Questõesde UDESC sobre Português
Analise as proposições em relação à obra Os milagres do cão Jerônimo, ao conto As nove
cantoras paralíticas, Péricles Prade, ao Texto , e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Da leitura do fim do conto, infere-se que Marcola, o viajante, apresenta-se cantando no
palco, paralítico, porque desvendou o segredo das cantoras paralíticas.
( ) Muitos contos da obra de Péricles Prade assemelham-se aos contos de fadas, às
fábulas e, como estas, também, encerram ensinamentos morais. Assim, no conto As
nove cantoras paralíticas, o ensinamento é dado pelo seguinte adágio: o tempo é
inimigo da perfeição.
( ) No período “Preocupado, pois justo é o receio de provocar desconfianças” (linha 12) a
palavra destacada pode ser substituída por porque, não comprometendo o sentido e a
coerência no texto, uma vez que “porque” exercerá, também, a função de conjunção
coordenativa explicativa.
( ) No conto, Falma, a mulher que revela ao viajante o segredo das cantoras paralíticas, é
expulsa da aldeia e amaldiçoada para sempre.
( ) No segmento “em virtude do raro talento que as domina. Podem cantar meses a fio,
sem cansaço, tendo a melodia a força de manter” (linhas 5 e 6), as palavras
destacadas são, na morfologia, sequencialmente, pronome pessoal oblíquo,
preposição, artigo definido e artigo definido.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Analise as proposições em relação à obra Os milagres do cão Jerônimo, ao conto As nove cantoras paralíticas, Péricles Prade, ao Texto , e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Da leitura do fim do conto, infere-se que Marcola, o viajante, apresenta-se cantando no palco, paralítico, porque desvendou o segredo das cantoras paralíticas.
( ) Muitos contos da obra de Péricles Prade assemelham-se aos contos de fadas, às fábulas e, como estas, também, encerram ensinamentos morais. Assim, no conto As nove cantoras paralíticas, o ensinamento é dado pelo seguinte adágio: o tempo é inimigo da perfeição.
( ) No período “Preocupado, pois justo é o receio de provocar desconfianças” (linha 12) a palavra destacada pode ser substituída por porque, não comprometendo o sentido e a coerência no texto, uma vez que “porque” exercerá, também, a função de conjunção coordenativa explicativa.
( ) No conto, Falma, a mulher que revela ao viajante o segredo das cantoras paralíticas, é expulsa da aldeia e amaldiçoada para sempre.
( ) No segmento “em virtude do raro talento que as domina. Podem cantar meses a fio, sem cansaço, tendo a melodia a força de manter” (linhas 5 e 6), as palavras destacadas são, na morfologia, sequencialmente, pronome pessoal oblíquo, preposição, artigo definido e artigo definido.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Analise as proposições em relação ao conto As nove cantoras paralíticas, Péricles Prade, ao
Texto, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Nas estruturas “em virtude do raro talento que as domina” (linha 5) e “no quartinho onde
costurava e bordava” (linha 16), as palavras destacadas, na morfologia, são pronomes
relativos e têm como antecedentes, respectivamente, talento e quartinho.
( ) Da leitura do conto, pode-se, por inferência, fazer a analogia entre a paralisia das
cantoras e a juventude eterna delas, como se ambas – paralisia e eternidade – não se
movessem, não passassem por modificações, ficando sempre do mesmo modo.
( ) Em “Marcola que, segundo contam, há muito viera” (linhas 8 e 9) a palavra destacada
pode ser substituída por desde que e, ainda assim, mantêm-se o sentido e a coerência
no texto, pois tanto segundo como desde que, na morfologia, são conjunções
subordinativas temporais.
( ) No conto, o fantástico e o maravilhoso transparecem em várias passagens, como
ocorre no seguinte segmento: “Podem cantar meses a fio, sem cansaço, tendo a
melodia a força de manter os habitantes em absoluto silêncio durante o longo período
das canções” (linhas 6 e 7).
( ) As palavras “lugarejo” (linha 9), “quartinho” (linha 16), “viajante” (linha 8) e “comprador”
(linha 10) apresentam sufixos que designam, sequencialmente, diminutivo, diminutivo,
profissão e agrupamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Analise as proposições em relação ao conto As nove cantoras paralíticas, Péricles Prade, ao Texto, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Nas estruturas “em virtude do raro talento que as domina” (linha 5) e “no quartinho onde costurava e bordava” (linha 16), as palavras destacadas, na morfologia, são pronomes relativos e têm como antecedentes, respectivamente, talento e quartinho.
( ) Da leitura do conto, pode-se, por inferência, fazer a analogia entre a paralisia das cantoras e a juventude eterna delas, como se ambas – paralisia e eternidade – não se movessem, não passassem por modificações, ficando sempre do mesmo modo.
