Questõessobre Estrutura do verbo (radical, vogal temática, desinências)

1
1
Foram encontradas 7 questões
26a56eaf-ff
UFC 2016 - Português - Morfologia - Verbos, Estrutura das Palavras: Radical, Desinência, Prefixo e Sufixo, Morfologia, Estrutura do verbo (radical, vogal temática, desinências)

Assinale a alternativa em que o elemento destacado em maiúsculas está classificado corretamente.

Disponível em http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/05/150428_parainglesver_adamsmith2_ss. Acesso em 25 ago. 2016.


Com base no texto 02, da Língua Portuguesa I, responda à questão.

A
complic-A-do – vogal temática.
B
aliá-S – desinência de número.
C
cultur-A – desinência de gênero.
D
ador-O – desinência modo-temporal.
E
estrangul – AR – desinência modo-temporal.
ac7c696f-d8
IF-TO 2016 - Português - Morfologia - Verbos, Advérbios, Morfologia, Estrutura do verbo (radical, vogal temática, desinências)

A respeito dos vocábulos especialmente, principalmente e atualmente, retirados do texto 1, é correto afirmar que:

Texto 1


Os cinco maiores problemas ambientais do
mundo e suas soluções


Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.

(…)

Desmatamento

O problema: florestas ricas em espécies estão sendo destruídas, especialmente nos trópicos, para muitas vezes abrir espaço para criação de gado, plantações de soja ou de óleo de palma, ou para outras monoculturas agrícolas. Cerca de 30% da área terrestre do planeta é coberta por florestas – isso é cerca de metade do que existia antes de o início da agricultura, 11 mil anos atrás. Cerca de 7,3 milhões de hectares de floresta são destruídos a cada ano, principalmente nos trópicos.
Florestas tropicais costumavam cobrir cerca de 15% da área terrestre do planeta. Atualmente elas cobrem de 6% a 7%. Grande parte do que sobrou foi degradado pela derrubada de árvores ou pelas queimadas. As florestas naturais não atuam apenas como reservas da biodiversidade, elas também são reservatórios, que mantêm o carbono fora da atmosfera e dos oceanos.
Soluções: conservar o que resta das florestas naturais e recuperar as áreas degradadas com o replantio de espécies arbóreas nativas. Isso exige um governo forte – só que muitos países tropicais ainda estão em desenvolvimento, têm populações crescentes, carecem de um Estado de Direito e sofrem com nepotismo generalizado e corrupção quando se trata do uso da terra.

(...)

Disponível em: noticias.uol.com.br/ciencia-e-saude. Acesso em: 26 out. 2016.
A
São substantivos formados a partir de adjetivos com o acréscimo do mesmo sufixo.
B
São advérbios formados a partir de adjetivos com o acréscimo do mesmo prefixo.
C
São advérbios formados a partir de adjetivos com o acréscimo do mesmo sufixo.
D
São adjetivos formados a partir de verbos com o mesmo radical.
E
São adjetivos formados a partir de advérbios com o acréscimo do mesmo prefixo.
01bbb054-f9
UECE 2019 - Português - Interpretação de Textos, Morfologia - Verbos, Artigos, Advérbios, Coesão e coerência, Morfologia, Estrutura do verbo (radical, vogal temática, desinências), Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

O poema acima apresenta elementos linguísticos de coesão que contribuem para articulação do sentido entre suas partes. Baseado nesta ideia, é correto dizer que


A

se retoma o elemento bicho(linha 01), através da referenciação catafórica por meio da elipse, que está indicada na forma verbal presente no enunciado “Quando achava alguma coisa” (linha 04).

B
pelas desinências empregadas no verbo examinava(linha 05), é possível fazer um movimento retrospectivo para recuperar o termo que está elíptico, no caso, o pronome eu.
C
O uso dos artigos indefinido em um bicho(linha 1) e definido em o bicho(linha 7) serve para mostrar que, no primeiro caso, a visão do enunciador é a de um bicho, que ainda está por se definir; e, no segundo caso, a visão é a de que já se conhece qual é o bicho a que se está referindo.
D
O advérbio ontem(linha 1) faz referência a um tempo posterior ao do momento em que o enunciador do poema relata o fato.
0a94fd98-f5
UFC 2008 - Português - Morfologia - Verbos, Estrutura das Palavras: Radical, Desinência, Prefixo e Sufixo, Morfologia, Estrutura do verbo (radical, vogal temática, desinências)

Assinale a alternativa em que o elemento mórfico está corretamente analisado.

