Questõesde UEG sobre Literatura
O poema de Adélia Prado é modernista, ao passo que a pintura de Salvador Dalí é
Considerando o experimentalismo surgido com as vanguardas do século XX, constata-se que os poemas de
Campos e Pontes são respectivamente
Embora O Uraguai seja considerado a melhor realização épica do Arcadismo brasileiro, nota-se, na obra, uma
quebra do modelo da epopeia clássica. Em termos de conteúdo, tanto no trecho quanto na pintura apresentados,
essa quebra se evidencia
A produção artística no Paleolítico se caracteriza pelo
Verifica-se que os versos e a pintura, em razão das características que lhes são peculiares, pertencem
respectivamente aos períodos
Leia o poema e observe a pintura a seguir para responder à questão.
Destes penhascos fez a natureza
O berço, em que nasci: oh quem cuidara,
Que entre pedras tão duras se criara
Uma alma terna, um peito sem dureza!
Amor, que vence os tigres, por empresa
Tomou logo render-me ele declara
Centra o meu coração guerra tão rara,
Que não me foi bastante a fortaleza
Por mais que eu mesmo conhecesse o dano,
A que dava ocasião minha brandura,
Nunca pude fugir ao cego engano:
Vós, que ostentais a condição mais dura,
Temei, penhas, temei; que Amor tirano,
Onde há mais resistência mais se apura
COSTA, Claudio Manuel da. Soneto XCVIII. Disponível em: <http://www.bibvirt.futuro.usp.br>
CARAVAGGIO, Michelangelo. Conversão de São Paulo – 1600-1601. Óleo sobre tela. Disponível em: <galleryhip.com>
A construção das imagens femininas, tanto na pintura de Vermeer quanto no fragmento de Alencar, indicam
respectivamente
Relativamente ao modo como as personagens femininas são vislumbradas e construídas, tanto na pintura de
Vermeer quanto no romance de Alencar, tem-se o seguinte:
O soneto, embora modernista, é modulado por um tom romântico, ao passo que a pintura é
Nota-se, tanto no poema quanto na pintura apresentados, o retrato de um sentimento de
A fotografia, como produção artística, serviu de inspiração aos artistas da seguinte estética:
O que a alternância de elementos visuais verticais, cujo formato lembra bumerangues, confere à pintura
apresentada?
Observe a imagem a seguir para responder à questão.
Considerando-se a configuração dos pássaros na pintura apresentada, verifica-se que sua disposição na tela
plasma a imagem de um
Observe a imagem a seguir para responder à questão.
A pintura apresentada filia-se ao Barroco, o que esteticamente se evidencia pelo
Observe a imagem a seguir para responder às questão.
Embora seja uma obra pertencente ao Barroco, a pintura apresentada possui conotação
Observe a imagem a seguir para responder às questão.
Em termos de periodização estético-literária, tanto a pintura quanto o fragmento apresentados constituem obras
pertencentes ao
Observe a imagem e leia o fragmento a seguir para responder à questão.
Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas.
Em termos artísticos, a pintora Tarsila do Amaral e o poeta Carlos Drummond de Andrade têm em comum sua
participação
Observe a imagem e leia o poema a seguir para responder à questão.
Aristocracia
O conde de Lautréamont
era tão conde quanto eu
que sendo o nobre Drummond
valho menos que um plebeu.
Em termos de periodização, tanto a pintura quanto o poema pertencem ao
Observe a imagem e leia o texto a seguir para responder à questão.
AMARAL, Tarsila do. Os operários, 1931. Disponível em: <http://www.arteeartistas.com.br/operarios-tarsila-do-amaral/>. Acesso em: 01 out. 2018.
Mulher proletária – única fábrica que o operário tem, (fabrica filhos)
tu
na tua superprodução de máquina humana
forneces anjos para o Senhor Jesus,
forneces braços para o senhor burguês.
Mulher proletária,
o operário, teu proprietário
há de ver, há de ver:
a tua produção ao contrário das máquinas burguesas
salvar o teu proprietário.
LIMA, Jorge de. Mulher proletária. In: Antologia poética. São Paulo: José Olympio, 1978, p. 21.
A pintura apresentada foi criada na década de 1940, e o poema-canção, mesmo tendo sido composto em 1954,
tem como referente uma cena de genocídio ocorrida nessa mesma década, de 1940. Desse modo, tanto a
pintura quanto o poema-canção dialogam com o contexto histórico da
Leia o poema e observe a imagem a seguir para responder à questão.
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
MORAES, Vinícius de. Rosa de Hiroxima. In: Antologia poética. São Paulo:Companhia das Letras, 1992. p.196
A imagem se deixa ler por meio de formas vigorosas, cujo efeito é aterrador, ao passo que o poema, em alguns
versos, se dirige de forma apelativa ao leitor, como se verifica no
Leia o poema e observe a imagem a seguir para responder à questão.
Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pensem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas
Mas oh não se esqueçam
Da rosa da rosa
Da rosa de Hiroxima
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e inválida
A rosa com cirrose
A antirrosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rosa sem nada.
MORAES, Vinícius de. Rosa de Hiroxima. In: Antologia poética. São Paulo:Companhia das Letras, 1992. p.196