( ) Em “Marcola que, segundo contam, há muito viera” (linhas 8 e 9) a palavra destacada pode ser substituída por desde que e, ainda assim, mantêm-se o sentido e a coerência no texto, pois tanto segundo como desde que, na morfologia, são conjunções subordinativas temporais.
( ) No conto, o fantástico e o maravilhoso transparecem em várias passagens, como ocorre no seguinte segmento: “Podem cantar meses a fio, sem cansaço, tendo a melodia a força de manter os habitantes em absoluto silêncio durante o longo período das canções” (linhas 6 e 7).
( ) As palavras “lugarejo” (linha 9), “quartinho” (linha 16), “viajante” (linha 8) e “comprador” (linha 10) apresentam sufixos que designam, sequencialmente, diminutivo, diminutivo, profissão e agrupamento.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Analise as proposições em relação ao conto Os mortos não têm desejos (Roteiro de uma vida
inútil), à obra O conto da mulher brasileira / Edla van Steen, ao Texto, e assinale (V) para
verdadeira e (F) para falsa.
( ) No período “Quer saber por quê” (linha 11) o uso do por quê, separado e com acento,
justifica-se por estar no final da oração, e se substituído por qual motivo ou por qual
razão mantém a coerência e o sentido no texto.
( )As temáticas predominantes nos contos, que compõem a Antologia, são desencanto,
desilusão, desesperança, existência vã, bem como a frustração existencial e a
decepção amorosa, provocadas pela relação homem/mulher, que é, também, bastante
comum na maioria das narrativas.
( ) Na estrutura “Não fui hoje, nem nunca mais” (linha 11) as palavras destacadas, quanto
à classe gramatical, são advérbios, na sequência, de negação, de tempo, de dúvida e
de afirmação. E, quanto à sintaxe, há duas orações, e os termos destacados
constituem adjuntos adverbiais.
( ) A importância do tempo, nesta obra, é fator preponderante, pois apesar de serem
contos, observa-se uma grande influência desse no enredo de alguns contos,
possibilitando que alguns personagens se desloquem para outros contos, desvelando
ao leitor a verdadeira personalidade.
( ) Por ser uma coletânea, ela mostra-se multifacetada. Outra vertente, marcada nesta
antologia, diz respeito à abordagem de questões políticas, em especial, àquelas em
que a presença feminina tinha papel de destaque, devido à popularidade e participação
da mulher no campo político.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Analise as proposições em relação ao conto Os mortos não têm desejos (Roteiro de uma vida inútil), à obra O conto da mulher brasileira / Edla van Steen, ao Texto, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) No período “Quer saber por quê” (linha 11) o uso do por quê, separado e com acento, justifica-se por estar no final da oração, e se substituído por qual motivo ou por qual razão mantém a coerência e o sentido no texto.
( )As temáticas predominantes nos contos, que compõem a Antologia, são desencanto, desilusão, desesperança, existência vã, bem como a frustração existencial e a decepção amorosa, provocadas pela relação homem/mulher, que é, também, bastante comum na maioria das narrativas.
( ) Na estrutura “Não fui hoje, nem nunca mais” (linha 11) as palavras destacadas, quanto à classe gramatical, são advérbios, na sequência, de negação, de tempo, de dúvida e de afirmação. E, quanto à sintaxe, há duas orações, e os termos destacados constituem adjuntos adverbiais.
( ) A importância do tempo, nesta obra, é fator preponderante, pois apesar de serem contos, observa-se uma grande influência desse no enredo de alguns contos, possibilitando que alguns personagens se desloquem para outros contos, desvelando ao leitor a verdadeira personalidade.
( ) Por ser uma coletânea, ela mostra-se multifacetada. Outra vertente, marcada nesta antologia, diz respeito à abordagem de questões políticas, em especial, àquelas em que a presença feminina tinha papel de destaque, devido à popularidade e participação da mulher no campo político.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.
Analise as proposições em relação ao conto Os mortos não têm desejos (Roteiro de uma vida
inútil), à obra O conto da mulher brasileira / Edla van Steen (Organizadora), e ao Texto.
I. Nos períodos “Heloísa termina de pendurar o último quadro” (linha 1) e “Não vou ser
nunca o príncipe encantado” (linha 18) as expressões destacadas constituem locuções
verbais e podem ser substituídas por pendura e serei, sequencialmente, sem que ocorra
alteração de sentido no texto.
II. Devido à intercalação dos flashbacks, que mostram a vida da personagem-narradora
Heloisa, na narração dela, há uma visível fragmentação na história, o que leva o leitor à
divagação.
III. Embora a obra seja editada no período moderno, ela traz várias características da
escola romântica, a exemplo, o patriarcalismo – alguns reflexos da ideologia dominante
para mostrar os hábitos esperados pela sociedade e dirigidos às mulheres. E estas, na
maioria dos contos, ainda que mostrem uma sensualidade reprimida, também
continuam sendo objetos da idealização masculina.
