Questõessobre Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo)

1
1
Foram encontradas 29 questões
6234b82f-76
UNIVESP 2017 - Português - Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo), Morfologia - Verbos

Sobre o uso do termo cancelando presente em “Eu estou cancelando o acordo completamente unilateral da última administração com Cuba” , pode-se afirmar que trata-se do uso do

Leia o texto para responder a questão.

Trump assina decreto que altera política americana com Cuba

  São Paulo e Washington – O presidente Donald Trump defendeu o embargo econômico dos Estados Unidos contra Cuba e condicionou avanços na relação bilateral a mudanças políticas na ilha na direção de eleições livres, libertação de presos políticos e respeito à liberdade de expressão. “Eu estou cancelando o acordo completamente unilateral da última administração com Cuba”, declarou em discurso realizado nesta sexta-feira, 16, em Miami.
   Apesar da declaração, Trump reviu apenas questões pontuais da política anunciada por Barack Obama no dia 17 de dezembro de 2014. As mudanças acabam com a possibilidade de viagens individuais para a ilha e proíbem gastos em estabelecimentos turísticos controlados pelo Exército e pelos setores de inteligência e segurança do país. “Lucros provenientes do turismo foram diretamente para as forças armadas”, afirmou.
   Além da reversão desses pontos, a grande transformação foi de tom e na sinalização do futuro da relação bilateral. Enquanto Obama defendeu o levantamento do embargo, Trump prometeu reforçá-lo. A agressividade retórica contra o governo de Raúl Castro também indica uma desaceleração do ritmo de normalização das relações bilaterais.
    Um dos objetivos do novo acordo, explicou Trump, é garantir que a população cubana seja beneficiada diretamente. O presidente norte-americano, entretanto, buscou frisar que ‘atrocidades’ cometidas desde o início do regime dos irmãos Castro não serão toleradas e insinuou que o governo de Barack Obama negligenciou a prática de crimes contra a população da ilha.
 <http://tinyurl.com/y8ol93q4> Acesso em: 17/06/2017. Adaptado.
A
infinitivo, servindo para indicar e reforçar o efeito da ação.
B
particípio, indicando a participação de uma ação passada.
C
infinitivo, não apresentando flexão de tempo e modo.
D
gerúndio, apresentando uma ação em andamento.
E
particípio, indicando uma ação que já terminada.
9ce57b5c-5f
ENEM 2020 - Português - Interpretação de Textos, Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo), Morfologia - Verbos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

DECRETO N. 28 314, DE 28 DE SETEMBRO DE 2007
Demite o Gerúndio do Distrito Federal
e dá outras providências.

O GOVERNADOR DO DISTRITO FEDERAL, no uso das atribuições que lhe confere o artigo 100, incisos VII e XXVI, da Lei Orgânica do Distrito Federal, DECRETA:
Art. 1º Fica demitido o Gerúndio de todos os órgãos do Governo do Distrito Federal.
Art. 2º Fica proibido, a partir desta data, o uso do gerúndio para desculpa de INEFICIÊNCIA.
Art. 3º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º Revogam-se as disposições em contrário.

Brasília, 28 de setembro de 2007.
119° da República e 48° de Brasília

Disponível em: www.dodf.gov.br. Acesso em: 11 dez. 2017

Esse decreto pauta-se na ideia de que o uso do gerúndio, como "desculpa de ineficiência", indica

A
conclusão de uma ação.
B
realização de um evento.
C
repetição de uma prática.
D
continuidade de um processo.
E
transferência de responsabilidade.
817fe705-02
UECE 2018 - Português - Interpretação de Textos, Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo), Morfologia - Verbos, Preposições, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia, Locução Verbal, Morfologia, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

A modalidade é a forma como o enunciador marca sua relação com o conteúdo do que enuncia por meio de alguma categoria gramatical. Na crônica de Veríssimo, aparecem diversas expressões verbais como recurso linguístico para indicar a modalidade. A este respeito, é correto afirmar que

 

 

VERÍSSIMO, Luís Fernando. Exigências da vida

moderna. Disponível em:

http://www.refletirpararefletir.com.br/4-cronicas-de-luis-fernando-verissimo. Acesso: 22.06.2018.

