Questõesde UEM 2011 sobre Português

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Foram encontradas 185 questões
f8cfaf80-dd
UEM 2011 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Um traço marcante na obra de Rubem Fonseca é a banalização da morte, como se pode ver neste trecho: “Esses motoristas de ônibus são todos uns assassinos, disse o perito, ainda bem que o local está perfeito, dá pra fazer um laudo que nenhum rábula vai contestar” (“Livro de ocorrências”, p. 113). No excerto, o narrador, ao focalizar o perito, mostra sua preocupação exclusiva com a adequação do local para a elaboração de um laudo técnico, sem qualquer lampejo de sentimento em relação à morte do ser humano.

Assinale o que for correto em relação ao livro de Rubem Fonseca, O cobrador. (FONSECA, R.. O cobrador. São Paulo: Companhia das Letras, 1989) 
C
Certo
E
Errado
f8c2ee45-dd
UEM 2011 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

A presença do realismo fantástico na estrutura narrativa dos contos de Rubem Fonseca, aspecto responsável pelo desaparecimento dos limites entre fatos reais e sobrenaturais, justifica tanto o caráter fragmentado da linguagem dos textos como a violência gratuita entre as personagens do mundo narrado.

Assinale o que for correto em relação ao livro de Rubem Fonseca, O cobrador. (FONSECA, R.. O cobrador. São Paulo: Companhia das Letras, 1989) 
C
Certo
E
Errado
f8beb7db-dd
UEM 2011 - Português - Interpretação de Textos, Gêneros Textuais, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

A preferência de Rubem Fonseca pelo gênero “conto”, como se observa em outros contistas contemporâneos, pode ser justificada pelo dinamismo e velocidade dos acontecimentos, relativos ao contexto em que o autor está inserido.

Assinale o que for correto em relação ao livro de Rubem Fonseca, O cobrador. (FONSECA, R.. O cobrador. São Paulo: Companhia das Letras, 1989) 
C
Certo
E
Errado
f8b5f2a4-dd
UEM 2011 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

No fragmento do poema “Estrela da Manhã”, os versos revelam a ironia do poeta e seu instinto de homem solitário e melancólico, confirmado nos versos: “Meus amigos meus inimigos / Procurem a estrela da manhã”, fruto do impulso de liberdade e de criação autônoma aliados ao sarcasmo que marca a produção poética de Bandeira.

Leia atentamente o fragmento abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

“Estrela da Manhã”
Eu quero a estrela da manhã
Onde está a estrela da manhã?
Meus amigos meus inimigos
Procurem a estrela da manhã

Ela desapareceu ia nua...
Desapareceu com quem?
Procurem por toda parte

Digam que sou um homem sem orgulho
Um homem que aceita tudo
Que me importa?
Eu quero a estrela da manhã.
(...)

(BANDEIRA, M.. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983, p. 227)
C
Certo
E
Errado
f8ca127d-dd
UEM 2011 - Português - Interpretação de Textos, Flexão verbal de pessoa (1ª, 2ª, 3ª pessoa), Morfologia - Verbos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

O conto “Livro de ocorrências”, organizado em três partes, é narrado em primeira pessoa. Na primeira parte, relata um caso de violência doméstica; na segunda, narra a morte do garoto de bicicleta no trânsito; e, na terceira, registra o suicídio de um homem no banheiro de seu apartamento.

Assinale o que for correto em relação ao livro de Rubem Fonseca, O cobrador. (FONSECA, R.. O cobrador. São Paulo: Companhia das Letras, 1989) 
C
Certo
E
Errado
f8c66b63-dd
UEM 2011 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Rubem Fonseca pode ser considerado escritor hiper-realista, em razão da ênfase às questões psicológicas referentes ao ser humano, como se pode observar no trecho do conto Onze de maio: “Pharoux carrega com ele um estilete de aço. Que raios quererá esse maluco com tal arma? Pharoux tem sempre um ar hostil, sua cara parece dizer: odiar é o mais longo e o melhor dos prazeres”(p. 123).

Assinale o que for correto em relação ao livro de Rubem Fonseca, O cobrador. (FONSECA, R.. O cobrador. São Paulo: Companhia das Letras, 1989) 
C
Certo
E
Errado
f8b9d85c-dd
UEM 2011 - Português - Interpretação de Textos, Morfologia - Verbos, Flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro), Flexão verbal de modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Os versos “Ela desapareceu ia nua/ Desapareceu com quem? (...) / Digam que sou um homem sem orgulho / Um homem que aceita tudo/ Que me importa? / Eu quero a estrela da manhã.” expressam o desejo intenso pela mulher (“estrela da manhã”), ser inatingível para o poeta, reiterado nas repetições, “Eu quero (...)”; e no tempo verbal imperativo, “Procurem (...)”; “Procurem (...)”; “Digam (...)”.