IV. No sintagma verbal “De repente, larga a exposição em meio e pega o carro” (linha 7) a
expressão destacada, quanto à morfologia, é locução adverbial, pode ser substituída
pelo advérbio de modo – repentinamente, o qual pode ser deslocado para o final da
oração, sem que ocorra prejuízo de sentido, no texto.
V. A Antologia é composta por 19 contos de autoras que fazem parte do panorama da
literatura brasileira. As protagonistas são mulheres e, na maioria das narrativas,
prepondera um tom intimista, dando preferência à primeira pessoa.
Assinale a alternativa correta.
Analise as proposições em relação ao conto Os mortos não têm desejos (Roteiro de uma vida inútil), à obra O conto da mulher brasileira / Edla van Steen (Organizadora), e ao Texto.
I. Nos períodos “Heloísa termina de pendurar o último quadro” (linha 1) e “Não vou ser nunca o príncipe encantado” (linha 18) as expressões destacadas constituem locuções verbais e podem ser substituídas por pendura e serei, sequencialmente, sem que ocorra alteração de sentido no texto.
II. Devido à intercalação dos flashbacks, que mostram a vida da personagem-narradora Heloisa, na narração dela, há uma visível fragmentação na história, o que leva o leitor à divagação.
III. Embora a obra seja editada no período moderno, ela traz várias características da escola romântica, a exemplo, o patriarcalismo – alguns reflexos da ideologia dominante para mostrar os hábitos esperados pela sociedade e dirigidos às mulheres. E estas, na maioria dos contos, ainda que mostrem uma sensualidade reprimida, também continuam sendo objetos da idealização masculina.
IV. No sintagma verbal “De repente, larga a exposição em meio e pega o carro” (linha 7) a expressão destacada, quanto à morfologia, é locução adverbial, pode ser substituída pelo advérbio de modo – repentinamente, o qual pode ser deslocado para o final da oração, sem que ocorra prejuízo de sentido, no texto.
V. A Antologia é composta por 19 contos de autoras que fazem parte do panorama da literatura brasileira. As protagonistas são mulheres e, na maioria das narrativas, prepondera um tom intimista, dando preferência à primeira pessoa.
Assinale a alternativa correta.
O Texto 4 faz parte da obra Crônicas para Jovens, Marina Colasanti. Analise as proposições
sobre o gênero textual crônica, e assinale (V) para verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Pertence somente ao jornalismo opinativo e tem sempre como motivo as notícias do
cotidiano ou mesmo um tema muito comentado ou polêmico nos jornais.
( ) Caracteriza-se pela sucessividade dos episódios e a simultaneidade de conflitos.
( ) É a representação de um fato com o objetivo de sensibilizar o espectador e provocar a
emoção, o riso e a piedade.
( ) É o relato de fatos do cotidiano, pois está diretamente ligada ao radical grego crono,
que significa tempo.
( ) Consiste em uma atividade literária em prosa e tem, entre outros, o objetivo de
entretenimento do leitor. Registra os fatos em uma linguagem despretensiosa, que se
aproxima da vida cotidiana.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
( ) Caracteriza-se pela sucessividade dos episódios e a simultaneidade de conflitos.
( ) É a representação de um fato com o objetivo de sensibilizar o espectador e provocar a emoção, o riso e a piedade.
( ) É o relato de fatos do cotidiano, pois está diretamente ligada ao radical grego crono, que significa tempo.
( ) Consiste em uma atividade literária em prosa e tem, entre outros, o objetivo de entretenimento do leitor. Registra os fatos em uma linguagem despretensiosa, que se aproxima da vida cotidiana.
Assinale a alternativa incorreta em relação à crônica De Mavioso Encanto, Marina Colasanti, e
ao Texto 4.
Analise as proposições em relação à crônica De Mavioso Encanto, Marina Colasanti, ao Texto
4, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Da leitura do período “Mas me amavam e acreditaram em mim” (linha 9), infere-se que
os familiares, mesmo surpresos e duvidosos com a notícia, deixaram que o amor fosse
mais forte que a dúvida.
( ) Em “Mas me amavam” (linha 9) e “Beijou-me na testa” (linha 12), quanto à colocação
pronominal, têm-se próclise e ênclise, sequencialmente, porém, na segunda oração, o
pronome pode estar também proclítico e, mesmo assim, mantém-se a língua culta e a
correção gramatical.
( ) No período “Minha filha pediu que o descrevesse, pediu que o desenhasse e que o
pintasse com todas as cores” (linhas 9 e 10) as palavras destacadas são,
sequencialmente, na morfossintaxe, pronome pessoal/ objeto direto; pronome
pessoal/objeto direto; pronome pessoal/objeto direto e artigo definido/adjunto
adnominal.
