Questõesde MACKENZIE sobre Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

1
1
1
Foram encontradas 87 questões
cb45b5a9-02
MACKENZIE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Uso dos conectivos, Sintaxe, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a alternativa INCORRETA sobre o texto.

Texto para a questão



A
A forma verbal simular (linha 07) evidencia o posicionamento argumentativo que sustenta não ser possível linguagem artificial sem a participação do elemento humano.
B
O fragmento mesmo que o homem conseguisse (linha 01) apresenta marcas linguísticas que reforçam o argumento central de que a linguagem artificial depende da linguagem humana.
C
O fragmento e não as ferragens (linha 06) reforça a ideia defendida no texto de que a linguagem artificial depende do cérebro e da mente humanos.
D
A expressão no entanto (linha 20) introduz posicionamento argumentativo contrário ao que se vinha afirmando em todo o texto.
E
A palavra todos (linha 21) contribui para reforçar a tese principal defendida ao longo do texto a respeito da dependência da linguagem artificial em relação ao trabalho intelectual humano.
cb42e428-02
MACKENZIE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Figuras de Linguagem, Morfologia - Verbos, Tipologia Textual, Flexão verbal de modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a alternativa correta.

Texto para a questão



A
Está presente no texto o desenvolvimento de um enredo que parte de uma situação inicial e atinge um clímax, aspecto comum aos textos narrativos.
B
É predominante no texto seu aspecto descritivo, evidenciado pela constante enumeração de elementos que diferenciam a máquina do homem.
C
O emprego de figuras de linguagem como a personificação enfatizam o tipo textual como predominantemente narrativo.
D
Aspectos como verbos no imperativo e frases que indicam procedimentos a serem seguidos contribuem para a caracterização do texto como injuntivo.
E
O desenvolvimento de uma ideia central e a articulação de argumentos a sustentar esse posicionamento conferem ao texto um teor argumentativo.
cb4ec4ed-02
MACKENZIE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a alternativa correta.

Texto para a questão



A
A condenação, por parte da autora, do comportamento da timidez transforma “Vergonha de viver” em uma das mais contundentes e ácidas crônicas escritas pela autora de Felicidade clandestina.
B
Não há marcas de empatia, no texto, da autora para com as pessoas as quais ela classifica como “tímidos”, configurando, por conseguinte, um acentuado distanciamento entre a cronista e o tema sobre o qual escreveu.
C
Nos três parágrafos do trecho escolhido de “Vergonha de viver” é facilmente encontrável a intensa experiência epifânica, cuja presença desarticula o eixo sintático-semântico da crônica, assim como o equilíbrio racionalista da autora.
D
Ao citar um conhecido verso, de autoria do poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector escolhe filiar-se a pressupostos estéticos vinculados a uma tradição neoparnasiana na prosa.
E
Em “Vergonha de viver”, Clarice Lispector escolhe comentar sobre fatos da vida cotidiana tomando como ponto de partida um tipo social cujo comportamento é centrado na timidez.
cb4bc260-02
MACKENZIE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Morfologia - Verbos, Pronomes demonstrativos, Flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro), Coesão e coerência, Flexão verbal de modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Morfologia - Pronomes

Considere as seguintes afirmações sobre o texto.

I. O pronome isso (linha 03) refere-se ao que é afirmado anteriormente.
II. A forma verbal sustentariam (linha 08) apresenta um tempo que denota ideia de possibilidade, de algo possível, mas não efetivamente certo.
III. A partícula si (linha 13) refere-se à expressão inteligência artificial.

Assinale a alternativa correta.

Texto para a questão



A
Apenas a afirmação I está correta.
B
Apenas a afirmação II está correta.
C
Apenas a afirmação III está correta.
D
Todas as afirmações estão corretas.
E
Nenhuma das afirmações está correta.
cb3d3b9b-02
MACKENZIE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Depreende-se corretamente do texto que:

Texto para a questão



A
num futuro próximo será possível observar computadores se comportando exatamente como os humanos.
B
os estudos sobre linguagem artificial podem auxiliar a humanidade na resolução de várias questões e também contribuir para que saibamos mais sobre a própria linguagem e a mente humana.
C
os processos mentais são em tudo equivalentes aos procedimentos lógicos que operam na linguagem artificial e na programação dos computadores.
D
o desenvolvimento das linguagens artificiais fará com que num futuro próximo as atividades humanas poderão ser realizadas de forma independente pelas máquinas, sem qualquer relação com um programador humano.
E
os computadores podem ser o dispositivo que num futuro próximo evidencie para toda a humanidade a essência do homem apenas como uma máquina.
6b2a55be-01
MACKENZIE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a alternativa correta.

O trecho abaixo é um fragmento do capítulo de abertura do romance Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis.