A
em “Todos os dias deve-se comer fibra” (linha 21), o verbo ‘dever’ traz o sentido de necessidade e, ao mesmo tempo, de possibilidade.
B
no enunciado “Há que se dormir oito horas por noite e trabalhar outras oito por dia” (linhas 41- 42), há uma construção com o verbo ‘haver’ como auxiliar, seguido da preposição ‘de’ e de um verbo no infinitivo, para significar necessidade ou obrigatoriedade.
C
o uso do verbo ‘dever’ nos enunciados “Dizem que todos os dias você deve comer uma maçã por causa do ferro (linhas 1-2) e “Todos os dias deve-se tomar ao menos dois litros de água (linhas 7-8)” tem sentido diferente para expressar a ideia de obrigação.
D
no trecho “Ou seja, você tem que escovar os dentes depois da maçã, da banana” (linhas 31- 32), a locução verbal indica a possiblidade que o sujeito tem de realizar ou não a ação de escovar os dentes depois das refeições.
bfbfc447-b8
UECE 2014 - Português - Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo), Morfologia - Verbos, Flexão de voz (ativa, passiva, reflexiva)

Atente ao que se diz sobre o enunciado que vai da linha 33 à linha 35.

I. O vocábulo “mordido”, no texto, é particípio do verbo morder e entra na composição da voz passiva.
II. Na voz ativa, teríamos a seguinte estrutura: (...) as vaias precisavam morder o escrete.
III. Se o cronista optasse pelo uso da voz ativa, mantendo a primeira oração no início, o sentido do enunciado continuaria o mesmo.

Está correto o que se diz apenas em


A
II e III.
B
I e II.
C
III.
D
I.
3f63238b-fc
UFT 2019 - Português - Interpretação de Textos, Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo), Morfologia - Verbos, Uso dos conectivos, Análise sintática, Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia, Sintaxe, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto



Sobre o texto II, assinale a alternativa INCORRETA.

A
O uso dos verbos no infinitivo, “Abandonar” e “Abrir” (1º quadrinho), exprime a ideia das ações que devem ser desempenhadas para se chegar ao sentimento da empatia.
B
No enunciado: “...E se perceber na realidade do outro...”, os termos destacados podem ser substituídos, sem prejuízo de sentido, por “se compreender”.
C
O elemento “até” (3º quadrinho) pode indicar um argumento mais forte em relação ao sentido de vivenciar a empatia.
D
No enunciado: “Empatia, filho...”, o termo destacado é uma palavra que explica ou esclarece o termo anterior da oração.
ac965ff4-d8
IF-TO 2016 - Português - Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo), Morfologia - Verbos

Na construção do anúncio, o autor utilizou alguns verbos nas formas nominais Particípio e Gerúndio. Os particípios “usada, rasgada, suada, amassada, amada” e os gerúndios “ganhando, perdendo” têm valor, respectivamente, de:

A
Substantivo e advérbio.
B
Advérbio e adjetivo.
C
Adjetivo e advérbio.
D
Substantivo e adjetivo.
E
Adjetivo e substantivo.
ba3cad6e-fb
FGV 2012 - Português - Interpretação de Textos, Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo), Adjetivos, Morfologia - Verbos, Flexão de voz (ativa, passiva, reflexiva), Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia, Morfologia, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Tendo em vista o contexto, sobre os seguintes trechos, só NÃO é correto afirmar:

Texto para a questão.



A
"era tido e havido" (L. 01 e 02): trata-se de uma repetição com valor enfático.
B
"meus cinco, meus seis anos" (L. 01): expressa ideia de aproximação.
C
"Bocage fidedigno" / "verdadeiro Bocage" (L. 13 e 14): embora sinônimos, os adjetivos foram usados com sentidos diferentes.
D
"justiça se lhe faça" (L. 02): pode ser considerada uma construção na voz passiva sintética.
E
"correndo (...), matando-se, agonizando, rilhando" (L. 17): apenas o primeiro gerúndio dá ideia de continuidade.
4523b5fb-df
UFVJM-MG 2017 - Português - Interpretação de Textos, Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo), Morfologia - Verbos, Flexão verbal de modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), Vícios da linguagem, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Ao comparar as duas mensagens, infere-se, corretamente, que:

Texto 

Estas mensagens constam em algumas versões do sistema operacional Windows 10, e surgem na tela do usuário quando o programa detecta que a bateria do computador pessoal (PC) utilizado possui, respectivamente, 10% e 7% de carga. 