Leia atentamente o fragmento abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

“Estrela da Manhã”
Eu quero a estrela da manhã
Onde está a estrela da manhã?
Meus amigos meus inimigos
Procurem a estrela da manhã

Ela desapareceu ia nua...
Desapareceu com quem?
Procurem por toda parte

Digam que sou um homem sem orgulho
Um homem que aceita tudo
Que me importa?
Eu quero a estrela da manhã.
(...)

(BANDEIRA, M.. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983, p. 227)
C
Certo
E
Errado
f8ae93e4-dd
UEM 2011 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

O poeta Manuel Bandeira buscou na vida a inspiração para um dos seus grandes temas – a observação da rua e dos seus habitantes, principalmente as mulheres. Nos versos “Ela desapareceu ia nua/ Desapareceu com quem?”, a figura feminina surge personificada, inatingível e preenchendo apenas a imaginação do poeta.

Leia atentamente o fragmento abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

“Estrela da Manhã”
Eu quero a estrela da manhã
Onde está a estrela da manhã?
Meus amigos meus inimigos
Procurem a estrela da manhã

Ela desapareceu ia nua...
Desapareceu com quem?
Procurem por toda parte

Digam que sou um homem sem orgulho
Um homem que aceita tudo
Que me importa?
Eu quero a estrela da manhã.
(...)

(BANDEIRA, M.. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983, p. 227)
C
Certo
E
Errado
f8a262b9-dd
UEM 2011 - Português - Uso das aspas, Pontuação

Assinale a alternativa correta quanto ao emprego dos sinais de pontuação e à sua função no texto.

Em “Comecemos, no rastro do escritor Arthur Koestler (1905-1983), tentando estabelecer a ‘gramática’ do humor” (linhas 7-9), as aspas empregadas na palavra “gramática” ressaltam o valor significativo do que o autor entende por regra. 

Texto

Choque entre contextos é da natureza de todas as pilhérias


Hélio Schawartsman

Articulista da Folha de S.Paulo.


(Texto retirado da Folha de S.Paulo, 1.°/5/2011. Ilustrada. E4)

C
Certo
E
Errado
f89e3ae0-dd
UEM 2011 - Português - Travessão, Pontuação

Assinale a alternativa correta quanto ao emprego dos sinais de pontuação e à sua função no texto.

Em “À medida que crescem, vão – espera-se – buscando formas mais sofisticadas e cerebrais” (linhas 55-57), o duplo travessão introduz um comentário do autor. 

Texto

Choque entre contextos é da natureza de todas as pilhérias


Hélio Schawartsman

Articulista da Folha de S.Paulo.


(Texto retirado da Folha de S.Paulo, 1.°/5/2011. Ilustrada. E4)

C
Certo
E
Errado
f8981709-dd
UEM 2011 - Português - Pontuação, Uso da Vírgula

Assinale a alternativa correta quanto ao emprego dos sinais de pontuação e à sua função no texto.

Em “Kant, na ‘Crítica do Juízo’, diz que o riso é o resultado da ‘súbita transformação de uma expectativa tensa em nada’” (linhas 63-65), a segunda vírgula foi empregada equivocadamente, visto que separa o sujeito do verbo. 

Texto

Choque entre contextos é da natureza de todas as pilhérias


Hélio Schawartsman

Articulista da Folha de S.Paulo.


(Texto retirado da Folha de S.Paulo, 1.°/5/2011. Ilustrada. E4)

C
Certo
E
Errado
f8a9e971-dd
UEM 2011 - Português - Interpretação de Textos, Gêneros Textuais, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

O poeta Manuel Bandeira é uma das vozes mais representativas da poesia brasileira. Pertencente ao livro Estrela da Manhã, o fragmento acima apresenta uma síntese dos pressupostos poéticos que nortearam a linguagem parnasiano-simbolista, força de resistência no início do modernismo brasileiro, tal como exemplificam os versos, ”Eu quero a estrela da manhã/ Onde está a estrela da manhã?”.

Leia atentamente o fragmento abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

“Estrela da Manhã”
Eu quero a estrela da manhã
Onde está a estrela da manhã?
Meus amigos meus inimigos
Procurem a estrela da manhã

Ela desapareceu ia nua...
Desapareceu com quem?
Procurem por toda parte

Digam que sou um homem sem orgulho
Um homem que aceita tudo
Que me importa?
Eu quero a estrela da manhã.
(...)

(BANDEIRA, M.. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983, p. 227)
C
Certo
E
Errado
f8b215b2-dd
UEM 2011 - Português - Interpretação de Textos, Gêneros Textuais, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

No fragmento em questão, apesar do impulso de liberdade e de criação autônoma do poeta, constata-se um tradicional esquema de rimas na primeira estrofe, que desaparece ao longo do texto: AABA (manhã/ manhã/ inimigos/ manhã), fruto do espírito de formação clássica do poeta.

Leia atentamente o fragmento abaixo e, a seguir, assinale a alternativa correta.

“Estrela da Manhã”
Eu quero a estrela da manhã
Onde está a estrela da manhã?
Meus amigos meus inimigos
Procurem a estrela da manhã

Ela desapareceu ia nua...
Desapareceu com quem?
Procurem por toda parte

Digam que sou um homem sem orgulho
Um homem que aceita tudo
Que me importa?
Eu quero a estrela da manhã.
(...)