( ) A estrutura “Sei que era um beija-flor feito os de antigamente” (linha 19) revela que o
beija-flor, devido ao avanço da civilização, sofreu mutações e portanto diferente do
beija flor conhecido em outra época.
( ) O verbo aspirar em “aspiraram as flores” (linha 21), quanto à regência, classifica-se
como transitivo direto e o vocábulo flores, sintaticamente, é objeto direto. Substituindo-se o objeto direto pelo pronome pessoal oblíquo tem-se: aspiraram-nas.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
( ) Em “Mas me amavam” (linha 9) e “Beijou-me na testa” (linha 12), quanto à colocação pronominal, têm-se próclise e ênclise, sequencialmente, porém, na segunda oração, o pronome pode estar também proclítico e, mesmo assim, mantém-se a língua culta e a correção gramatical.
( ) No período “Minha filha pediu que o descrevesse, pediu que o desenhasse e que o pintasse com todas as cores” (linhas 9 e 10) as palavras destacadas são, sequencialmente, na morfossintaxe, pronome pessoal/ objeto direto; pronome pessoal/objeto direto; pronome pessoal/objeto direto e artigo definido/adjunto adnominal.
( ) A estrutura “Sei que era um beija-flor feito os de antigamente” (linha 19) revela que o beija-flor, devido ao avanço da civilização, sofreu mutações e portanto diferente do beija flor conhecido em outra época.
( ) O verbo aspirar em “aspiraram as flores” (linha 21), quanto à regência, classifica-se como transitivo direto e o vocábulo flores, sintaticamente, é objeto direto. Substituindo-se o objeto direto pelo pronome pessoal oblíquo tem-se: aspiraram-nas.
Assinale a alternativa incorreta em relação à obra Quarto de Despejo: diário de uma favelada,
Carolina Maria de Jesus, e ao Texto 3
Analise as proposições em relação à crônica De Mavioso Encanto, Marina Colasanti, e ao
Texto 4.
I. Da leitura da estrutura “De manhã reuni a família ao redor da mesa do café e disse: Gente,
vou contar uma coisa importante e vocês precisam acreditar em mim” (linhas 2 e 3), inferese a importância da notícia a ser dada, a relevância do que iria ser dito.
II. Da leitura da estrutura “E de repente” (linha 6), infere-se o tom do suspense, do inesperado
quanto ao visitante que chega - o beija-flor.
III. No período “Mas o dia me pareceu tão novo gue parei para olhar.” (linhas 5 e 6) a palavra
destacada pode ser substituída pela conjunção porque e, mesmo assim, mantém-se o
sentido original no texto.
IV. Da leitura da crônica constata-se que, embora a aparição do beija-flor causasse espanto, os
amigos e os empregados acreditaram e apoiaram as declarações de Marina.
V. Em “Era de madrugada” (linha 5) o verbo destacado é impessoal e, portanto, tem-se uma
oração sem sujeito.
Assinale a alternativa correta.
II. Da leitura da estrutura “E de repente” (linha 6), infere-se o tom do suspense, do inesperado quanto ao visitante que chega - o beija-flor.
III. No período “Mas o dia me pareceu tão novo gue parei para olhar.” (linhas 5 e 6) a palavra destacada pode ser substituída pela conjunção porque e, mesmo assim, mantém-se o sentido original no texto.
IV. Da leitura da crônica constata-se que, embora a aparição do beija-flor causasse espanto, os amigos e os empregados acreditaram e apoiaram as declarações de Marina.
V. Em “Era de madrugada” (linha 5) o verbo destacado é impessoal e, portanto, tem-se uma oração sem sujeito.
Analise as proposições em relação à obra, Melhores contos, Lygia Fagundes Telles, ao conto
As formigas, ao Texto 2, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) As palavras “brancura” (linha 5), “Telefone” (linha 9), “amarrotada” (linha 15),
“desatarraxar” (linha 18), quanto ao processo de formação das palavras, são,
respectivamente, constituídas por sufixação, hibridismo, parassíntese e prefixação e
sufixação.
( ) A leitura do conto leva o leitor a inferir que entre as duas protagonistas universitárias há
contraponto, a que faz Medicina é lógica, racional e decidida; enquanto a que cursa
Direito é medrosa, insegura, imaginativa. Enquanto uma é razão a outra é emoção,
intuição.
( ) A narrativa retrata a figura de um anão, inconsistente pela imagem não definida, que
perpassa o conto com uma presença sem corpo - fantasmagórica, materializando-se
no desfecho do conto.
( ) Da leitura do conto, pressupõe-se que o sótão também representa um personagem,
uma vez que lhe são atribuídas, simbolicamente, algumas ações: pensa, guarda
lembranças e decide.