A
Ao afirmar que eu não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor (linhas 05-06), o narrador do romance incorre em um jogo retórico, pois o personagem Brás Cubas está somente “morto” em termos metafóricos.
B
Em Algum tempo hesitei se devia abrir estas memórias pelo princípio ou pelo fim, isto é, se poria em primeiro lugar o meu nascimento ou a minha morte (linhas 01-03), identifica-se a marca de construção de uma linguagem metalinguística e autorreflexiva.
C
Em Bom e fiel amigo! Não, não me arrependo das vinte apólices que lhe deixei (linhas 25-26), encontra-se uma eloquente defesa do clássico tema das amizades desinteressadas na literatura.
D
Vós, que o conhecestes, meus senhores, vós podeis dizer comigo que a natureza parece estar chorando a perda irreparável de um dos mais belos caracteres que têm honrado a humanidade (linhas 18-20): essa fala descreve com exatidão o desenvolvimento da personagem Brás Cubas ao longo do romance.
E
No trecho é possível que o leitor me não creia, e todavia é verdade. Vou expor-lhe sumariamente o caso. Julgue-o por si mesmo (linhas 28-29), observa-se o estabelecimento de um diálogo com o leitor, recurso muito raro na prosa machadiana.
6b268aaa-01
MACKENZIE 2019 - Português - Flexão verbal de número (singular, plural), Interpretação de Textos, Flexão verbal de pessoa (1ª, 2ª, 3ª pessoa), Adjetivos, Morfologia - Verbos, Flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro), Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia, Morfologia, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a alternativa correta.

Texto para a questão.


A
O tempo verbal em acontece (linha 12) denota a ideia de uma ação realizada exclusivamente no momento em que a expressão foi empregada no texto.
B
O emprego da 1a. pessoa do plural no segundo parágrafo indica que o autor faz referência exclusivamente a ele e a seus editores.
C
Particulares e coletivos (linhas 13-14) são adjetivos que denotam o mesmo significado. Por essa semelhança, são empregados como sinônimos no texto.
D
Simples (linha 20) pode ter sua posição alterada para “enunciado linguístico simples” sem que isso implique mudança de sentido para o fragmento textual.
E
A forma verbal poderia (linha 19) indica posicionamento assumido como consequência de um outro afirmado no período imediatamente anterior.
6b1bc137-01
MACKENZIE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a alternativa correta sobre o texto

Texto para a questão.


A
Há no texto o desenvolvimento de uma tese central: a defesa da ideia de que o comportamento humano é orientado pelo reconhecimento de intenções.
B
O exemplo das crianças dado no texto enfraquece a tese de que a essência do comportamento humano é permeado de identificação e compartilhamento.
C
A referência ao processo comunicativo contribui para que outro ponto de vista se instaure no texto, anulando o desenvolvimento de uma tese central.
D
O primeiro período do texto apresenta ideia que será combatida pelo desenvolvimento da tese central desenvolvida e defendida.
E
A principal linha de argumentação do texto se apoia em um argumento de autoridade explicitamente referenciado.
6b17cd73-01
MACKENZIE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Figuras de Linguagem, Funções da Linguagem: emotiva, apelativa, referencial, metalinguística, fática e poética., Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Sobre o texto é correto afirmar que:

Texto para a questão.


A
a linguagem adotada explora uma série de referências históricas, explicitamente citadas ao longo do texto.
B
a predominância da linguagem poética evidencia a exploração das figuras de linguagem metafóricas e metonímicas ao longo de todo o texto.
C
o uso de marcas conativas, como as perguntas retóricas, conferem ao texto um forte apelo ao leitor para que este se posicione diante do que é afirmado.
D
o autor procurou se aproximar do leitor jovem ao utilizar uma linguagem que reproduz exatamente aquela utilizada em situações extremamente informais.
E
o predomínio de uma linguagem formal e objetiva apela para a referencialidade ao explorar o tema de forma didática e acessível ao leitor.
6b101098-01
MACKENZIE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Depreende-se corretamente da leitura do texto que:

Texto para a questão.


A
o desenvolvimento da empatia entre crianças é fundamental na prevenção de problemas psicológicos por evidenciar falta de compartilhamento de intenções.
B
a comunicação humana prescinde da percepção e do compartilhamento de intenções entre os falantes.
C
é da natureza humana a percepção de intenções pessoais e coletivas, uma vez que esta é que estabelece elementos necessários para as trocas sociais.
D
há um comportamento pretensioso desde a infância no reconhecimento das intenções alheias com o objetivo de se destacar em uma interação social.
E
a capacidade de discernir as intenções dos outros em sociedade é uma qualidade que deve ser adquirida durante a formação educacional formalizada.
e89c506b-dd
MACKENZIE 2012 - Português - Interpretação de Textos, Figuras de Linguagem, Morfologia - Verbos, Flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro), Pronomes pessoais oblíquos, Coesão e coerência, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Morfologia - Pronomes