(BANDEIRA, M.. Poesia Completa e Prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983, p. 227)
C
Certo
E
Errado
f8a5efb6-dd
UEM 2011 - Português - Parênteses, Travessão, Pontuação

Assinale a alternativa correta quanto ao emprego dos sinais de pontuação e à sua função no texto.

Em “sobrevive mesmo nos gracejos mais elaborados, na forma de malícia (caso das piadas em que se comparam diversas nacionalidades), autodepreciação (típica do humor judaico)” (linhas 83-87), os parênteses substituem travessões. 

Texto

Choque entre contextos é da natureza de todas as pilhérias


Hélio Schawartsman

Articulista da Folha de S.Paulo.


(Texto retirado da Folha de S.Paulo, 1.°/5/2011. Ilustrada. E4)

C
Certo
E
Errado
f88f1aed-dd
UEM 2011 - Português - Uso dos conectivos, Sintaxe

Assinale a alternativa correta quanto às afirmações sobre os elementos linguísticos, em negrito, empregados no texto

Em “A crueldade é explícita nos chistes mais primitivos (...), mas sobrevive mesmo nos gracejos mais elaborados” (linhas 81-84), o elemento destacado em negrito é empregado como elemento de inclusão. 

Texto

Choque entre contextos é da natureza de todas as pilhérias


Hélio Schawartsman

Articulista da Folha de S.Paulo.


(Texto retirado da Folha de S.Paulo, 1.°/5/2011. Ilustrada. E4)

C
Certo
E
Errado
f88aef88-dd
UEM 2011 - Português - Uso dos conectivos, Análise sintática, Sintaxe

Assinale a alternativa correta quanto às afirmações sobre os elementos linguísticos, em negrito, empregados no texto

Em “À medida que crescem, vão – espera-se – buscando formas mais sofisticadas e cerebrais” (linhas 55-57), a expressão destacada em negrito estabelece uma relação de proporção entre as ações expressas nas duas orações. 

Texto

Choque entre contextos é da natureza de todas as pilhérias


Hélio Schawartsman

Articulista da Folha de S.Paulo.


(Texto retirado da Folha de S.Paulo, 1.°/5/2011. Ilustrada. E4)

C
Certo
E
Errado
f8940b37-dd
UEM 2011 - Português - Uso dos dois-pontos, Pontuação

Assinale a alternativa correta quanto ao emprego dos sinais de pontuação e à sua função no texto

Os dois pontos, em “Mas o simples fato de alguém ter achado que isso seria engraçado já revela um paradoxo: por que somos capazes de rir da desgraça alheia?” (linhas 3- 6), introduzem uma síntese do que foi dito anteriormente. 

Texto

Choque entre contextos é da natureza de todas as pilhérias


Hélio Schawartsman

Articulista da Folha de S.Paulo.


(Texto retirado da Folha de S.Paulo, 1.°/5/2011. Ilustrada. E4)

C
Certo
E
Errado
f87bd785-dd
UEM 2011 - Português - Uso dos conectivos, Sintaxe

Assinale a alternativa correta quanto às afirmações sobre os elementos linguísticos, em negrito, empregados no texto

Em “Fazer troça com autistas é quase tão ruim quanto passar rasteira em cego” (linhas 1-3), os elementos destacados em negrito estabelecem uma correlação comparativa entre a condição dos cegos e a dos autistas. 

Texto

Choque entre contextos é da natureza de todas as pilhérias


Hélio Schawartsman

Articulista da Folha de S.Paulo.


(Texto retirado da Folha de S.Paulo, 1.°/5/2011. Ilustrada. E4)

C
Certo
E
Errado
f8805419-dd
UEM 2011 - Português - Interpretação de Textos, Advérbios, Morfologia, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a alternativa correta quanto às afirmações sobre os elementos linguísticos, em negrito, empregados no texto

Em “O gozado emerge da oposição entre a abstração estatística e a concretude” (linhas 32- 33), o elemento destacado em negrito desencadeia uma consequência do contraste apresentado. 

Texto

Choque entre contextos é da natureza de todas as pilhérias


Hélio Schawartsman

Articulista da Folha de S.Paulo.


(Texto retirado da Folha de S.Paulo, 1.°/5/2011. Ilustrada. E4)

C
Certo
E
Errado
f8859171-dd
UEM 2011 - Português - Uso dos conectivos, Sintaxe

Assinale a alternativa correta quanto às afirmações sobre os elementos linguísticos, em negrito, empregados no texto

Em “ adolescentes gostam de anedotas sexuais” (linhas 54- 55), o elemento destacado em negrito introduz uma relação temporal vinculada às preferências dos adolescentes nessa etapa da vida. 

Texto

Choque entre contextos é da natureza de todas as pilhérias


Hélio Schawartsman

Articulista da Folha de S.Paulo.


(Texto retirado da Folha de S.Paulo, 1.°/5/2011. Ilustrada. E4)

C
Certo
E
Errado