( ) Da leitura da obra, infere-se que em alguns contos, tal como ocorre em As formigas, há
um vaivém entre a representação do mundo real e a do ficcional, assim a autora vai
construindo as suas narrativas, em que o fantástico e o sobrenatural parecem dialogar
com a materialidade.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
( ) A leitura do conto leva o leitor a inferir que entre as duas protagonistas universitárias há contraponto, a que faz Medicina é lógica, racional e decidida; enquanto a que cursa Direito é medrosa, insegura, imaginativa. Enquanto uma é razão a outra é emoção, intuição.
( ) A narrativa retrata a figura de um anão, inconsistente pela imagem não definida, que perpassa o conto com uma presença sem corpo - fantasmagórica, materializando-se no desfecho do conto.
( ) Da leitura do conto, pressupõe-se que o sótão também representa um personagem, uma vez que lhe são atribuídas, simbolicamente, algumas ações: pensa, guarda lembranças e decide.
( ) Da leitura da obra, infere-se que em alguns contos, tal como ocorre em As formigas, há um vaivém entre a representação do mundo real e a do ficcional, assim a autora vai construindo as suas narrativas, em que o fantástico e o sobrenatural parecem dialogar com a materialidade.
Relacione as duas colunas pautando a transgressão, quanto à língua formal culta, identificada no Texto 3.
(1) “Cosinhei as batatas” (linha 4)
(2) “Dura é a cama que dormimos” (linha 10)
(3) “vende eu para a Dona Julita” (linha 16)
(4) “eu vi as lagrimas” (linha 20)
(5) “os dramas que ali se desenrola” (linha 21)
( ) acentuação gráfica
( ) regência verbal
( ) concordância verbal
( ) ortografia
( ) emprego inadequado do pronome
reto
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo.
(2) “Dura é a cama que dormimos” (linha 10)
(3) “vende eu para a Dona Julita” (linha 16)
(4) “eu vi as lagrimas” (linha 20)
(5) “os dramas que ali se desenrola” (linha 21)
( ) regência verbal
( ) concordância verbal
( ) ortografia
( ) emprego inadequado do pronome reto
Analise as proposições em relação à obra Melhores contos, Lygia Fagundes Telles, ao conto
As formigas e ao Texto 2.
I. Embora a autora se enquadre no período pós-moderno ou contemporâneo, o conto possui
uma linguagem simbólica, que comprova a exuberância da narrativa pela fusão de
imagens (descrições) auditivas, olfativas e visuais, constituindo uma característica da
escola simbolista - sinestesia.
II. A descrição caricata da dona da pensão, a presença do animal de estimação - um gato, o
codinome que ela recebe - bruxa, são elementos que causam estranheza e cotizam-se
para a atmosfera do fantástico, do sobrenatural.
III. No período “e olhou pelo buraco tão reduzido como o aro de um anel” (linha 22) a palavra
destacada, e que estabelece a relação de comparação, pode ser substituída por tal qual,
sem comprometer a classificação morfológica, o sentido e a coerência, no texto.
IV. Nas estruturas “é raro à beça” (linhas 3 e 4) e “Café das sete às nove” (linha 9) o sinal
gráfico da crase somente é obrigatório na segunda estrutura, por se tratar de hora
determinada, e na primeira estrutura o emprego é optativo.
V. Na oração “Não deixem a porta aberta senão meu gato foge” (linhas 11 e 12) a palavra em
destaque pode ser substituída por se não, pois ambas têm a mesma acepção que
contrário, logo não há alteração semântica.
Assinale a alternativa correta.
II. A descrição caricata da dona da pensão, a presença do animal de estimação - um gato, o codinome que ela recebe - bruxa, são elementos que causam estranheza e cotizam-se para a atmosfera do fantástico, do sobrenatural.
III. No período “e olhou pelo buraco tão reduzido como o aro de um anel” (linha 22) a palavra destacada, e que estabelece a relação de comparação, pode ser substituída por tal qual, sem comprometer a classificação morfológica, o sentido e a coerência, no texto.
IV. Nas estruturas “é raro à beça” (linhas 3 e 4) e “Café das sete às nove” (linha 9) o sinal gráfico da crase somente é obrigatório na segunda estrutura, por se tratar de hora determinada, e na primeira estrutura o emprego é optativo.
V. Na oração “Não deixem a porta aberta senão meu gato foge” (linhas 11 e 12) a palavra em destaque pode ser substituída por se não, pois ambas têm a mesma acepção que contrário, logo não há alteração semântica.
Analise as proposições em relação à obra Quarto de Despejo: diário de uma favelada, Carolina
Maria de Jesus, e ao Texto 3.
I. Da leitura da obra, percebe-se que a escritora emprega uma linguagem que ora se
aproxima da oralidade, a exemplo “viludo” (linha 13), por não ter concluído o ensino
básico; ora faz uso de palavras mais cultas como “ostenta” (linha 12) e “propalado” (linha
20), evidenciando o conhecimento de suas leituras.
