia atual, existem pelo menos 40 gêneros que são produtoras de toxinas em ambientes aquáticos, por causa da crescente eutrofização desses ambientes. A saxitoxina, representada abaixo, é uma neurotoxina produzida por algumas espécies de cianobactérias.

Imagem 050.jpg

Sobre esse assunto, é CORRETO afirmar:

A
a saxitoxina apresenta fórmula molecular Imagem 051.jpg que, quando dissolvida em água, confere maior apolaridade à molécula.
B
a estrutura da molécula de saxitoxina apresenta os grupos cetona e amina, que são altamente solúveis em substâncias como o éter etílico.
C
as cianobactérias filamentosas possuem células especializadas para reprodução, chamadas de heterocistos, que controlam a produção das toxinas, dentre elas, da saxitoxina.
D
a eutrofização nos ambientes aquáticos tem sido produzida por atividades humanas como as descargas de esgotos domésticos e industriais, o que desencadeia o processo de liberação de saxitoxina.
1b72b396-6f
UEG 2010 - Química - Interações Atômicas: Ligações Iônicas, Ligações Covalentes e Ligações Metálicas. Ligas Metálicas., Substâncias e suas propriedades, Química Orgânica, Tipos de Reagentes e Mecanismos das Reações Orgânicas., Substâncias Inorgânicas: dissociação iônica e ionização, conceitos de ácido-base., Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos: Polaridade das Ligações e Moléculas, Forças Intermoleculares, Ponto de Fusão e Ponto de Ebulição, Solubilização das Substâncias Orgânicas., Soluções e Substâncias Inorgânicas

O cloreto de t-butila pode ser obtido em laboratório a partir da reação do álcool t-butílico com ácido clorídrico concentrado, sendo ao final o produto separado do meio reacional por decantação e, em seguida, purificado por destilação fracionada. A equação química que descreve as etapas envolvidas no processo está descrita na figura abaixo.

Imagem 030.jpg

A análise da figura permite perceber que, na etapa

A
I, têm-se uma reação ácido-base de Brönsted.
B
II, têm-se uma clivagem homolítica de ligação química.
C
III, o carbocátion atua como um nucleófilo.
D
III, forma-se um produto menos volátil do que o álcool t-butílico.