Assinale a alternativa INCORRETA



A
Em disse-lho (linha 07) temos uma forma arcaica com o mesmo sentido de “disse a ele”.
B
A forma verbal vivera (linha 02) é prova de que o tempo do relato não coincide com o tempo da história.
C
A expressão não bonita nem simpática (linhas 05 e 06) pode ser lida como um eufemismo, assim como em “De fato, ele não gosta muito de trabalhar.”
D
A expressão em tempos remotos (linha 01) pode ser corretamente substituída por “há muito tempo”.
E
A palavra assim (linha 10), elemento de coesão, estabelece relação conclusiva entre as orações a que se refere.
e88f75a4-dd
MACKENZIE 2012 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Considerados os seus principais traços estilísticos, o texto I exemplifica:

A
uma tendência estética da primeira metade do século XIX que valoriza a assimetria da forma e a temática espiritualista.
B
aspectos importantes da arte parnasiana: o apuro formal preconizado pelo ideal da arte pela arte e a impassibilidade.
C
o modo pelo qual a literatura do final do século XIX reaproveita, de modo original, uma forma poética da tradição.
D
a estética clássico-renascentista, em que se destaca a regularidade métrica e a contenção emotiva.
E
preceitos estéticos que caracterizaram o Modernismo brasileiro, em especial a musicalidade e a valorização da percepção sensorial.
e8881d26-dd
MACKENZIE 2012 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

A leitura do texto I confirma que:

A
o eu lírico expressa sua particular percepção do som inebriante de uma orquestra de vozes harmoniosas, como prova o uso da expressão dolência velada das sonatas (v.3). 
B
o poeta expressa subjetivamente a impressão que lhe causava o som da voz do interlocutor, conforme se pode compreender da leitura do verso 2.  
C
o autor descreve com metáforas sombrias o cantar melancólico de sua musa, por isso afirma, no verso 8, que Tanta harmonia melancolizava.
D
o eu lírico tem uma visão idealizada da falecida amada; daí o uso do verbo no passado imperfeito (deliciava, perfumava etc.). 
E
o autor narra o envolvimento amoroso que marcou sua vida – som da tua voz deliciava…(v.2) – e, ao mesmo tempo, lamenta, no verso 8, a perda da mulher amada.
e884e0db-dd
MACKENZIE 2012 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Da leitura dos textos infere-se corretamente que:

A
assim como os egípcios e os sacerdotes astecas pensavam, o coração funciona apenas para bombear sangue para outros órgãos do corpo humano, possibilitando a circulação de hormônios como a adrenalina.
B
o peso do coração deve-se ao fato de ele ser um músculo oco e muito leve que, na verdade, apresenta como funções vitais relacionar-se com o cérebro, na articulação do pensamento e da cognição humana.
C
é impossível provar com evidências que o coração relaciona-se com o estado emocional dos indivíduos, sendo sua função primordial o controle de um hormônio chamado de adrenalina.
D
a variação do tamanho do coração deve-se ao fato de que seu peso está relacionado à quantidade de adrenalina que o corpo humano produz, dependendo do estado emocional do indivíduo. 
E
ao contrário da imagem poética e dos saberes antigos, a visão contemporânea sobre o coração está predominantemente vinculada a descobertas científicas sobre o funcionamento do corpo humano.
e88bba23-dd
MACKENZIE 2012 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

A proposta estética expressa no texto II realiza-se em I por meio dos seguintes expedientes estilísticos, EXCETO:

A
recorrência de sons vocálicos e consonantais.
B
metáforas que sugerem volatilidade.
C
léxico requintado.
D
sinestesias.
E
rupturas sintáticas.
e87e57b4-dd
MACKENZIE 2012 - Português - Interpretação de Textos, Interjeições, Uso dos conectivos, Uso dos dois-pontos, Sintaxe, Pontuação, Morfologia, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a alternativa correta.

A
No texto I, os dois pontos (linha 01) introduzem uma sequência linguística que se relaciona com a anterior estabelecendo uma relação de oposição.
B
No texto I, a expressão puxa (linha 03) indicia a presença de um tom de informalidade, uma vez que tem valor de interjeição.
C
No texto I, a pergunta E o que tem a ver com o amor? (linhas 10 e 11) é na verdade retórica, prescindindo, assim, de uma resposta de fato, como se evidencia na sequência do texto.
D
No texto II, a partícula até (linha 04) denota a delimitação de um limite temporal relacionado à ideia central do fragmento.
E
No texto II, a expressão Se fosse leve (linha 04) relaciona-se com o fragmento que lhe é posterior, estabelecendo ideia de causalidade.
e8819b42-dd
MACKENZIE 2012 - Português - Interpretação de Textos, Funções da Linguagem: emotiva, apelativa, referencial, metalinguística, fática e poética., Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Considere as seguintes afirmações sobre os textos:

I. Há índices da presença da função expressiva da linguagem e da função conativa, com destaque para o diálogo estabelecido com o leitor.