II. Da leitura da obra, infere-se que Carolina não gostava de dias chuvosos, uma vez que
nestes dias não conseguia catar papelão, outros materiais e, consequentemente, eram
dias em que não obtinha dinheiro para o sustento dela e da família.
III. No período “ - Mamãe, vende eu para a Dona Julita” (linha 16) a palavra destacada é, na
morfossintaxe, substantivo e sujeito.
IV. A obra pertence ao gênero “diário”, está em 1a pessoa, e registra, entre 1955 e primeiro
de janeiro de 1960, a vida de Carolina, dos filhos dela e de outras pessoas que viviam na
favela do Canindé (SP).
V. No período “Tem uns metais e um pouco de ferro que eu vou vender no Seu Manuel"
(linhas 4 e 5) destacou-se o personagem que juntamente com Raimundo, um belo
cigano, e também Orlando, um corajoso nortista, disputavam o amor de Carolina e com
ela desejavam casar.
Assinale a alternativa correta.
II. Da leitura da obra, infere-se que Carolina não gostava de dias chuvosos, uma vez que nestes dias não conseguia catar papelão, outros materiais e, consequentemente, eram dias em que não obtinha dinheiro para o sustento dela e da família.
III. No período “ - Mamãe, vende eu para a Dona Julita” (linha 16) a palavra destacada é, na morfossintaxe, substantivo e sujeito.
IV. A obra pertence ao gênero “diário”, está em 1a pessoa, e registra, entre 1955 e primeiro de janeiro de 1960, a vida de Carolina, dos filhos dela e de outras pessoas que viviam na favela do Canindé (SP).
V. No período “Tem uns metais e um pouco de ferro que eu vou vender no Seu Manuel" (linhas 4 e 5) destacou-se o personagem que juntamente com Raimundo, um belo cigano, e também Orlando, um corajoso nortista, disputavam o amor de Carolina e com ela desejavam casar.
Analise as proposições em relação ao Texto 3, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Em “Onde já se viu favelado com estas finezas?” (linha 7) as palavras destacadas são,
na morfologia, sequencialmente, pronome interrogativo, advérbio, conjunção
subordinada integrante, preposição e pronome demonstrativo.
( ) A obra retrata que Carolina era uma mulher forte, com planos e objetivos determinados
e que em momento algum, durante o período em que viveu na favela, deixou-se abater
pela pobreza e pelas dificuldades encontradas.
( ) Da estrutura “ A unica coisa que eles querem saber são os nomes e os endereços dos
pobres” (linhas 22 e 23) percebe-se a crítica de Carolina em relação à assistência
social aos necessitados, uma crítica aos órgãos governamentais assistencialistas para
quem deles precisa.
( ) Da leitura do período “vende eu para a Dona Julita, porque lá tem comida” (linha 16),
infere-se que a maior necessidade da família de Carolina é a sobrevivência, e que a
maior mazela da classe social, a que Carolina pertence, é a fome.
( ) Em “Eu hoje estou triste” e “Estou nervosa” (linha 1) as duas orações, quanto à sintaxe,
têm predicado nominal, e as palavras destacadas são predicativo do sujeito.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
( ) A obra retrata que Carolina era uma mulher forte, com planos e objetivos determinados e que em momento algum, durante o período em que viveu na favela, deixou-se abater pela pobreza e pelas dificuldades encontradas.
( ) Da estrutura “ A unica coisa que eles querem saber são os nomes e os endereços dos pobres” (linhas 22 e 23) percebe-se a crítica de Carolina em relação à assistência social aos necessitados, uma crítica aos órgãos governamentais assistencialistas para quem deles precisa.
( ) Da leitura do período “vende eu para a Dona Julita, porque lá tem comida” (linha 16), infere-se que a maior necessidade da família de Carolina é a sobrevivência, e que a maior mazela da classe social, a que Carolina pertence, é a fome.
( ) Em “Eu hoje estou triste” e “Estou nervosa” (linha 1) as duas orações, quanto à sintaxe, têm predicado nominal, e as palavras destacadas são predicativo do sujeito.
Analise as proposições em relação ao conto As formigas, Lygia Fagundes Telles, ao Texto 2, e
assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Na estrutura “um pequeno crânio de uma brancura de çal” (linha 5) a palavra
destacada, quanto ao gênero, é classificada feminina, por referir-se à cor, quando ela
se referir ao óxido de cálcio, substância química, ela será classificada masculina.
( ) No período “Soltou uma baforada final: Não deixem a porta aberta senão meu gato
foge” (linhas 11 e 12) a oração destacada, sintaticamente, é classificada subordinada
substantiva apositiva, uma vez que está exercendo a função de um aposto para o termo
substantivado - final.