A
cultura (a – desinência nominal de gênero).
B
independe (e – desinência modo-temporal).
C
denunciou (u – desinência número pessoal).
D
aquecimento (a – prefixo de negação).
E
atmosférica (atm – radical primário).
0eeb4f02-b4
IF-MT 2017 - Português - Formas nominais do verbo (particípio, gerúndio, infinitivo), Morfologia - Verbos, Formação das Palavras: Composição, Derivação, Hibridismo, Onomatopeia e Abreviação, Flexão verbal de modo (indicativo, subjuntivo, imperativo), Morfologia, Estrutura do verbo (radical, vogal temática, desinências)

Sobre os recursos linguísticos usados no lema "Desconecte para reconectar" (6ª linha) NÃO se pode dizer que:

TEXTO IV

QUANTO TEMPO VOCÊ PRECISA FICAR LONGE DO CELULAR E DAS REDES PARA UMA

'DESINTOXICAÇÃO DIGITAL' EFETIVA? 



(Texto adaptado. Disponível em: http://www.bbc.com/portuguese/internacional-39402166)

A
É formado por três palavras, sendo dois verbos.
B
Os verbos usados têm a mesma raiz.
C
Os verbos usados são formados por prefixação.
D
Tem um adjunto adverbial.
E
O primeiro verbo está no modo imperativo e o último no infinitivo.
bc7feadb-b3
UFBA 2013 - Português - Morfologia - Verbos, Estrutura do verbo (radical, vogal temática, desinências)

A análise mórfica da forma verbal canta – presente do indicativo – é a seguinte:


Cant      – a     – Ø     – Ø

Radical VT     DMT     DNP

C
Certo
E
Errado
1f019cd0-b0
UFAM 2016 - Português - Interpretação de Textos, Morfologia - Verbos, Análise sintática, Funções morfossintáticas da palavra SE, Sintaxe, Estrutura do verbo (radical, vogal temática, desinências), Noções Gerais de Compreensão e Interpretação de Texto

Leia o texto a seguir:

A ciência consegue responder a todas as perguntas? Entre os que pensavam que não estava o filósofo Auguste Comte. Há mais de cem anos, ele deu o seguinte exemplo de pergunta sem resposta: “De que são feitas as estrelas?” E rapidamente provou-se que ele estava errado. Mesmo antes de o século XIX acabar, os astrônomos haviam descoberto uma maneira de encontrar a resposta. Quando a luz de uma estrela passa através de um prisma e se espalha num espectro, nós vemos as cores que denunciam as diferentes substâncias – oxigênio, sódio, carbono. As estrelas são feitas dos mesmos tipos de átomos que encontramos na Terra. Arthur C. Clarke disse uma vez: “Se um cientista idoso declarar que algo é impossível, quase com certeza ele estará errado”. Comte foi apenas um deles. (BROCKMAN, J. & MATSON, K. As coisas são assim, p. 302. Adaptado.)

Coloque V para verdadeiro e F para falso nas afirmativas a seguir, feitas a propósito de aspectos diversos do texto:

( ) Em “as diferentes substâncias – oxigênio, sódio, carbono”, o vocábulo “substâncias” se constitui em uma hiperonímia.
( ) Em “As estrelas são feitas dos mesmos tipos de átomos que encontramos na Terra.", o “que” tem a função sintática de objeto direto.
( ) Em “E rapidamente provou-se que ele estava errado”, o “se” é índice de indeterminação do sujeito.
( ) No verbo “pensar” (“Entre os que pensavam”), o elemento mórfico “va” é desinência modo-temporal, enquanto o “m” é desinência número-pessoal.

Assinale a alternativa que relaciona a sequência CORRETA de V e F de cima para baixo:

A
F – V – V – F
B
F – F – V – V
C
V – V – V – V
D
V – F – F – F
E
V – V – F – V