II. Linguagem figurada, comparações e uso de argumento de autoridade são alguns dos recursos utilizados na construção textual.

III. Os textos apresentam como objetivo principal persuadir o leitor para colaborar em uma campanha implicitamente sugerida.

Assinale:

A
se apenas as afirmações I e II estiverem corretas.
B
se apenas as afirmações I e III estiverem corretas.
C
se apenas as afirmações II e III estiverem corretas.
D
se as afirmações I, II e III estiverem corretas.
E
se as afirmações I, II e III estiverem incorretas.
e87982fb-dd
MACKENZIE 2012 - Português - Interpretação de Textos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a alternativa correta sobre o Texto II.

A
Expõe justificativas para conteúdos apresentados e defendidos no Texto I.
B
A pontuação de caráter subjetivo, como o ponto de exclamação, indicia que estamos diante de um texto expressivo, de posicionamento pessoal das sensações de seu autor.
C
Utiliza linguagem irônica que, o tempo todo, procura direcionar o leitor para a tese de que os antigos jamais alcançaram algum tipo de sabedoria. 
D
Estabelece diálogo intertextual com o texto I, na medida em que apresenta outras informações sobre um tema em comum, vistos, no entanto, de perspectivas diferentes.
E
Como no texto I, são expostos posicionamentos de caráter científico em tudo coincidentes com visões contemporâneas sobre o funcionamento do corpo humano.
e87386c7-dd
MACKENZIE 2012 - Português - Interpretação de Textos, Tipologia Textual, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Assinale a alternativa correta sobre o Texto I.

A
Trata-se de texto narrativo, na medida em que apresenta personagens envolvidos em enredo que se encaminha para um clímax final.
B
O leitor depara-se com estrutura tipicamente descritiva, na qual se expõem características e peculiaridades do objeto tratado.
C
Em uma construção expositiva, o objetivo central do texto é transmitir informações a respeito do coração, em uma linguagem informal e não técnica.
D
Observa-se predomínio do jargão técnico na apresentação do assunto do texto, o que se evidencia ainda mais com a referência a opiniões de um especialista no assunto.
E
Partindo de uma tese central, o texto elabora argumentos de natureza hipotético-dedutiva para defender o ponto de vista do veículo que o divulga. 
f3db07e2-dd
MACKENZIE 2017 - Português - Interpretação de Textos, Denotação e Conotação, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Em relação aos poemas “Contagem regressiva”, de Ana Cristina Cesar, e “Canção”, de Cecília Meireles, considere a alternativa INCORRETA.

01 Acreditei que se amasse de novo

02 esqueceria outros

03 pelo menos três ou quatro rostos que amei

04 Num delírio de arquivística

05 organizei a memória em alfabetos

06 como quem conta carneiros e amansa

07 no entanto flanco aberto não esqueço

08 e amo em ti os outros rostos


09 Qual tarde de maio.

10 Como um trunfo escondido na manga

11 carrego comigo tua última carta

12 cortada

13 uma cartada.

14 Não, amor, isto não é literatura

Ana Cristina Cesar, “Contagem regressiva”


01 No desequilíbrio dos mares,
02 as proas giram sozinhas…
03 Numa das naves que afundaram
04 é que certamente tu vinhas.

05 Eu te esperei todos os séculos
06 sem desespero e sem desgosto,
07 e morri de infinitas mortes
08 guardando sempre o mesmo rosto

09 Quando as ondas te carregaram
10 meu olhos, entre águas e areias,
11 cegaram como os das estátuas,
12 a tudo quanto existe alheias.

13 Minhas mãos pararam sobre o ar
14 e endureceram junto ao vento,
15 e perderam a cor que tinham
16 e a lembrança do movimento.

17 E o sorriso que eu te levava
18 desprendeu-se e caiu de mim:
19 e só talvez ele ainda viva
20 dentro destas águas sem fim.
Cecília Meireles, “Canção” 
A
O eu lírico de cada poema precisa lidar com um amor ausente, no caso de Cecília Meireles, e com a lembrança dos amores já vividos, em Ana Cristina Cesar.
B
A palavra “rosto”, nos dois poemas, indicia emprego da linguagem figurada.
C
Há um registro irônico no poema de Ana Cristina Cesar, traço ausente no poema de Cecília Meireles.
D
O poema “Contagem regressiva” revela o quanto Ana Cristina Cesar é uma continuadora do estilo poético de Cecília Meireles.
E
“Canção” segue um padrão métrico mais rígido do que “Contagem regressiva”.