( ) Na oração “sentei meu urso de pelúcia em cima do travesseiro" (linhas 16 e 17) tem-se,
quanto à sintaxe, sujeito desinencial/elíptico e, em relação às expressões destacadas,
objeto direto, adjunto adnominal e adjunto adverbial, sequencialmente.
( ) A oração “a lâmpada fraquíssima que pendia de um fio solitário” (linha 18) contribui
para a criação de uma atmosfera sombria, nebulosa que é desfeita pela lâmpada de
200 velas - “O quarto ficou mais alegre” (linhas 19 e 20).
( ) Os adjetivos “fraquíssima” (linha 18) e Raríssimo ” (linha 24), quanto à flexão de grau,
encontram-se na forma sintética - superlativo absoluto sintético, para estabelecer a
relação de simetria entre a luminosidade e o anão.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
( ) No período “Soltou uma baforada final: Não deixem a porta aberta senão meu gato foge” (linhas 11 e 12) a oração destacada, sintaticamente, é classificada subordinada substantiva apositiva, uma vez que está exercendo a função de um aposto para o termo substantivado - final.
( ) Na oração “sentei meu urso de pelúcia em cima do travesseiro" (linhas 16 e 17) tem-se, quanto à sintaxe, sujeito desinencial/elíptico e, em relação às expressões destacadas, objeto direto, adjunto adnominal e adjunto adverbial, sequencialmente.
( ) A oração “a lâmpada fraquíssima que pendia de um fio solitário” (linha 18) contribui para a criação de uma atmosfera sombria, nebulosa que é desfeita pela lâmpada de 200 velas - “O quarto ficou mais alegre” (linhas 19 e 20).
( ) Os adjetivos “fraquíssima” (linha 18) e Raríssimo ” (linha 24), quanto à flexão de grau, encontram-se na forma sintética - superlativo absoluto sintético, para estabelecer a relação de simetria entre a luminosidade e o anão.
Analise as proposições em relação ao conto As formigas, Lygia Fagundes Telles, e ao Texto 2.
I. No conto, o tempo é marcado pelas madrugadas preocupantes e pela presença das
formigas. A narrativa ocorre no breve espaço temporal de três noites (curta permanência
das universitárias na casa sinistra). Assim a estrutura alegórica noturna contribui, também,
para propiciar à narrativa um clima mais sombrio, visguento, acentuando a atmosfera
sobrenatural.
II. Na oração ‘‘só vocês é que vão usar” (linha 8) a palavra destacada é invariável, pode ser
substituída por somente, sem que ocorra alteração de sentido, no texto.
III. No texto há predominância do discurso indireto, pois há um narrador onisciente de todos
os sentimentos, pensamentos, falas e reações das personagens.
IV. A linguagem, no conto, está carregada de simbologia existente na imaginação, em especial
da estudante de Direito, e, assim, a autora utiliza-se de climas ambíguos, figuras retóricas,
sentenças premonitórias e outros recursos estilísticos para acentuar o clima do fantástico.
V. As palavras “miudinhos” (linha 1), “dentinhos” (linha 6) e “caixotinho” (linha 21) apresentam
o mesmo sufixo -inho, que indica o grau diminutivo das palavras. Nos dois primeiros
vocábulos o sufixo é usado com o sentido de mostrar a diminuição, enquanto no terceiro
ele é usado com o sentido pejorativo, desprezo.
Assinale a alternativa correta.
Analise as proposições em relação ao conto As formigas, Lygia Fagundes Telles, e ao Texto 2.
I. No conto, o tempo é marcado pelas madrugadas preocupantes e pela presença das
formigas. A narrativa ocorre no breve espaço temporal de três noites (curta permanência
das universitárias na casa sinistra). Assim a estrutura alegórica noturna contribui, também,
para propiciar à narrativa um clima mais sombrio, visguento, acentuando a atmosfera
sobrenatural.
II. Na oração ‘‘só vocês é que vão usar” (linha 8) a palavra destacada é invariável, pode ser
substituída por somente, sem que ocorra alteração de sentido, no texto.
III. No texto há predominância do discurso indireto, pois há um narrador onisciente de todos
os sentimentos, pensamentos, falas e reações das personagens.
IV. A linguagem, no conto, está carregada de simbologia existente na imaginação, em especial
da estudante de Direito, e, assim, a autora utiliza-se de climas ambíguos, figuras retóricas,
sentenças premonitórias e outros recursos estilísticos para acentuar o clima do fantástico.
V. As palavras “miudinhos” (linha 1), “dentinhos” (linha 6) e “caixotinho” (linha 21) apresentam
o mesmo sufixo -inho, que indica o grau diminutivo das palavras. Nos dois primeiros
vocábulos o sufixo é usado com o sentido de mostrar a diminuição, enquanto no terceiro
ele é usado com o sentido pejorativo, desprezo.