Fonte: Windows 10

A
O gerúndio, utilizado na primeira mensagem, é um vício de linguagem que deveria ser substituído por formas verbais mais valorizadas da Língua Portuguesa.
B
Um efeito de sentido da escolha pelo imperativo e pelo adjunto adverbial de tempo na segunda mensagem é tornar a construção textual mais assertiva em relação ao primeiro caso.
C
Cada mensagem se restringe a um interlocutor explicitamente diferente, o que pode ser evidenciado pela diferença de tempo, modo e pessoa no uso dos verbos 'convém' e 'conecte'.
D
O acréscimo da informação numérica da percentagem entre parêntesis em ambos os casos é um pleonasmo, já que apenas repete as mesmas informações trazidas na parte verbal da mensagem.
6b813c47-b5
UFJF 2017 - Português - Interpretação de Textos, Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo), Morfologia - Verbos, Análise sintática, Coesão e coerência, Sintaxe

Releia:


As gírias são neologismos empregados por grupos que têm em comum a profissão, a idade, a classe social ou a região, com o objetivo de criar uma identidade linguística, facilitando a comunicação entre os pares e excluindo os que não pertencem àquela comunidade.


No trecho acima, os verbos facilitar e excluir estão: 


A
no gerúndio e exercem função adverbial e modal.
B
no infinitivo e exercem função adverbial e temporal.
C
no infinitivo e exercem função adjetiva, referindo-se à identidade linguística.
D
no presente do indicativo e exercem função explicativa, referindo-se às gírias.
E
no gerúndio e exercem função argumentativa, referindo-se à profissão, idade, classe social e região.
c81114f8-b6
UFVJM-MG 2018 - Português - Interpretação de Textos, Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo), Morfologia - Verbos, Análise sintática, Sintaxe, Flexão verbal de modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Ao comparar as duas mensagens, infere-se, corretamente, que:

Texto III

Estas mensagens constam em algumas versões do sistema operacional Windows 10, e surgem na tela do usuário quando o programa detecta que a bateria do computador pessoal (PC) utilizado possui, respectivamente, 10% e 7% de carga. 



Fonte: Windows 10 
A
O gerúndio, utilizado na primeira mensagem, é um vício de linguagem que deveria ser substituído por formas verbais mais valorizadas da Língua Portuguesa.
B
Um efeito de sentido da escolha pelo imperativo e pelo adjunto adverbial de tempo na segunda mensagem é tornar a construção textual mais assertiva em relação ao primeiro caso.
C
Cada mensagem se restringe a um interlocutor explicitamente diferente, o que pode ser evidenciado pela diferença de tempo, modo e pessoa no uso dos verbos "convém" e "conecte".
D
O acréscimo da informação numérica da percentagem entre parêntesis em ambos os casos é um pleonasmo, já que apenas repete as mesmas informações trazidas na parte verbal da mensagem.
33bce57a-f6
UFC 2008 - Português - Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo), Morfologia - Verbos, Uso dos conectivos, Flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro), Formação das Palavras: Composição, Derivação, Hibridismo, Onomatopeia e Abreviação, Sintaxe, Pontuação, Morfologia, Uso da Vírgula

No trecho “em vez de desaparecer, a paixão parece crescer” (linha 04), o que indica ser a extinção da paixão o efeito esperado é:



ADAPTADO de: http://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/quando_o_amor_acaba_5.html

REVISTA MENTE E CÉREBRO – edição 190 – novembro 2008-11-06 



Com base no TEXTO  responda à questão.

