Questõesde ENEM sobre Vanguardas Europeias

1
1
1
Foram encontradas 4 questões
68148c49-cb
ENEM 2017 - Literatura - Vanguardas Europeias, Escolas Literárias

E venham, então, os alegres incendiários de dedos carbonizados! Vamos! Ateiem fogo às estantes das bibliotecas! Desviem o curso dos canais, para inundar os museus! Empunhem as picaretas, os machados, os martelos e deitem abaixo sem piedade as cidades veneradas!

MARINETTI, F. T. Manifesto futurista. Disponível em: www.sibila.com.br. Acesso em: 2 ago. 2012 (adaptado).


Que princípio marcante do Futurismo e comum a várias correntes artísticas e culturais das primeiras três décadas do século XX está destacado no texto?

A
A tradição é uma força incontornável.
B
A arte é expressão da memória coletiva.
C
A modernidade é a superação decisiva da história.
D
A realidade cultural é determinada economicamente.
E
A memória é um elemento crucial da identidade cultural.
95f6b3e5-7f
ENEM 2015 - Literatura - Vanguardas Europeias, Escolas Literárias




O Surrealismo configurou-se como uma das vanguardas artísticas europeias do início do século XX. René Magritte, pintor belga, apresenta elementos dessa vanguarda em suas produções. Um traço do Surrealismo presente nessa pintura é o(a)

A
justaposição de elementos díspares, observada na imagem do homem no espelho.
B
crítica ao passadismo, exposta na dupla imagem do homem olhando sempre para frente.
C
construção de perspectiva, apresentada na sobreposição de planos visuais.
D
processo de automatismo, indicado na repetição da imagem do homem.
E
procedimento de colagem, identificado no reflexo do livro no espelho.
9602a945-7f
ENEM 2015 - Literatura - Vanguardas Europeias, Escolas Literárias




As formas plásticas nas produções africanas conduziram artistas modernos do início do século XX, como Pablo Picasso, a algumas proposições artísticas denominadas vanguardas. A máscara remete à 

A
preservação da proporção.
B
idealização do movimento.
C
estruturação assimétrica.
D
sintetização das formas.
E
valorização estética.
d207b497-88
ENEM 2011 - Literatura - Vanguardas Europeias, Modernismo, Escolas Literárias

Imagem 058.jpg

O pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), um dos mais valorizados no mundo artístico, tanto em termos financeiros quanto históricos, criou a obra Guernica em protesto ao ataque aéreo à pequena cidade basca de mesmo nome. A obra, feita para integrar o Salão Internacional de Artes Plásticas de Paris, percorreu toda a Europa, chegando aos EUA e instalando-se no MoMA, de onde sairia apenas em 1981. Essa obra cubista apresenta elementos plásticos identificados pelo

A
painel ideográfico, monocromático, que enfoca várias dimensões de um evento, renunciando à realidade, colocando-se em plano frontal ao espectador.
B
horror da guerra de forma fotográfica, com o uso da perspectiva clássica, envolvendo o espectador nesse exemplo brutal de crueldade do ser humano.
C
uso das formas geométricas no mesmo plano, sem emoção e expressão, despreocupado com o volume, a perspectiva e a sensação escultórica.
D
esfacelamento dos objetos abordados na mesma narrativa, minimizando a dor humana a serviço da objetividade, observada pelo uso do claro-escuro.
E
uso de vários ícones que representam personagens fragmentados bidimensionalmente, de forma fotográ­ fica livre de sentimentalismo.