Assinale a alternativa correta.
Analise as proposições em relação à obra Melhores poemas, Manuel Bandeira, e ao Texto1.
I. Da leitura do poema, reforçado pelo verso “As mais puras alegrias de tua infância”, inferese que os momentos alegres da infância ajudam a curar as mágoas.
II. No verso “Quero apenas contar-te a minha ternura” a palavra destacada, quanto à
morfologia, é conjunção temporal, logo pode ser substituída por antes que, pois não há
prejuízo quanto à sintaxe e ao sentido, no poema.
III. O sinal de pontuação, travessão ( - ), no verso “-Eu soubesse repor-”, é usado para
enfatizar o caráter dissonante e confuso do sentimento que o poeta nutre pelo ser amado e
sinalizar a poeticidade.
IV. Da leitura do poema, infere-se que o título do poema traduz a impossibilidade do ato de
ternura a que o poeta - eu lírico, se propõe, como também justifica o distanciamento do
eu-lírico da mulher amada.
V. Na obra Melhores poemas a maior parte dos poemas apontam características da escola
romântica como nacionalismo, valorização da língua - uso da linguagem coloquial e
valorização da natureza, além de algumas tragédias de amor não correspondido.
Assinale a alternativa correta.
II. No verso “Quero apenas contar-te a minha ternura” a palavra destacada, quanto à morfologia, é conjunção temporal, logo pode ser substituída por antes que, pois não há prejuízo quanto à sintaxe e ao sentido, no poema.
III. O sinal de pontuação, travessão ( - ), no verso “-Eu soubesse repor-”, é usado para enfatizar o caráter dissonante e confuso do sentimento que o poeta nutre pelo ser amado e sinalizar a poeticidade.
IV. Da leitura do poema, infere-se que o título do poema traduz a impossibilidade do ato de ternura a que o poeta - eu lírico, se propõe, como também justifica o distanciamento do eu-lírico da mulher amada.
V. Na obra Melhores poemas a maior parte dos poemas apontam características da escola romântica como nacionalismo, valorização da língua - uso da linguagem coloquial e valorização da natureza, além de algumas tragédias de amor não correspondido.
Quero apenas contar-te a minha ternura
Ah se em troca de tanta felicidade que me dás
Eu te pudesse repor
-Eu soubesse repor
No coração despedaçado
As mais puras alegrias de tua infância!
Analise as proposições em relação à obra Melhores poemas, Manuel Bandeira, ao Texto 1, e
assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) No verso “Quero apenas contar-te a minha ternura” há um período composto por duas
orações. Na segunda oração o verbo, quanto à transitividade, é transitivo direto e
indireto, pois tem dois complementos - objeto direto a minha ternura e objeto
indireto te.
( ) Da leitura dos versos “Eu te pudesse repor” e “-Eu soubesse repor-” pressupõe-se que
o verbo repor foi repetido para enfatizar a ansiedade do poeta quanto a fazer com que
algo retornasse à situação anterior - a felicidade do ser amado.
( ) Da leitura dos versos 4 e 5 pressupõe-se a tristeza do eu-lírico, por sentir-se incapaz de
restituir a alegria ao coração estilhaçado da mulher amada.
( ) A obra Melhores poemas reflete a poética bandeiriana, calcada já nas características
da primeira fase do Modernismo, pois retrata a valorização da língua brasileira,
ressaltando a integração entre a língua coloquial e a linguagem poética expressas pela
liberdade formal dos versos livres e brancos e a negação do formalismo na literatura.
( ) A leitura do poema induz que as situações, ali apresentadas, revelam embaraço, e o
título representa, de forma explícita e eficiente, este impasse.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo
( ) Da leitura dos versos “Eu te pudesse repor” e “-Eu soubesse repor-” pressupõe-se que o verbo repor foi repetido para enfatizar a ansiedade do poeta quanto a fazer com que algo retornasse à situação anterior - a felicidade do ser amado.
( ) Da leitura dos versos 4 e 5 pressupõe-se a tristeza do eu-lírico, por sentir-se incapaz de restituir a alegria ao coração estilhaçado da mulher amada.
( ) A obra Melhores poemas reflete a poética bandeiriana, calcada já nas características da primeira fase do Modernismo, pois retrata a valorização da língua brasileira, ressaltando a integração entre a língua coloquial e a linguagem poética expressas pela liberdade formal dos versos livres e brancos e a negação do formalismo na literatura.
( ) A leitura do poema induz que as situações, ali apresentadas, revelam embaraço, e o título representa, de forma explícita e eficiente, este impasse.
Quero apenas contar-te a minha ternura
Ah se em troca de tanta felicidade que me dás
Eu te pudesse repor
-Eu soubesse repor
No coração despedaçado
As mais puras alegrias de tua infância!