A
a expressão em vez de.
B
o uso do infinitivo verbal.
C
o verbo parecer no presente.
D
o prefixo des- em desaparecer.
E
o uso da vírgula entre as orações.
f412e53a-e9
ULBRA 2011 - Português - Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo), Morfologia - Verbos

Sobre o modo como o verbo “admitir” foi utilizado, na linha 2 (Mas agora é a vez de os próprios jovens admitirem), é correto afirmar o seguinte:

a questão está baseada no texto Ah, como gastam, escrito por Carolina Araújo para a Folha de São Paulo, no dia 27 de julho de 2008


A
O verbo foi conjugado no subjuntivo.
B
O verbo está conjugado na voz passiva.
C
O verbo está no particípio.
D
O verbo está no gerúndio.
E
O verbo está no infinitivo.
8ad99884-f3
FGV 2012 - Português - Interpretação de Textos, Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo), Morfologia - Verbos, Flexão de voz (ativa, passiva, reflexiva), Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Tendo em vista o contexto, sobre os seguintes trechos, só NÃO é correto afirmar:

Texto para as questão.


BOCAGE NO FUTEBOL



A
"era tido e havido" (L. 01 e 02): trata-se de uma repetição com valor enfático.
B
"meus cinco, meus seis anos" (L. 01): expressa ideia de aproximação.
C
"Bocage fidedigno" / "verdadeiro Bocage" (L. 13 e 14): embora sinônimos, os adjetivos foram usados com sentidos diferentes.
D
"justiça se lhe faça" (L. 02): pode ser considerada uma construção na voz passiva sintética.
E
"correndo (...), matando-se, agonizando, rilhando" (L. 17): apenas o primeiro gerúndio dá ideia de continuidade.
7cb68be5-e3
UEM 2013, UEM 2013, UEM 2013 - Português - Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo), Morfologia - Verbos, Classificação dos verbos (Regulares, Irregulares, Defectivos, Abundantes, Unipessoais, Pronominais)

Assinale a alternativa correta, considerando o texto.

Os verbos “ser” e “ter”, em “Ser ou não ser” (quadro 1) e em “Ter ou não ter” (quadro 2), são verbos regulares que se encontram no gerúndio.

TEXTO
Shakespeariana

(Disponível em <http://veja.abril.com.br/noticia/economia/tomate-o-campeaoda-piada-pronta>. Acesso em 12/06/2013.)
C
Certo
E
Errado
2f50f026-e5
UFCG 2009, UFCG 2009 - Português - Interpretação de Textos, Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo), Morfologia - Verbos, Flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro), Uso dos dois-pontos, Pontuação, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto, Morfologia - Pronomes

Com base no fragmento em destaque, do conto “Ele e suas ideias”, de Lima Barreto, julgue como verdadeiras (V) ou falsas (F) as assertivas sobre a temática, a pontuação e o sentido das formas gramaticais.

“Para levar os dias a destilar ideias, ele tinha que passar as noites a pensar. Creio que dormia pouco: todo ele se encontrava em função de ter ideias. E era pródigo, e era generoso, e era desperdiçado: pensava, tinha ideias e dava aos outros.” (p. 63)

( ) A manifestação do eu-lírico objetiva explicar a origem das ideias do personagem.
( ) As duas ocorrências do uso dos dois pontos demarcam funções semelhantes: ambas servem para explicar o termo que os antecede.
( ) A ação rotineira da personagem é marcada por uma continuidade indefinida, justificada pela alternância do infinitivo e do pretérito imperfeito, presentes no texto.
( ) Os termos “pouco” e “todo” funcionam como pronomes e sugerem oposição de ações entre narrador e personagem.

A sequência correta é:

A
V, F, F, V.
B
V, V, F, F.
C
V, F, V, F.
D
F, F, F, V.
E
F, V, V, F.
d92f7324-dd
FGV 2012 - Português - Interpretação de Textos, Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo), Adjetivos, Morfologia - Verbos, Flexão de voz (ativa, passiva, reflexiva), Homonímia, Paronímia, Sinonímia e Antonímia, Morfologia, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Tendo em vista o contexto, sobre os seguintes trechos, só NÃO é correto afirmar:

Texto para a questão


BOCAGE NO FUTEBOL



Nélson Rodrigues, À sombra das chuteiras imortais. São Paulo: Cia. das Letras, 1993.
A
“era tido e havido” (L. 01 e 02): trata-se de uma repetição com valor enfático.
B
“meus cinco, meus seis anos” (L. 01): expressa ideia de aproximação.
C
“Bocage fidedigno” / “verdadeiro Bocage” (L. 13 e 14): embora sinônimos, os adjetivos foram usados com sentidos diferentes.
D
“justiça se lhe faça” (L. 02): pode ser considerada uma construção na voz passiva sintética.
E
“correndo (...), matando-se, agonizando, rilhando” (L. 17): apenas o primeiro gerúndio dá ideia de continuidade.
0a7054ab-dd
UEM 2011, UEM 2011 - Português - Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo), Morfologia - Verbos, Sintaxe, Concordância verbal, Concordância nominal

Assinale a alternativa correta quanto às concordâncias nominal e verbal presentes nos fragmentos a seguir.

Em “O desafio mais importante da economia verde, a seu ver, consiste em reformar a gestão do atual sistema, baseado na economia”, o particípio verbal “baseado” (linha 34) pode ser flexionado no feminino para concordar com “gestão” (linha 33).

Texto 

Desafio da Economia Verde

Ricardo Abromovay

Não está afastado o desafio de repensar nossos padrões de consumo, os estilos de vida e o próprio lugar do crescimento econômico nas sociedades


(Texto extraído de http://www.abramovay.pro.br/ . Acesso em 28/7/2011)

C
Certo
E
Errado
b15fdfb4-d7
UEM 2010, UEM 2010, UEM 2010 - Português - Interpretação de Textos, Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo), Morfologia - Verbos, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Ao interpretarem a letra da música, os cantores Tonico e Tinoco não pronunciam o “r” final de formas verbais no infinitivo.

Texto

Maringá
Joubert de Carvalho
 

Do álbum 27 anos, Tonico e Tinoco, de 1969.

Assinale o que for correto a respeito do texto.
C
Certo
E
Errado
3ce1f216-d9
IF Sul Rio-Grandense 2016, IF Sul Rio-Grandense 2016 - Português - Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo), Morfologia - Verbos, Flexão verbal de tempo (presente, pretérito, futuro), Flexão verbal de modo (indicativo, subjuntivo, imperativo)

Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, a respeito dos tempos verbais utilizados no texto.

( ) Os verbos “Estou” (l. 01) e “trocam” (l. 02) estão conjugados no mesmo tempo e modo.

( ) Os verbos “andando” (l. 02), “jantando” (l. 09) e “rindo” (l. 13) enquadram-se na forma nominal conhecida como particípio.

( ) Os verbos “Ouve-se” (l. 09) e “Tornou-se” (l. 10) estão conjugados no modo subjuntivo.

( ) Todos os verbos do primeiro parágrafo estão conjugados no pretérito perfeito do indicativo, porque fazem referência a rotinas e hábitos do passado.


A alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo, é

INSTRUÇÃO: Responda à questão com base no texto abaixo. 


CARRASCO, Walcyr. In: Revista Época, 25 ago. 2015. (adaptado)

A
F – V – V – V.
B
V – F – V – F.
C
V – F – F – F.
D
V – V – F – F.
E
F – F – V – V.
861093a4-c6
UECE 2013 - Português - Interpretação de Textos, Figuras de Linguagem, Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo), Morfologia - Verbos, Locução Verbal, Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Observe a metáfora que inicia o poema — “O portão fica bocejando” — e o que se diz sobre ela.


I. Essa metáfora empresta ao portão faculdades humanas, constituindo, também uma prosopopeia ou personificação. Por outro lado, essa expressão aceita, ainda, a seguinte leitura: o portão representa metonimicamente a escola, com seus valores criticáveis e seus preconceitos.

II. O emprego da locução verbal de gerúndio “fica bocejando”, no lugar da forma simples boceja, dá à ação expressa pelo verbo bocejar um caráter de continuidade, de duração.

III. O gerúndio realça a própria semântica do verbo bocejar.


Está correto o que se afirma em

TEXTO II

PORTÃO


ANDRADE, Carlos Drummond de. In: Carlos Drummond de Andrade: Poesia e Prosa. Editora Nova Aguilar:1988. p. 506-507.
A
I, II e III.
B
I e III apenas.
C
II e III apenas.
D
I e II apenas.